Jornal do Brasil

Marketing, Propaganda, etc.

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Renata Granchi

A importância do PR para as marcas

Jornal do Brasil RENATA GRANCHI, colunadarenata@jb.com.br

Referência em PR e estratégia de comunicação em cultura, entretenimento e turismo, a agência PALAVRA, dos sócios André De Biase e Cristina Rio Branco, comemora 20 anos de sucesso neste mês. Cris, como é chamada no mercado, analisa o atual cenário e explica como fica o trabalho de assessoria de imprensa com o fim de tantos veículos tradicionais. 

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Cristina Rio Branco comemora os 20 anos da Agência Palavra (Foto: Divulgação)

Qual a diferença entre um trabalho de PR e assessoria de imprensa?

Assessoria de imprensa é apenas um dos serviços de uma agência de PR, que engloba toda a comunicação estratégica para conectar marcas a seus públicos, seja através da imprensa tradicional, influenciadores digitais ou formadores de opinião.

Como fica o trabalho de assessoria de comunicação com o fim de tantos veículos tradicionais?

A comunicação está em expansão e o trabalho de PR hoje é muito mais interessante e mais estratégico do que era na década passada. Na velocidade da era digital, acompanhamos as novas tendências e desenvolvemos campanhas combinando todas as mídias estratégicas, marketing de influência e conteúdo para que cada cliente atinja o seu público, onde quer que ele esteja. A gente cria oportunidades e sugere ações, eventos, atitudes e conceitos que viram notícia em todas as plataformas.

É possível que um influenciador digital fale do seu cliente sem precisar pagar por isso, somente com trabalho de PR?

Claro. E todo o trabalho de relacionamento com influenciadores que não é pago está sob responsabilidade das agências de PR. É o que chamamos de earned media - ou mídia espontânea.

Os clientes ainda preferem sair no impresso do que no online, ou isso já mudou?

Isso já mudou. Mas o ideal em qualquer projeto é combinar impresso, digital e offline (TV e rádio). Não existe fórmula pronta, para cada projeto é preciso pensar numa estratégia única. Na PALAVRA, criamos novos formatos para cada cliente, sempre combinando estratégia com relacionamento. Não acredito em modelos que se baseiam apenas em inteligência de dados e sim na união dessas ferramentas com expertise de profissionais da comunicação.

Quando um cliente deve contratar uma agência de PR?

Sempre que uma marca precisar se comunicar com o seu público. Ou com os seus diferentes públicos. Hoje, com a comunicação se transformando tão rapidamente, vemos muitas empresas sem saber como conduzir seu negócio, se deve investir em publicidade, em campanhas digitais, em eventos, em marketing de conteúdo ou de influência. Uma assessoria estratégica em comunicação constrói esse caminho com seu cliente.

Recentemente vocês firmaram parceria para representar a cidade americana de São Francisco, Califórnia, não somente no Brasil, mas em outros países também. Como será esse trabalho de divulgação?

A Palavra tem há mais de 10 anos a conta de PR do San Francisco Travel, que é o órgão oficial de turismo e promoção da cidade, na California. É uma parceria com a SMI, agência de Newton Vieira, especializada em travel trade. Este ano, SMI e Palavra ganharam a concorrência para a expansão da conta para a América Latina, com foco na Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia, além do Brasil, que é o principal mercado. De 2017 para 2018, o número de turistas brasileiros em San Francisco cresceu 10,17% - mais que holandeses, franceses e indianos. Eu e meu sócio, André De Biase, estivemos em fevereiro em San Francisco para uma

grande reunião de planejamento e já começamos a trabalhar com esses mercados, a Palavra à frente da comunicação estratégica, relacionamento com imprensa e com influenciadores digitais, e a SMI na representação do destino com foco no trade de turismo. Temos, na Argentina, um parceiro nessa operação, que é a Vanguard Marketing, de Mariano Stabielli.

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Selo Valor Cultural Transparência

O Portal de Patrocinadores criou um Banco de Dados com o perfil de mais de 1.000 empresas que patrocinam cultura. Cada uma tem ficha própria mostrando informações e gráficos sobre o que patrocina, quais segmentos culturais preferidos, quanto utiliza anualmente de verba incentivada (ou não), como encaminhar projeto, entre outras. Para certificar essas empresas, foi criado o selo Valor Cultural Transparência.

