Jornal do Brasil

Marketing, Propaganda, etc.

Marketing, Propaganda, etc.

Renata Granchi

Inimigo se traz para perto: Net/Claro abocanha Netflix

Jornal do Brasil RENATA GRANCHI, colunadarenata@jb.com.br

Desde que os serviços de streaming de vídeo se popularizaram, o modelo tradicional da TV por assinatura vem sendo questionado. Isso porque o consumo de conteúdo mudou com a transformação digital. De olho nesse mercado, a NET/Claro saiu na frente de seus concorrentes e anunciou a integração da Netflix no catálogo de canais da operadora. Alessandro Maluf, diretor de marketing da NET/Claro Brasil, explica sobre essa parceria e o que motivou essa união.

O modelo de vídeo sob demanda é uma tendência cada vez mais forte. Qual é a visão da NET/Claro sobre o mercado do streaming?

É inegável que a tecnologia trouxe essa possibilidade das pessoas assistirem o conteúdo a hora que quiserem, e em qualquer tela. A gente está acompanhando essa tendência. O conteúdo nosso hoje está em todas as telas: seja no celular, na TV, na banda larga, onde o cliente quiser assistir. Nossa missão é levar o conteúdo para onde ele estiver se sentindo mais à vontade para consumir esse produto.

Macaque in the trees
Alessandro Maluf (Foto: divulgação)

Recentemente, vocês anunciaram a parceria com a Netflix. Como essa integração irá funcionar?

Já temos o Now, que é um grande sucesso de vídeo on demand (VOD). Agora temos a Netflix no controle remoto da NET para levar mais comodidade e entretenimento para nosso assinante, que não precisará mais usar um computador, baixar um app, ter internet rápida ou uma Smart TV. Tudo vai estar no mesmo controle remoto que ele assiste seus canais preferidos do nosso catálogo. Ele poderá navegar nos canais da TV por assinatura, do NET Now e Netflix num mesmo ambiente. Em resumo, ele acessa pelo canal 680, abre o Netflix e vai assistir o conteúdo. Como eu já disse, se o consumidor quer, temos que estar junto com ele. O máximo de conveniência e conteúdo para nosso assinante é o que buscamos.

Pra quem já tem as duas assinaturas, como vai funcionar?

Para quem já é assinante, basta colocar seu login e senha pelo decodificador da NET via controle remoto e assistir normalmente. Se não tiver assinatura da Netflix, basta assinar pelo sistema da NET e o valor será cobrado numa só fatura. Estamos trabalhando fortemente para atender a necessidade de entretenimento de nossos assinantes.

Notinhas do Trade

FICA.VC - Festival Internacional Colaborativo Audiovisual

A Segunda Edição do FICA.VC - Festival Internacional Colaborativo Audiovisual - será realizada entre amanhã e 13 de maio de 2019. O Festival este ano traz o tema "O futuro no presente do audiovisual" com foco na capacitação imersiva em novas tecnologias, criação de redes, produção executiva, distribuição e empreendedorismo no audiovisual. Serão 36 palestrantes, 4 oficinas de capacitação de produção executiva e núcleo criativo e 3 laboratórios de imersão nos 7 dias de Festival. Hans Donner, Manuela Dias, Leandra Leal e Ash Baron-Cohen estão entre os palestrantes mais procurados. As palestras são gratuitas e as oficinas no valor de R$ 50,00. Informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.fica.vc

Cannes Lions 2019

A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes anunciou os jurados brasileiros da edição de 2019 do evento, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de junho de 2019. São 22 brazukas e, de acordo com a organização de Cannes, podem ser anunciados outros jurados brasileiros nas categorias Creative Effectiveness, Creative Strategy, Entertainment Lions for Sport, Glass e Titanium.

Narilton, especialista em nariz, estrela campanha

Após um período sem anunciar, o laboratório Avert faz campanha humorada sobre um especialista em nariz para vender descongestionante nasal. O filme tem como protagonista o personagem Narilton, O Especialista, um nariz que fala das dificuldades de ficar entupido nesta época de tempo mais frio e seco, quando as pessoas estão mais propensas a gripes, resfriados, coriza, sinusite ou rinite. Criado há dois anos pela MultisolutiON, Narilton é um personagem desenvolvido especialmente para divulgar o produto Sinustrat e marcou uma mudança de comunicação da marca, trazendo a mensagem do produto para o mundo da animação.

