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Mark Zuckerberg muda tudo e impacta as estratégias das marcas

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O Facebook anunciou um pacote de alterações de grande impacto em suas plataformas, cujo foco é oferecer uma melhor experiência ao usuário. Porém, essas novidades atingem em cheio também as estratégias digitais das marcas, especialmente as mais ligadas ao consumo de massa. Conversei com Thaís Cintra, diretora de mídia da iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 55 países e parceiro Alpha do Facebook.

Macaque in the trees
Thaís Cintra, diretora de mídia da iProspect (Foto: Divulgação)
O Facebook anunciou uma série de mudanças, entre elas, a ocultação das curtidas nos posts. Essa seria a mudança mais radical?

O Facebook anunciou um pacote de alterações de grande impacto em suas plataformas, cujo foco é oferecer uma melhor experiência ao usuário. Essas novidades realmente atingem em cheio as estratégias digitais das marcas, especialmente as mais ligadas ao consumo de massa. Em minha opinião, as principais mudanças são a integração dos apps de mensagem - Whatsapp, Messenger e Direct -, a possibilidade de compra direta em perfis de influenciadores no Instagram - associada a outras melhorias no marketplace da plataforma - e a ocultação das informações de curtidas e visualizações nos posts – talvez, sim, a mudança mais radical de todo o pacote.

Como essas mudanças podem impactar as estratégias digitais de forma geral?

Uma grande mudança se refere às métricas de popularidade que fomentam Instagram, os likes e as visualizações de posts e vídeos, que serão ocultadas. Essa medida dificultará o trabalho das agências e marcas na definição dos parceiros das campanhas, uma vez que elas refletem a popularidade, potencial de escala e engajamento de cada um dos influenciadores, que hoje estão disponíveis para qualquer um que entrar na rede social. Essa informação estará disponível agora apenas para o proprietário do perfil, fazendo com que as agências e marcas tenham que recorrer a eles para obter essas informações. Para a tomada de decisão do influenciador ideal para suas campanhas, provavelmente, será preciso recorrer às agências que os representam.

Os reflexos dessas mudanças devem ser sentidos também pelos próprios influenciadores. Muitas vezes um vídeo é consumido em função do seu grande número de visualizações que desperta o interesse e a curiosidade dos demais internautas, alavancando ainda mais esse conteúdo. A ocultação dessas métricas poderá impactar de maneira negativa o engajamento, mas, por outro lado, possibilita uma maneira mais agnóstica de avaliar a questão da relevância real dos conteúdos publicados. Esse novo modelo pode fomentar também uma produção sem a pressão pela obtenção de KPI´s de popularidade, ou seja, sem a necessidade de criação e publicação de conteúdos sob a ótica do que mais vai gerar likes ou visualizações.

Qual potencial da compra direta no perfil dos influenciadores?

Ao eliminar etapas na jornada de conversão, o link direto de compra facilita e agiliza o processo, tornando o endosso dos influenciadores ainda mais efetivo. Desta forma, os influenciadores se consolidam como mais um canal a ser trabalhado na mídia de performance pelas agências. Cabe ao tempo dizer o quanto os usuários adotarão esse modelo de vendas para podermos dimensionar de maneira real seu potencial.

Você acredita que a integração das ferramentas de comunicação será vantajosa para as marcas?

Sim, considerando as três plataformas de mensagem dentro de um mesmo guarda-chuva, agora poderemos acessar, promover e gerar ainda mais insights para as marcas. Isso irá enriquecer ainda mais as estratégias digitais dos anunciantes, monetizando, por meio da publicidade, os investimentos e aquisições realizadas pelo Facebook nos últimos anos.

Quais são os riscos destas mudanças? 

Temos que ver como os internautas vão reagir a essa nova dinâmica de interação. Pode haver alguma dúvida ou rejeição.

NOTINHAS DO TRADE

Peladão Publicitário

Idealizado pelo criativo Bruno Richter, os preparativos para a 5ª edição do Peladão Publicitário já começaram. O evento deve acontecer em um sábado de setembro, mas os times já se formam e os pedidos de inscrições também. Até o momento, 18 agências participarão. Com o aumento no número de equipes, o evento sairá de Botafogo para um espaço maior na Barra da Tijuca.

