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Bukowski: O marketing divertido que deu certo

Divulgação -
Pedro Berwanger
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O Bar Bukowski, em Botafogo, inaugurado em 1997, é a casa de rock mais antiga do Rio de Janeiro e a única que tem um bloco de carnaval que carrega multidões. Em 2018, foram 20 mil pessoas no "Não Deixe o Rock Morrer". O sucesso do empreendimento seria resultado do jeito irreverente de seu proprietário? O fundador Pedro Berwanger, mais conhecido como Kara, conta de forma bem humorada como as ideias e a criatividade ajudam a manter a casa com fila na porta por tantos anos.

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Pedro Berwanger (Foto: Divulgação)

Como alinhar a seriedade do negócio com a diversão, sem perder a qualidade final?

A qualidade final é resultado da diversão. Nunca fomos sérios.

Destaque as ações mais inusitadas criadas pela casa

Nos nossos 21 anos o Digão, do Raimundos saiu de um bolo gigante.

Um dia, bêbado, fiz uma aposta com a chefe do marketing e ligamos para o empresário do Marky Ramone. Fechamos um show. Só lembramos dois dias depois.

Um dia em que todos os funcionários estavam bêbados, escolhi um cliente e o coloquei pra gerenciar o bar.

Como surgiu a ideia de criar um bloco de carnaval?

De birra. Cansado de reclamar do carnaval, duas semanas antes da festa, pedi pro marketing fazer um ato de protesto. Sem autorização, sem nenhum outro objetivo, senão perturbar. Acabamos recebendo 10 mil pessoas e o protesto virou bloco.

Rock e carnaval combinam?

Mick Jagger diz que "Sympathy For The Devil" é um samba, por isso sempre preferi o Keith Richards. Não vejo diferença entre um festival de rock mal organizado e o carnaval. Só o ritmo.

No que você deposita o sucesso do bloco?

Sempre haverá uma minoria com bom gosto.

Como funciona o marketing do Bukowski?

De porre ou de ressaca. Com uma reunião diária às 4h20. O resto é impublicável.

Após duas décadas, qual a estratégia para se manter atualizado?

Fazer tudo ao contrário. Não fazer concessão a modismos ou tendências. Enfim, transformando o improvável em realidade.

De onde vem a inspiração para tanta ação diferente?

Além do estado alterado de consciência que nos une, não contratamos ninguém baseado no currículo e sim por suas experiências de vida. Pessoas que não se enquadram. Porque como disse Jack Kerouac: "Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que veem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los."

O Bar se tornou um case de sucesso. Vocês esperavam por isso?

Óbvio que não. Meu plano era ficar bêbado e me divertir aos vinte e poucos anos de idade.

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Para fashionistas

Imersão Fashion, um dos maiores eventos de moda e marketing digital, anuncia que a próxima edição será em maio, no Beach Club, na Zona Oeste do Rio. O evento, criado pela consultora Dany Padilla, é voltado para o público ligado à indústria de moda. Em três dias de treinamento intensivo, o Imersão pretende desenvolver o potencial criativo e empreendedor dos participantes, capacitando-os na área de marketing pessoal e digital, gestão de redes sociais, produção de conteúdo em web, entre outros tópicos. O evento espera receber 1.200 pessoas e as inscrições podem ser feitas em www.imersaofashion.com.br

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Corrida de Cavalos

A PMU Brasil, que faz a gestão e comercialização das apostas hípicas no Jockey Club Brasileiro, estreou sua nova campanha publicitária. O novo conceito “Aposte para ganhar. Aposte em corridas de cavalo” faz parte da estratégia de marketing que a PMU atribuiu para o ano de 2019, aproveitando as últimas rodadas da Taça Guanabara para o começo da campanha. A empresa é patrocinadora da competição e, também, fechou parceria com o Estádio Jornalista Mário Filho durante todo o ano. A agência de publicidade Onzevinteum assina as peças criativas e o plano de mídia.