Criamos um item que avalia a transparência que cada empresa dá para o incentivo fiscal que utiliza, numa classificação que vai de 0 a 5 estrelas. A maioria esmagadora é grau zero, nem toca no assunto, e muitas utilizam milhões com renúncia fiscal anualmente. Pouquíssimas chegam ao nível 4 e são raras as que atingem 5. Em 2018 foram duas, que preencheram todos os critérios estabelecidos. Porém, fornecemos o selo para apenas uma, já que ela agregou uma informação além dos pontos exigidos. Elevou o parâmetro”, afirma Eduardo Martins, editor-chefe do Portal.

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O pior time do mundo

Hoteis.com, parceira de viagem oficial da UEFA Champions League, lançou sua promoção “Todo Mundo Pode”, que vai levar quatro pessoas à Madrid para assistir à final da UEFA Champions League. Com bom humor, a campanha de lançamento da ação, criada pela agência Artplan, é protagonizada pelo Íbis Sport Club, “o pior time do mundo”, segundo o Guinness Book. Qualquer pessoa pode participar ao acessar o site www.promocaotodomundopode.com.br e efetuar cadastro. O sorteio será realizado no dia 20 de abril. A final da UEFA Champions League acontecerá no dia 1 de junho, às 20h (horário local), no Estádio Metropolitano de Madrid.

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Prime time no Rio2C

O diretor de marketing da Net/Claro Brasil, Alessandro Maluf, será um dos participantes do painel “Canal Like – uma experiência de curadoria na TV” a ser realizado no Rio2C no dia 25, na Cidade das Artes, no Rio.

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11:21

Ainda sobre o Like, é da agência 11:21 a criação da primeira campanha publicitária do canal, que completa um ano, a ser lançada no Rio2C.

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Sides leva Nicole Bahls para cama 

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Nicole Bahls, estará acompanhada. Seu marido, o modelo Marcelo Bimbi (Foto: Divulgação)

A nova campanha do Motel Corinto, criada pela agência Sides, vem com uma novidade: pela primeira vez, sua garota propaganda, Nicole Bahls, estará acompanhada. Seu marido, o modelo Marcelo Bimbi, vai estrelar as peças ao lado dela, apresentando todos os diferenciais com sensualidade e bom humor. A campanha, uma das maiores já realizadas pelo Corinto até hoje, vai lançar o conceito "O prazer é todo seu" e estará em mídia OOH, televisão, rádio, redes sociais e forte presença digital.

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Novo presidente para Calçados Bibi

Após 45 anos como presidente da Calçados Bibi, o empresário Marlin Kohlrausch anuncia que vai passar o bastão para sua filha, Andrea Kohlrausch, no próximo dia 25. Ela assume o cargo com o desafio de perpetuação da marca. Fundada em 1949, a Calçados Bibi é referência no mercado de sapatos infantis. A empresa é ainda a única calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.

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Volta para casa

O Instituto Fernandes Figueira lança campanha pedindo doações para home care de crianças que precisam de assistência. A ação publicitária, criada pela agência Quintal, foi batizada de ‘Volta para casa” e será veiculada em rádio, internet, MUB e busdoor. As peças dão voz a alguns pacientes, como a Pérola, de 2 anos, que depende de oxigenação para viver e não tem condições de pagar pelo tratamento em casa. As doações, que podem ser feitas através do site do programa https://amigosdofigueira.org.br, permitem que o projeto consiga equipar a casa das crianças com o que for necessário para lhes dar suporte de vida.

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Highlights SXSW

Amanhã acontece o evento “Highlights SXSW”, no Nex Coworking, na Glória, com participação de Lucas Daibert, diretor de atendimento na Binder, que vai comentar as principais tendências apresentadas no festival de inovação “SXSW”, realizado em março nos Estados Unidos. O evento, que reúne líderes empresariais, profissionais de marketing e formadores de opinião do Rio de Janeiro, tem como objetivo a troca de informações e insights sobre o futuro do consumo.