ASSINE
search button

Evite levar o seu pet para os blocos de carnaval

Dias quentes, chuvas de verão, música alta e muita gente na rua: o que para você é um carnaval animado, para o seu cão pode ser o caos

Foto: Cleomir Tavares / Divulgação -
Compartilhar

Vamos pular? Curtir o carnaval nos blocos espalhados pelas cidades? Sim, a festa é democrática e ao ar livre, algumas pessoas aproveitam para levar seus pets para a folia, contudo, o que parece festa, pode causar extremo sofrimento para os animais. Rosangela Ribeiro, gerente de programas veterinários na Proteção Animal Mundial lista os principais perigos de levar seu cachorro para a festa nos blocos de rua.

Macaque in the trees
Tente levar seus pets para locais tranquilos, fuja da confusão e do barulho do carnaval (Foto: Daniela Calcia/Arquivo de Família)

Já tive sérios problemas com isso, levei meus dogs pra passear na Praça Paris, na Zona Sul do Rio, durante um carnaval. Quando cheguei lá tinha um bloco, eu não sabia e fiquei uma hora presa na praça com eles. Muita confusão, meus dogs quase foram atingidos por uma lata de cerveja que um rapas jogou no chão, fiquei traumatizada. Atualmente ficamos em casa, eles só vão na rua fazer um xixi básico e voltamos logo. As ruas estão lotadas e as pessoas jogam garrafas de vidro no chão, aí fico com medo deles pisarem e se machucarem. Todo o cuidado é pouco.

O som alto da bateria incomoda os ouvidos sensíveis dos nossos dogs. “Se, em alguns momentos, o som já é alto para a gente, para os cães o volume é ainda mais insuportável. Eles possuem a audição bem mais apurada que a dos seres humanos e, portanto, se assustam com a música alta. Por isso, mesmo no colo, eles ficarão incomodados e agitados”, ressalta Rosangela.

Aqui no Rio o tempo está chuvoso, mas em algumas regiões do Brasil o tempo está quente e o calor pode prejudicar a saúde do seu pet. “Diferentemente dos humanos, os cães não possuem glândulas sudoríparas. Então, eles trocam calor com o ambiente pela respiração, ou seja, ao ofegar. Em dias quentes e com grande acúmulo de pessoas, os cães podem desmaiar ou, até mesmo, morrer de hipertermia (aumento da temperatura corporal). O risco é ainda maior para cães braquicefálicos, que possuem o focinho achatado, como buldogues e pugs”.

Caso você insista em sair no bloquinho com seu dog, não esqueça de identificá-lo com uma plaquinha com o nome dele e o seu telefone. “Como estarão desorientados por conta do som alto, da multidão e do calor, os cães podem se soltar das guias e se perderem de seus donos. Além do risco da fuga, há ainda o perigo de machucar as patas no chão quente ou ao pisar em latinhas e garrafas quebradas que ficam pelo caminho”, relembra Rosangela.

Confetes e serpentinas também são vilões, segundo Rosangela: “Esses tradicionais itens de carnaval podem arranhar a pele e as córneas dos animais, causando irritação e muita dor a eles”. Outro ponto importante, é quando seu cão pega restos de comida do chão. “Sem que você perceba, seu cão pode ingerir acidentalmente restos de comidas e bebidas deixadas no chão, além de espuma e outras substâncias. Isso pode causar uma severa intoxicação alimentar neles”.

Muito cuidado quando resolver fantasiar o seu pet. “Por falta de informação, muitas pessoas se divertem ao ‘fantasiar’ seu cão com tinta, espuma e glitter. Contudo, este comportamento pode causar alergia ou intoxicações aos cachorros. Além disso, apesar de divertidas, as fantasias para pet podem causar incomodo, desconforto e stress, potencializados pelo calor da época”.

Vai viajar com seu cão ou gato? Planeje os cuidados com seu pet

Nesta época do ano é comum que os tutores viajem para aproveitar o feriado prolongado, mas, pensando no bem-estar do animal de estimação, é necessário tomar algumas atitudes para que o pet fique confortável. “Os gatos ficam bastante irritados quando não estão em suas casas, por isso, viajar com eles é um pouco mais complicado e pode estressar bastante o animal. Por isso, nossa recomendação é deixar tudo combinado com algum amigo de confiança ou pet sitter, para que o animal seja alimentado e cuidado em casa da forma correta”, explica Rosangela.

Macaque in the trees
Gatos não curtem sair de suas casas (Foto: Pixabay)

No caso dos cães, além dos pets sitters, existem os hotéis para cachorros. Contudo, Rosangela explica que os cães são mais propensos na hora de viajar. “Diferentemente dos gatos, os cães estranham menos outros ambientes. Contudo, antes de pegar a estrada é necessário analisar se o destino é apropriado para pets e certificar que toadas as vacinas, antipulgas e vermífugos estão em dia. Além disso, faça um transporte seguro do seu cão e converse com o seu veterinário sobre a viagem para, no caso de algum comportamento atípico, você estar preparado para agir”, finaliza Rosangela.

Curta o carnaval e caso você queira ir para um bloco ou viajar, deixe seu cão ou gato numa hospedagem ou hotel de confiança. Lá ele vai interagir e fazer novas amizades. Eu vou ficar em casa com meus três filhotes e ficar de olho nas redes sociais, pra saber qual o melhor lugar pra passearmos durante a festa do Rei Momo, bem longe da confusão. Nas notinhas tem dica de baile pet que vai rolar no Shopping Nova Iguaçu, na Baixada, nesta segunda (24),  o lugar é fechado e está preparado para receber os pets. Lambeijos e bom carnaval!

