ASSINE
search button

Confira dicas para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Divulgação -
Compartilhar

Muitos tutores buscam a ajuda de adestradores para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no local certo. Dei sorte com Frederico e Amora, pois ela veio adulta e ele chegou idoso, então não precisei ensinar nada. É só colocar o jornalzinho que a galera faz. Brigitte veio com 45 dias e tive que ensinar tudo, até o tal 'pipidog' eu pingava no jornal. Mas nada melhor do que um médico veterinário para nos orientar. Conversamos com o Dr. Marcello Machado da DogLicious sobre todas as orientações que o tutor precisa para acabar com o xixi e as fezes em lugares inadequados.

Macaque in the trees
Escolher o local adequado é o primeiro passo (Foto: Freepik.)

Em primeiro lugar, o espaço a ser escolhido para o animal fazer as necessidades deve seguir algumas regras. "Muitas vezes, o motivo para o cão fazer as necessidades no lugar escolhido por você é justamente a localização. Eles não vão usar esse cantinho se ele estiver próximo a água, comida ou cama. Por isso, escolha um local afastado e prepare com jornal ou tapete higiênico", sugere o médico.

Outro ponto importante é não dar broncas quando seu filhote fizer as necessidades no lugar errado."Dar broncas no animal neste momento só fará com que ele tenha medo de você. O que faz diferença é deixar claro onde você quer que ele faça. Mostre o local e procure levá-lo para lá. Agressividade e nervosismo só  prejudicam seu companheiro, podendo desencadear problemas psicológicos, como a coprofagia (nome científico que se dá para o ato de comer as próprias fezes ou de outros animais)".

Quando seu companheiro acertar o local, ele deve ser premiado, beijado, abraçado e festejado! "Se ele acertou o lugar que você escolheu para ele fazer suas necessidades, é importante oferecer uma recompensa para que ele associe aquele comportamento a algo bom. O melhor aliado para isso são gostosuras irresistíveis com texturas incríveis para conquistar seu amigo. É claro que não pode economizar nos carinhos!", comemora o veterinário.

O veterinário Marcello destaca também que os tutores devem ficar atento aos hábitos dos seus bichinhos."Entender o organismo do seu amigo pode ajudar você nessa missão de treinamento. É comum que os cães façam suas necessidades logo após comer. Sendo assim, esteja atento e, se perceber que ele não vai usar o cantinho certo, leve-o imediatamente para o lugar que escolheu".

O mais importante é ter paciência e não desistir de ajudar o seu pet, mesmo que ele já seja adulto, idoso ou tenha sido resgatado das ruas. "Para cumprir essa missão com sucesso é imprescindível que você tenha paciência e dedicação com seu companheiro. O adestramento de cães filhotes é mais fácil, já o de cachorros adultos possui uma dificuldade maior e, por isso, os resultados podem demorar um pouco mais para aparecerem — mas, isso não é motivo para desistir", conclui o médico.

O QUE ROLA POR AÍ

"Vida Liberta" comemora o Dia Internacional do Yoga com evento vegano na Uerj

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

As comemorações pelo Dia Internacional do Yoga se encerram nesta sexta (28) com a feira de sustentabilidade "Vida Liberta" na UERJ, no Maracanã, Zona Norte do Rio. Vai rolar uma série de palestras, a mais esperada será com o monge da tradição Ananda Marga sobre Neohumanismo falando sobre as relações entre humanos e as outras espécies, visando uma visão universalista de integração de todos os seres. A feira terá produtos veganos - cosméticos naturais, artesanato, gastronomia e bebidas sem álcool. A "Vida Liberta" acontece na passarela que liga a UERJ ao Metrô, em frente a Concha Acústica Marielle Franco, que fica na rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, RJ. A entrada é franca.

------

Alimentação para pets com produtos frescos deve ser suplementada adequadamente

Macaque in the trees
Fabiula Nascimento usa alimentação natural combinada (Foto: Divulgação)

Pets atualmente são tratados como membros da família e merecem todos os cuidados. A última tendência é alimentação natural. Os cuidados com os alimentos consumidos e a busca por uma vida mais saudável migrou dos humanos para os bichinhos, mas é preciso se tomar cuidados extras.

Por mais nutritiva e variada que seja a alimentação dos pets, ela necessita ser complementada com vitaminas, minerais e aminoácidos. È o que faz por exemplo a atriz Fabíula Nascimento, que recentemente viveu a Cacau de "Segundo Sol". Adepta da alimentação natural para seus amados bichinhos Chã e Patinho, ela busca suplementos na farmácia de manipulação veterinária Tudodvet.

A proposta da alimentação natural para pets, como no site Cachorro Verde,  é que a comida dos animais não seja industrializada e sim caseira, preparada com alimentos saudáveis, sem conservantes ou corantes. É importante suplementar, consulte o seu veterinário para outras informações. 

------

"Adotar é Tudo de Bom" promove eventos de adoção de pets em São Paulo neste sábado

O Programa Pedigree "Adotar é Tudo de Bom", que no Brasil completou 10 anos em 2018 e já mudou a realidade de mais de 76 mil cães abandonados por meio do estímulo à adoção e posse responsável. Porém, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde - ainda existem 30 milhões de animais abandonados no país, sendo que 20 milhões são cães.

Para ajudar a reduzir este número, o programa realizará alguns eventos de adoção neste sábado (29), nas seguintes unidades de São Paulo da rede Cobasi: Radial Leste, Brás Leme e Marginal Tietê. Como parte do compromisso com a posse responsável, um dos grandes focos do programa, todos os cães serão adotados já castrados e vacinados. Os interessados em oferecer um lar feliz para os animais, além de passarem por uma entrevista de avaliação de perfil, devem estar munidos dos seguintes documentos: originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.

Locais:

Cobasi Radial Leste (Av. Alcântara Machado, 4360) – 14h às 20h

Cobasi Marginal (R. Maria Prestes Maia, 745) – 13h às 19h

Cobasi Braz Leme (Av. Braz Leme, 278 - Casa Verde) – 10h às 16h

------

Festa em Campinas arrecada doação de ração para cães e gatos

Macaque in the trees
(Foto: Reprodução do Facebook)

Neste sábado (29), das 14h às 17h, vai rolar em Campinas, São Paulo, a festa dos 12 anos do Bobinho, cão mascote que foi resgatado pela AAAC - Associação Amigos dos Animais de Campinas. A comemoração será no Vale dos Amigos com uma festa simples, mas com um significado enorme. Como não haverá venda de convites para participar, os organizadores pedem doação de ração para cães e gatos, vermífugos, remédios para pulgas, ou qualquer ajuda! Para participar entre em contato pelos e-mails aaac@aaac.org.br ou aaac.aaac@hotmail.com 

 

 

Link da Freepik: Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com

 

 

Divulgação - Fabiula Nascimento usa alimentação natural combinada
Reprodução do Facebook -
Freepik. - Escolher o local adequado é o primeiro passo