Diretor de Conexões

O publicitário especializado em inteligência de dados, Willian Rocha, ex-Vale e professor da ESPM Rio, retorna à Agência3 e assume o cargo de Diretor de Conexões. Willian vai atuar em dupla com Roberto Vianello, Head de Estratégia, promovendo a parceria entre contexto e conteúdo.

M2BR é a nova agência digital da Unimed-Rio

Com o objetivo de impulsionar sua presença digital, a Unimed-Rio selecionou a M2BR como sua nova agência digital.

“Entendemos que é o momento de repensar nossa estratégia digital e fortalecer nossa presença on-line. O DNA digital da M2BR, uma agência que também tem formado os profissionais de marketing digital no mercado carioca, nos impressionou bastante. Nosso desafio é desenhar um planejamento que nos ajude a atingir os objetivos da organização, ao mesmo tempo que nos consolide como referência no ambiente digital”, destaca Mauro Madruga, superintendente de Mercado e Operações da Unimed-Rio.

Dia das Mães com Giovanna Ewbank

A Technos aproveita o Dia das Mães para lançar o seu novo propósito na primeira campanha assinada pela Fullpack. Ao invés de apenas promover mais uma data de varejo, a nova comunicação defende a importância do tempo com o conceito “Uma campanha Technos por mais tempo entre as pessoas”. Estrelado por Giovanna Ewbank, o plano de mídia prevê anúncio em TV, OOH, digital e redes sociais.

Treinamento para LinkedIn

A especialista em LinkedIn e Coach de Carreira, Vera Lorenzo, realiza, em parceria com a psicóloga Carolina Ridolfi, o workshop “LinkedIn para Carreiras e Negócios”. Uma boa oportunidade para profissionais do setor de comunicação e marketing e que procuram uma recolocação no mercado. O treinamento tem como objetivo demonstrar as boas práticas que um profissional deve seguir para se apresentar digitalmente para o mercado, conquistar boas conexões e criar novas oportunidades. Durante o curso serão abordados temas como configuração do perfil, criação de persona, SEO e storytelling, marketing pessoal, scripts de convites, agradecimentos, entre outros. O treinamento será dia 18 de maio, das 10h às 17h, no Hotel Grand Mercure Riocentro, Zona Oeste do Rio. Mais informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/linkedin-para-negocios-e-carreira__480897

Água Doce Sabores do Brasil recebe Selo de Excelência pelo 15º ano consecutivo

Todo ano a ABF (Associação Brasileira de Franchising) realiza a premiação que contempla marcas de todo o Brasil com o Selo de Excelência. O indicador reconhece a qualidade e excelência da empresa franqueadora e busca estimular a melhoria do nível de atuação das redes que englobam este segmento. Pelo 15º ano consecutivo, a Água Doce Sabores do Brasil foi agraciada com o Selo de Excelência, na categoria Máster.

Artplan 1: Etna lança campanha inédita feita com Beatboxer

Com o desafio de criar um material que apresente o maior número de ofertas possível dentro de um tempo limitado, a Artplan criou nova campanha para a Etna: o Catálogo Beatbox.

Em parceria com a produtora Play It Again, a agência criou músicas com os nomes dos produtos em diferentes ritmos e, até chegar ao resultado final, dezenas de letras foram testadas. Caio Beatbox, reconhecido artista e professor de beatbox em São Paulo, foi convidado para interpretar a música que, junto a todo o sound design, foi feita exclusivamente com sons produzidos por ele para a marca. A campanha foi criada exclusivamente para o ambiente digital:

Artplan 2: Claudia Raia e família fazem campanha para Óticas Carol

O mês de maio é o mês das mães para muitas marcas. Segundo a agência Artplan, muitas vezes é preciso uma “ajudinha” de outros membros da família para que as mães possam se sentir felizes com as escolhas de seus filhos. Esse foi o mote criado para a nova campanha da Óticas Carol. O plano de mídia contempla redes sociais e filmes para TV de 15” e 30”.

No filme estão as celebridades Claudia Raia, seu marido Jarbas e o filho Enzo Celulari, que se mostra inseguro sobre o que presentear à sua mãe e pede o auxílio de seu padrasto. Claudia está escondida e auxilia Jarbas sobre a sua escolha final, um produto da Óticas Carol.