O QUE ROLA POR AÍ

Baile pet agita shopping na Baixada

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

O Carnaval está chegando e os dias de folia estão garantidos no Shopping Nova Iguaçu. Até 26 de fevereiro, o estabelecimento contará com uma programação especial para toda a família, com bailinhos infantis, apresentações de escolas de samba e até um bloco inteirinho dedicado aos bichinhos de estimação, com direito a concurso de fantasia. Toda a programação terá entrada gratuita.

Na segunda-feira (24), os protagonistas do Carnaval serão os pets, que terão um bloquinho dedicado a eles às 14h no Piso Conveniência, no qual o bichinho com a melhor fantasia será premiado com um kit da American Pet, contendo uma caixa porta ração e petiscos. Além disso, também haverá brincadeiras que farão todos os animais entrarem no clima do Carnaval. O já tradicional baile pet faz sucesso no shopping, com fantasias muito originais e criativas.

Serviço: Carnaval do Shopping Nova Iguaçu. Endereço: Av. Abílio Augusto Távora, 1111 – Luz, Nova Iguaçu - RJ. Data: 24 de fevereiro. Horário: 14h. Atividades gratuitas.

-----------------

Feijoada Carnavalesca do Windsor Barra terá opção vegana

Macaque in the trees
(Foto: Foto: Cleomir Tavares / Divulgação)

A concorrida Feijoada Carnavalesca, que acontece neste sábado (22), completa dez anos e promete inovar no quesito gastronomia. Além de um bufê completo tradicional, os convidados terão a opção de uma saborosa feijoada vegana. À base de feijão preto, terá tofu defumado e cogumelos. Assim como uma farofa especial à base de alho e queijo vegano. “Decidimos incluir a feijoada vegana no cardápio para atender o público que não consome alimentos de origem animal, além de agradar os clientes que estão cada vez mais atentos a diferentes tendências da gastronomia”, destaca Leonardo Capdeville, gerente de Alimentos & Bebidas do Windsor Barra.

Serviço: Feijoada Carnavalesca Windsor Barra 2020 / Local: Avenida Lúcio Costa, 2.630, Barra da Tijuca, RJ / Data: 22 de fevereiro de 2020 / Horário: das 13h às 19h / Preço por pessoa: R$ 480.

-----------------

Ampara Animal transforma personalidades em desenhos de super-heróis

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

O significado de super-herói está diretamente ligado à definição de seres imaginários capacitados com poderes sobre-humanos que fazem voar, atravessar paredes, decifrar mentes etc. Tudo isso aliado a uma força extraordinária para defender o bem e combater incansavelmente o mal. Quem nunca sonhou em ser um deles para poder salvar as pessoas, os animais, a natureza e o planeta? Mas o verdadeiro significado de um super-herói está ligado à pessoa que respeita o próximo, transmite felicidade, compartilha conhecimento e busca espalhar o bem, o amor e a paz.

Pensando nisso, a organização sem fins lucrativos, AMPARA Animal, decidiu lançar um calendário 2020 com personagens batizados de ‘Liga da Proteção’. A missão é colocar ordem em um mundo caótico, aparentemente tomado de catástrofes e “supervilões”, que destroem o lugar em que habitamos e do qual deveríamos cuidar para viver em equilíbrio com os outros seres.

Atores, cantores e celebridades que aderiram à causa foram transformados em super-heróis, representando várias espécies de animais domésticos e silvestres. Nomes como o da humorista, atriz e apresentadora, Tatá Werneck, da modelo e apresentadora Ellen Jabour e da cantora e influenciadora digital, Luiza Sonza, foram usados para representar várias espécies de animais que correm risco de extinção e até mesmo aqueles que fazem parte do cotidiano e são vítimas de maus tratos regularmente, como os cachorros.

Em 2019, a AMPARA Animal recebeu dois prêmios relevantes do terceiro setor: Melhores ONGs 2019 e Melhor ONG da Região Sudeste, ambos concedidos pelo Instituto Doar. O prêmio tem como missão promover as ONGs do Brasil que mais se destacam pela transparência e gestão nas suas atuações. Para chegar ao resultado, é realizado um mapeamento com centenas de organizações pelo Brasil, todos os anos. Equipes de jornalismo e de pesquisa decidem, juntas, quais são as melhores com base em critérios transparentes de gestão.

“Nossas escolhas afetam muito todo o sistema. Elas têm consequência direta na vida de outros seres que dividem esse planeta conosco. Nossa forma de viver, de se alimentar ou de se divertir pode ser responsável por grandes danos globais, aos animais e a nós mesmos”, explica Juliana Camargo, da AMPARA Animal.

Desanimar com um cenário tão desfavorável, desesperador e insustentável não é uma opção. A AMPARA Animal tem como objetivo falar por aqueles que não têm voz. Acesse o link https://amparanimal.org.br/produto/calendario-ampara-animal-2020/ e faça parte da Liga da Proteção. Juntos por eles sempre.

-----------------

Projeto #Vemcer recebe doações de ração para cães e gatos na Baixada

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

O Projeto #Vemcer, presidido por Tatiana Figueiredo (foto) fez uma parceria com o Shopping Grande Rio e colocou uma caixa para receber doações de ração para cães e gatos, medicamentos, vermífugos, antipulgas, brinquedos, caminhas, coleiras, sachês e produtos Pet.

Ela fica na Praça de Alimentação Pet Friendly do shopping. O Shopping Grande Rio fica na rua Maria Soares Sendas, 111 - Parque Barreto, São João de Meriti - Rio de Janeiro, RJ. Informações: 21 2751-4189. Participe!

Divulgação -
Divulgação -
Daniela Calcia/Arquivo de Família - Tente levar seus pets para locais tranquilos, fuja da confusão e do barulho do carnaval
Pixabay - Gatos não curtem sair de suas casas
Divulgação -
Divulgação -