Muita gente acha que é preciso investir alto para produzir uma campanha publicitária de boa qualidade. A agência 11:21, que tem o criativo Gustavo Bastos como CEO, prova diariamente que é possível fazer mais por menos. Conhecido no mercado como o rei da “simplicidade criativa”, ele explica à coluna que é preciso muito treino para se ter ideias originais, bem-humoradas, que funcione para os clientes e, acima de tudo, que custem pouco.
Algumas pessoas acreditam que as ideias simples são mais fáceis de fazer do que as elaboradas. Você concorda?
Simples é o oposto do fácil. Em qualquer coisa. Para se chegar na ideia simples é como um diamante. Você pega a pedra bruta e vai lapidando até chegar no brilhante. É uma ciência, requer muita disciplina. Por trás de uma ideia simples, sempre há um trabalho árduo.
Algumas campanhas criadas pela 11:21 tiveram tanta repercussão que se tornaram matérias jornalísticas. Uma delas foi o caso do juiz federal Flávio Roberto de Souza, flagrado dirigindo o Porsche Cayenne do empresário Eike Batista. Vocês criaram um anúncio de oportunidade para a rede de concessionárias AGO, do Rio de Janeiro. Como foi isso?
Nossa presença na imprensa é natural, as campanhas que mais tiveram repercussão não tinham nenhuma assessoria de imprensa. Foi totalmente orgânico. Na véspera, eu soube do lagra e imaginei que os jornais fariam reportagens a respeito. Aí criamos o anúncio e compramos página determinada. Tinha que ser na mesma página que sairia a matéria.
Anúncio de oportunidade e simplicidade criativa andam sempre juntos?
A oportunidade é um subproduto da simplicidade criativa. Essa percepção gera muita repercussão, cria uma empatia automática nas pessoas e o humor está quase sempre presente. É a forma mais leve de desarmar alguém. E também chama mais atenção.
Como fazer uma campanha publicitária com orçamento baixo?
Nossa agência é muito personalizada, não é burocrática. Nossos clientes parecem maiores do que são, e com a mesma verba. Fazemos tudo com simplicidade criativa e nossos anúncios repercutem. Algumas vezes tem a mesma lógica de um meme. A verdade é que muitas vezes a barreira não está no preço da mídia, mas no custo de produção. Com as novas tecnologias, é possível, sim, fazer boa propaganda a custo baixo.
CULTURA INGLESA TEM NOVA CAMPANHA
PUBLISHNEWS: EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO DE 20%
Uma das principais plataformas de produção de conteúdo sobre a indústria brasileira do livro, o PublishNews, anuncia o ingresso de dois novos sócios: Lu Magalhães, presidente da Primavera Editorial, e Bruno Mendes, fundador do Coisa de Livreiro. Eles farão a gestão do negócio ao lado de Carlo Carrenho, criador da plataforma. Com a sociedade, esperam crescer 20% neste ano.