Jornal do Brasil

Marketing, Propaganda, etc.

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Renata Granchi

Rio, carnaval de oportunidades

Jornal do Brasil

Marcelo Alves, presidente da Riotur, é "o cara" por trás da realização do carnaval carioca. Após a saída inesperada do patrocínio da Uber, ele correu atrás e fechou um valor ainda maior com a Light. Na conversa com a coluna, ele fala um pouco sobre a relação das marcas com essa festa e sentencia: "O marketing é o caminho e a solução para tudo."

Macaque in the trees
Marcelo Alves (Foto: Divulgação)

Ser o maior ou ser o melhor carnaval do mundo?

O melhor, sem sombras de dúvida. Já somos o maior carnaval do mundo e estamos trabalhando incansavelmente para nos tornarmos o melhor carnaval do mundo. Em estudo, o Booking confirmou que o Rio de Janeiro é o destino preferido para o carnaval e os números da rede hoteleira já comprovam, com quase 100% de ocupação.

Qual a vantagem de uma marca associar sua imagem ao carnaval?

Qual marca não gostaria de ser vista por milhões de pessoas de diferentes lugares do mundo ao mesmo tempo? É isso que acontece no carnaval do Rio. Movimentamos cerca de 500 mil pessoas em cinco dias de desfiles na Marquês de Sapucaí e, pelos blocos espalhados pela cidade, reunimos sete milhões de foliões.

Como as marcas podem aproveitar o carnaval para engajar?

São muitas as possibilidades. Como temos um público variado presente nos blocos de rua, e também no Sambódromo, é preciso que cada marca, que tem um objetivo específico, planeje bem a sua ação para atingir o seu público-alvo. Com criatividade e ótimo trabalho, o resultado poderá ser visto de forma surpreendente!

Quais campanhas merecem destaque nesse ano?

A Riotur criou duas campanhas de conscientização para o Carnaval Rio 2019: uma incentivando o uso das latinhas, já que as garrafas de vidro são o motivo de graves acidentes e ainda dificultam o trabalho dos agentes de limpeza; e outra de respeito às pessoas e aos espaços públicos, com mensagens de respeito às mulheres, aos cercamentos de monumentos e restingas, além de incentivo ao uso dos milhares de banheiros químicos nos blocos de rua, ao transporte público para deslocamento e ingestão de água.

Algumas empresas desistiram de associar suas marcas ao carnaval alegando questão de compliance. Como a Riotur resolveu essa questão? É possível que elas retornem no ano que vem?

É verdade que a Uber alegou questão de compliance. Mas, o que está acontecendo com o carnaval é o que está acontecendo com todo o Brasil. As estruturas do nosso país estão mudando e, consequentemente, diferentes setores estão passando por ajustes. No caso da Uber, que patrocinou o carnaval de 2018 e assinou um contrato, nós de fato lamentamos sua saída por nos deixar na mão a pouco tempo do carnaval. Mas, no momento em que soubemos, arregaçamos as mangas e corremos atrás de um novo patrocínio. Conseguimos! E foi ainda melhor! A Light abraçou o Carnaval Rio 2019 com um patrocínio maior que a Uber daria.

Para quem não fez campanha neste ano, quais são as oportunidades de investimento e estratégias do Carnaval 2020?

As oportunidades e investimentos para o próximo ano são as mais variadas possíveis. O carnaval do Rio é o mais desejado do mundo. Qual empresa não vê aqui uma oportunidade de investimento? A visibilidade é muito grande. É um evento que tem a cara do carioca, é típico do país, e não tem festa nenhuma que chegue perto da nossa no mundo. Não há paralelos. Nosso carnaval movimenta o Brasil, de Norte a Sul. Como já está acontecendo, é natural que, para os próximos anos, seja ainda mais profissional. O marketing é o caminho e a solução para tudo, inclusive para os grandes eventos, como o carnaval, que tem cada vez menos recurso público e cada vez mais presença da iniciativa privada.

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Folia sustentável

A campanha dos copos ecológicos, promovida pela Orla Rio Concessionária em parceria com a Capim Selo Verde, termina amanhã. Dez quiosques da orla de Ipanema e Leblon, bairros recordistas na sujeira, participam da iniciativa. No fim de semana pré carnaval, a ação evitou a utilização de 10 mil copos plásticos. Recicláveis, o folião pode escolher entre 4 estampas. Todas criadas pelos diretores de arte Thiago Martins e Marcelo Santos.

Folia sustentável

Sapucaí: Club Arpoador by Universal Music

A Universal Music Brasil, em parceria com o camarote Club Arpoador, vai lançar playlists exclusivas com o repertório dos artistas que se apresentarão no espaço. O camarote, um dos mais luxuosos da avenida, atraiu mais de 30 marcas que farão ativações no local, dentre elas Caudalie, Dior, Golden Foods, Jefree Star e Outback. A realização é da RD7 Entretenimento, empresa do Grupo Coruja.