ASSINE
search button

Saiba como escovar os dentes do seu pet

Confira as dicas da odontologista Mariana Lage-Marques sobre alerta do risco de formação de placas e tártaro em cães e gatos

Divulgação -
Compartilhar

Ração úmida, petiscos, frutas e legumes que damos aos nossos pets podem provocar placas bacterianas, tártaros e cáries. Os animais também sofrem com dor de dente! Além de provocar mau hálito e prejudicar a gengiva, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e contaminar órgãos vitais como coração, rins e fígado. O que vale para a nossa saúde bucal, vale também para os pets: higienização e consultas periódicas com dentistas. No caso dos pets, o médico veterinário pode cuidar do sorriso deles. Então mesmo com a correria diária, os tutores precisam achar um tempinho para escovar os dentes dos peludos. E sim, dos felinos também! Eles são mais desconfiados, mas com jeitinho, você consegue!

Macaque in the trees
Higienização bucal evita placas bacterianas, tártaros, cáries e mau hálito (Foto: Pixabay)

“Imagine alguém que come e não escova os dentes e a gengiva após as refeições ou não escova direito. Não tem jeito. Vai ter acúmulo de matéria orgânica. Acontece a mesma coisa com os animais, que podem sofrer inclusive com gengivites e periodontites, inflamações que provocam inchaço, dor, vermelhidão e aumento de temperatura”, explica a Dra. Mariana Lage-Marques, prestadora de serviço especializada em Odontologia da Petz Seres.

Macaque in the trees
É sempre uma luta escovar os dentes da minha filhota Brigitte (Foto: Álbum de família)

Algumas raças pequenas de cães como yorkshire, shih-tzu, maltês, lhasa-apso, poodle, spitz e pug acumulam tártaro com mais facilidade porque têm um PH bucal diferente de outras raças. Mas no geral, sem escovação diária, todas as raças de cães e felinos ficam vulneráveis ao “endurecimento” da sujeira acumulada nos dentes. Sempre escovei os dentes da galera canina aqui de casa. Aproveito a hora do banho ou quando lavo as patas na volta do passeio. É complicado, mas não é impossível. Vou conversando, enrolando, aí quando eles menos esperam, já escovei.

Existem enxaguantes, sprays e petiscos que diminuem o mau hálito, mas o melhor a fazer é retirar o tártaro. Como comprime a gengiva, ele pode causar dor, desgaste do tecido e do osso. Se perceber coloração marrom nos dentes do pets, procure o veterinário. Nesse estágio, a sujeira terá de ser removida com o animal anestesiado. É um procedimento simples, mas que deve ser feito em ambulatório. Como não ficam paradinhos e com a boca aberta o tempo necessário para remoção de toda sujeira, cães e gatos recebem anestesia geral. Antes do procedimento odontológico, é preciso fazer exames de sangue e eletrocardiograma para verificar se está tudo ok com o paciente. São garantias para evitar imprevistos na cirurgia”, explica a Dra. Mariana.

Macaque in the trees
Alguns petiscos diminuem o mau hálito do seu pet (Foto: Pixabay)

É preciso ficar um pouco mais atento se seu pet tem mau hálito. O odor intenso pode ter relação com doenças estomacais e renais. O cuidado com a alimentação também ajuda a prevenir a formação de placas bacterianas e tártaros. Doces, bolachas, biscoitos fazem mal ao metabolismo e aos dentes dos pets. As rações secas de boa qualidade são excelentes. O atrito do dente com os grãos ajuda a limpar placas e o acúmulo de tártaro. Já os alimentos úmidos não ajudam esse processo.

A escovação dentária deve ser feita todos os dias, com movimentos circulares, por aproximadamente sete minutos, utilizando escova e pasta recomendadas para animais. Além da escovação, é recomendável avaliação e profilaxia anualmente com um especialista em odontologia veterinária. A escovação tem de ser uma atividade prazerosa, como uma brincadeira. Um bom comportamento durante a escovação ou tentativa de escovação, merece um carinho, um passeio ou até um petisco como compensação.

Confira o passo a passo para fazer e manter a saúde bucal dos pets:

Comece o treinamento para a escovação acariciando com a mão a cabeça do pet, depois a boca e dentro dela. Embrulhe o dedo com uma gaze e massageie a gengiva do animal. Quando o pet se acostumar, troque a gaze por uma escova e creme dental apropriados.

Faça a escovação associando atividades que dão prazer ao animal. Incentive com um reforço positivo. Depois da escovação, ofereça faça brincadeiras, passeios ou ofereça petiscos.

A escova de dente deve ser própria para pets que têm cerdas mais suaves e especialmente anguladas. Para cães menores e gatos, as chamadas escovas de dedo funcionam bem. Para animais maiores, o melhor é usar escovas de hastes mais longas com maior alcance.

Macaque in the trees
Gatos são mais desconfiados, mas com jeitinho, você consegue fazer a higienização bucal (Foto: Pixabay)

A escovação dos dentes também é mais eficiente quando feita em círculos. O ideal é fazer pequenas circunferências, abrangendo as extremidades da boca de cima a baixo em cada lado.

Ao identificar tártaro nos dentes não escove todos de uma vez. Escolha um e permaneça por uns dois minutos, escovando também a parte de trás, onde as placas se escondem. Se o pet resistir, siga até os próximos dentes, nesse mesmo ritmo. Se não conseguir, melhor não forçar. Procure um médico veterinário.

Não tem problema dar petiscos depois da escovação, porque o importante é remover a placa bacteriana. Os petiscos especiais para a limpeza bucal podem ajudar, mas não substituem a escovação.

Brinquedos de plástico duro ou ossos de verdade aumentam o risco de fratura de dentes. Em caso de dúvida, consulte um veterinário sobre qual pasta/enxaguante bucal usar. 

