ASSINE
search button

Projeto Adote Petz comemora adoção de mais de 2800 animais apenas nos primeiros cinco meses do ano

Divulgação -
Macaco se recupera após tratamento com medicação manipulada
Compartilhar

Resgatar e preparar uma animal para adoção é um serviço árduo: exames, cuidados, castrações e várias preocupações com hospedagem, lar temporário e contribuições financeiras. E depois as protetoras ainda precisam arranjar famílias amorosas e responsáveis para seus resgatados. Muitas conseguem bons adotantes pela internet. Outras realizam campanhas em parceria com shoppings, pet shops ou em praças (Aqui no Rio tem que ter o alvará da prefeitura). Uma boa notícia é que o Projeto Adote Petz foi ampliado este ano com adaptação de espaços internos em permanentes para adoção de cachorros e gatos. A primeira loja foi inaugurada em 2002 e hoje são 88 espalhadas pelo país. A coluna conversou com responsável pelo projeto a Dra Valéria Pires Correa, que é diretora técnica da Petz, para saber como funciona o programa.

Macaque in the trees
Animais são adotados castrados e vacinados (Foto: Divulgação)

O projeto de adoção de animais começou em 2007 com ONGs parceiras, mas as lojas também comercializavam animais. Em fevereiro de 2019, após o fechamento por maus-tratos de um canil que fornecia animais para a rede, a Petz anunciou que iria se dedicar inteiramente a campanhas de doação de cães e gatos. "Sempre tivemos como principal valor o bem-estar animal. Na medida em que mostramos aos clientes que não abriríamos mão desta convicção, o apoio sobre a nossa decisão de transformar os espaços existentes em áreas de adoção veio com muita força". E continua, "Com a ampliação, trouxemos as ações de adoção para os espaços que serviam para comercialização e transformamos essas áreas em espaços permanentes de adoção. Só nos cinco primeiros meses do ano, conseguimos lares para mais de 2800 animais".

Os funcionários das lojas foram mantidos e hoje ajudam as ONGs parceiras nos processos adotivos e cuidam dos animais enquanto eles permanecem nas lojas aguardando uma família. "Das 88 lojas da rede, 76 já têm espaços permanentes de adoção. O projeto está no centro da estratégia da nossa marca. O que significa mais investimento em conscientização sobre adoção e posse responsável, assim como ajuda na gestão das ONGs parceiras", revela.

Macaque in the trees
Adoção é acompanhada por ONGs parceiras (Foto: Divulgação)

A diretora explica como as instituições são escolhidas: "A ONG passa por um processo longo de cadastro, onde analisamos desde a documentação, transparência das contas e finalizamos com uma visita técnica realizada por nossos colaboradores especializados para saber se os pets estão bem cuidados e prontos para adoção. Todos os animais saem das campanhas castrados, vermifugados e vacinados (de acordo com a idade)". A ONG após adoção realiza contato com o adotante para verificar se o pet está adaptado e ajudar no que for necessário. Caso o pet não esteja, ele retorna para ONG. "Temos bastante cuidado em escolher as ONGs que realmente fazem esse trabalho, pois não queremos que o novo tutor abandone esse pet na rua novamente", destaca.

A rede vai abrir mais lojas. "De certo temos inaugurações previstas nos próximas meses, porque no cronograma prevê o funcionamento de 116 lojas até o fim de 2019, inclusive algumas lojas entrando no mercado do nordeste do país", finaliza. A coluna torce pelo projeto e para que mais pessoas se conscientizem da importância da castração e da adoção responsável de animais!

O QUE ROLA POR AÍ

Fórum Animal em Araruama

Neste sábado (08) acontece o 1º Fórum de Proteção e Bem Estar Animal de Araruama, organizado pelas protetoras Lene Rodrigues, Sandra Mara Cunha e Vera Lucia. O evento tem o intuito de promover a conscientização e educação sobre cuidados com os animais, além de defender e difundir seus direitos e proteção. Entre os palestrantes estão o resgatista Randel Silva, o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ Dr. Reynaldo Velloso, a presidente da Ong Bicho Maneiro Margareth Amaral e a médica veterinária Dra. Jeanny Lopes. O evento acontece no hotel Ver a Vista (R. São Sebastião, 400, Alto da Boa Vista, Araruama, RJ), das 14h às 19h. A entrada é franca.