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Prêmio Sexy Hot 

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(Foto: Divulgação)
Pelo terceiro ano consecutivo, a Quintal assina o conceito, identidade visual e campanha do Prêmio Sexy Hot – considerado o Oscar da Indústria Pornô no Brasil, que acontece no dia 06 de agosto, em São Paulo. Com o mote “Prazer em todos os sentidos” a agência busca responder a um dos desafios da marca, que é explorar o sexo e todas as suas possibilidades.

"A campanha coloca os sentidos como protagonistas, deixando claro o importante papel que cada um deles exerce nas diversas etapas da conquista e da relação sexual entre as pessoas", explica Daniel Ferreira, sócio e diretor de criação.

Cinthia Fajardo, gerente de marketing do canal, acredita que o Prêmio fortalece a produção audiovisual do gênero: “O Prêmio Sexy Hot é um ativo não só da indústria, mas de toda a sociedade, ele existe para incentivar e fortalecer as produtoras de filmes adultos e para quebrar tabus, levando para discussões assuntos como fetiches, ménage e questões LGBTQ+."

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3AW contrata 7 profissionais de mídia

A agência de publicidade 3AW anuncia novos profissionais para a área de mídia. Chegam à agência a Coordenadora de Mídia Kátia Carvalho (ex-FCB e Prefeitura do Rio); os Supervisores de Mídia Valéria Pereira (ex-FCB, DPZ e McCann) e Moisés Oliveira (ex-Colaborativa); os Analistas de Mídia Karine Guimarães (ex-AW5Digital), Rafael Paressa (ex-BTG), Clara Rauter (ex-Linkko Marketing Digital); e Bruno Barros como estagiário de Mídia Digital.

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Rei Leão nos pés

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(Foto: Divulgação)
A marca Havaianas licenciou personagens do filme "O Rei Leão" e criou dois chinelos para celebrar o desenho. Unissex, os modelitos são oferecidos nos tamanhos de criança e de adulto nas lojas físicas e pelo site da marca.

 

 

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Guanababy 

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(Foto: Divulgação)
A rede de Supermercados Guanabara se inspirou no filtro do Snapchat, que transforma o usuário em criança, e lança a campanha de oportunidade: Semana Guanababy.

Criada pela Fullpack, a ação brinca com posts de adultos transformados em criança e tem a participação do radialista Antonio Carlos, da Rádio Tupi – a voz oficial do Guanabara - e influenciadores.

Além do digital, a campanha contempla filmes, spots de rádio, OOH, folhetos de ofertas e vasto material de PDV.

 

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Deu ruim para Bettina

Criada internamente, sem contratação de agência de publicidade, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou e ordenou a retirada das seis campanhas veiculadas pela Empiricus, entre elas, o vídeo sobre o patrimônio da funcionária Bettina. O processo no Conar foi aberto após denúncias de consumidores.

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ModoCon conquista conta da Paketá Crédito

A agência de Comunicação e Marketing Digital ModoCon anuncia que conquistou a conta da fintech (empresa de tecnologia de serviços financeiros) de crédito consignado Paketá Crédito. A agência vai gerenciar o relacionamento com a imprensa do novo cliente com o objetivo de construir e fortalecer a imagem da fintech e de seus serviços.

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Beauty Fair propõe manifesto criativo

“Beleza Tudo Pode”, este é o conceito do manifesto criativo proposto pela Beauty Fair (maior feira de beleza profissional das Américas), em sua campanha de 2019. Segundo os organizadores, o tema escolhido tem como objetivo quebrar paradigmas e promover a mistura de tendências. Toda a comunicação ao longo do ano será baseada na mescla de ideias e no apoio da liberdade de criação dos profissionais do nicho que estarão na Expo Center Norte, em São Paulo, durante a 15ª feira, que ocorre de 7 a 10 de setembro.

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Divulgação - Thaís Cintra, diretora de mídia da iProspect