O QUE ROLA POR AÍ

Projeto Adoráveis Vira-Latas faz campanha de adoção na Barra neste sábado

Macaque in the trees
Lindos filhotes estarão para adoção (Foto: Reprodução do Facebook)

Neste sábado (07) o grupo Adoráveis Vira-Latas realiza mais uma 'Campanha de Adoção de cães e gatos'. O evento acontece no Shopping UpTown Barra, na Av. Ayrton Senna, 5.500, Barra da Tijuca, RJ (Perto do Casa Shopping), das 11h às 17h.

O projeto recebe doações de ração, brinquedos, jornais, vermífugos e medicamentos veterinários para cães e gatos resgatados de maus-tratos. Para adotar basta ser maior de 21 anos, levar xerox do RG, CPF, do comprovante de residência e muito amor no coração!

-----------------

Campanha de adoção da ONG Indefesos na Barra com várias atrações e comida vegana!

Macaque in the trees
Emiliano d'Ávila fala sobre veganismo (Foto: Reprodução do Facebook)

Neste domingo (08) a ONG Indefesos realiza uma campanha de adoção de animais especial de Natal! O evento acontece das 11h às 14h na Praça Do Ó, no Posto 3, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A festa vai contar com comida vegetariana e vegana, brindes para os primeiros adotantes do dia e palestras sobre proteção animal com a presidente da ONG Rosana Guerra, o ator Emiliano d'ávila falando sobre veganismo e o inspetor Bruno Peres vai discorrer sobre crimes contra animais.

Quem não puder adotar, pode contribuir com o projeto doando ração para cães e gatos, brinquedos, jornais, vermífugos e medicamentos veterinários para os pets resgatados de maus-tratos. Adote, participe!

-----------------

Palestra sobre gatos em Copacabana

Nesta quarta (11), a partir das 19h, o Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana. recebe o "I Meeting Tudodvet – Especial Felinos", com palestras da Professora D.Sc Heloisa Justen, mestre em cirurgia veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Informações: 21 2606-8780.

-----------------

Natal: Confira a receita de salpicão vegano para o natal do canal Larica Vegana

A Luísa Motta do canal Larica Vegana sempre dá dicas de pratos deliciosos e sem crueldade. Pro natal, ela preparou um salpicão vegano com grão de bico, alho poró/aipo, maçã, uva passa, azeitona, cebola, cenoura, cebolinha, alho, mostarda, azeite, limão, batata palha e maionese vegana, que pode ser de castanha de caju ou de abacate. Tire o bicho do seu prato! Confira a receita e bom apetite!

-----------------

Curitiba terá a primeira loja “Lixo Zero” do sul do país

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

Curitiba foi a capital escolhida para abrigar a primeira loja conceito “Lixo Zero” do sul do Brasil, e a segunda dessa categoria no país. A inauguração da loja “O bosque” acontece no dia 20 de dezembro, das 16h às 22h, no bairro Centro Cívico. A loja vai funcionar de terça a sábado, das 8h às 17h. Essa é uma iniciativa no “O bosque” hostel em parceria com várias empresas que visam o impacto positivo como negócio.

A loja foi criada com o objetivo de incentivar um consumo mais consciente, o mercado sustentável e dar aos clientes a opção de levar um pedacinho do conceito do “O Bosque” para casa. “Mais do que produtos, gostamos de cultivar relações, e essa ideia vem de tempos; agora ela saiu do papel. A loja ‘O bosque’ é a segunda com o conceito lixo zero no Brasil e isso nos deixa muito felizes”, avalia Eduarda Guimarães de Almeida, idealizadora do projeto.

O espaço é inspirado pelo Slow design, em que a expressão da natureza-tempo rege a sua curadoria, relações e escolhas. “Aqui na loja somos guiados pelo conceito da Natureza, pois acreditamos que a interação entre ecossistemas e toda forma de existência pode ser íntegra. Nossos parceiros estão nessa mesma conexão e isso é o mais importante para nós”, complementa a empresária.

Lá, você encontrará produtos das marcas Toró, Cauxi, Anna Paiva Ilustrações, Tuz, Beegreen, Jungle, Rosalina Corazza, Maderaria entre outras marcas. Uma seleção natural como artefatos de comunidades indígenas, cerâmicas, produtos elaborados com resíduos têxteis, joias naturais, canudos inox, arranjos, ilustrações, cosméticos naturais e muito mais. Os valores variam entre R$5 e R$600 e, se você estiver procurando presentes de Natal, no dia da inauguração serão vendidos alguns kits especiais “Natal Lixo Zero”.

No dia do evento acontecerão ainda algumas ações especiais, como o pocket show da cantora Raissa Fayet e convidados, exposição de artes e a pintura artística da fachada pelo artista André Mendes. A Local Padaria - que inaugura seu espaço dentro do hostel no mês de janeiro - também participará da festa trazendo seus cafés especiais e comidinhas.

Serviço: Inauguração loja “O bosque” / Endereço: Travessa João Bom, nº 54 – Centro Cívico, Curitiba/PR / Data: 20 de dezembro de 2019 / Horário: das 16 às 22h / Aceita todos os cartões.

Divulgação -
Reprodução do Facebook - Lindos filhotes estarão para adoção
Reprodução do Facebook - Emiliano d'Ávila fala sobre veganismo
Pixabay - Alguns petiscos diminuem o mau hálito do seu pet
Álbum de família - É sempre uma luta escovar os dentes da minha filhota Brigitte
Pixabay - Gatos são mais desconfiados, mas com jeitinho, você consegue fazer a higienização bucal
Pixabay - Higienização bucal evita placas bacterianas, tártaros, cáries e mau hálito