------

Adote um 'Focinho'

A ONG Focinhos de Luz realiza neste sábado (08) duas campanhas de adoção de animais, uma em Jacarepaguá e outra na Barra. Na Freguesia o evento rola no Mundial (Estr. de Jacarepaguá, 7.563) e na Barra será na Petz (Av. Ayrton Senna, 3.437), ambas acontecem das 10h às 17h. Para adotar basta ser maior de 18 anos, levar documento com foto e CPF, um comprovante de residência e preencher uma ficha no local, que passa pela aprovação da diretoria.

 ------

Macaco ferido ganha nova vida com técnica revolucionária

Macaque in the trees
Macaco se recupera após tratamento com medicação manipulada (Foto: Divulgação)
A nanotecnologia deu vida nova a um macaco Bugio, encontrado com uma ferida infeccionada e coberta de larvas. A técnica foi aplicada pelas farmacêuticas Danielle Barcelos e Caroline Ramalho, do Grupo Tudovet, a pedido do veterinário Attila Kindlovits. O procedimento já foi realizado em outros animais, como gato e tartaruga, com excelentes resultados na cicatrização. A nanotecnologia aplicada à cosmética refere-se à utilização de pequenas partículas contendo princípios ativos que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos do produto. Nos pets, as nanocápsulas aderem ao pelo do animal liberando o ativo de forma gradual, aumentam a eficácia e prolongam a duração dos produtos manipulados.

------

#adotenaocompre

Você já pensou em ter uma estrela do cinema, da música ou da literatura em casa? Claudia Cardinalle, Burt Lancaster, Nina Simone, Charles Aznavour e outras superstars estão para adoção no Rio! São lindos cães e gatos castrados que procuram famílias amorosas e responsáveis que os acolham, cuidem e amem como membros de suas famílias. São animais mansos, meigos, carinhosos e beijoqueiros que merecem e precisam de novas famílias! #naocompreadote

Contato: monicaholden@yahoo.com.br 

------

Cerveja Manchinha e doações de ração para o Caarp

Neste sábado (08), a partir das 15h, rola o lançamento da Cerveja Manchinha, no Food Park Carioca (Rua Mariz e Barros, 1037, Tijuca, RJ). O projeto homenageia a cadela Manchinha, que morreu após ser espancada em 2018, e reúne 97 cervejarias de 3 países, lançando cervejas com o lucro destinado para instituições que ajudam a animais carentes. O evento também vai recolher doações de ração para o Caarp (Centro de Apoio a Animais de Rua e Particulares). E claro, o evento é petfriendly! Confira a página do evento:

------

Cachorro na sessão de cinema? Temos! 

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

Seu pet assiste TV? Já imaginou quando ele der de focinho com uma tela de cinema? Neste sábado (08) vai rolar a pré-estreia do filme "Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2”, em São Paulo, com patrocínio da Ingresso.com. A sessão é petfriendly e o evento – maior pré-estreia já promovida pela Universal Pictures no Brasil - acontecerá no Ginásio Mauro Pinheiro e terá a presença ilustre de 200 pets que terão tratamento VIP e assistirão ao mais novo filme da Illumination Entertainment na companhia dos seus donos. As famílias poderão ainda participar de atividades durante o dia com os pets. Com vozes de Danton Mello, Tiago Abravanel, Luis Miranda e Dani Calabresa como os persagens Max, Duke, Bola de Neve e Daisy, o filme estreia no dia 27 de junho e mostra a vida dos animais quando os donos saem de casa.

Divulgação - Campanha de adoção agora é permanente no Projeto Adote Petz
Divulgação -
Divulgação - Adoção é acompanhada por ONGs parceiras
Divulgação - Animais são adotados castrados e vacinados