Resgatar e preparar uma animal para adoção é um serviço árduo: exames, cuidados, castrações e várias preocupações com hospedagem, lar temporário e contribuições financeiras. E depois as protetoras ainda precisam arranjar famílias amorosas e responsáveis para seus resgatados. Muitas conseguem bons adotantes pela internet. Outras realizam campanhas em parceria com shoppings, pet shops ou em praças (Aqui no Rio tem que ter o alvará da prefeitura). Uma boa notícia é que o Projeto Adote Petz foi ampliado este ano com adaptação de espaços internos em permanentes para adoção de cachorros e gatos. A primeira loja foi inaugurada em 2002 e hoje são 88 espalhadas pelo país. A coluna conversou com responsável pelo projeto a Dra Valéria Pires Correa, que é diretora técnica da Petz, para saber como funciona o programa.
O projeto de adoção de animais começou em 2007 com ONGs parceiras, mas as lojas também comercializavam animais. Em fevereiro de 2019, após o fechamento por maus-tratos de um canil que fornecia animais para a rede, a Petz anunciou que iria se dedicar inteiramente a campanhas de doação de cães e gatos. "Sempre tivemos como principal valor o bem-estar animal. Na medida em que mostramos aos clientes que não abriríamos mão desta convicção, o apoio sobre a nossa decisão de transformar os espaços existentes em áreas de adoção veio com muita força". E continua, "Com a ampliação, trouxemos as ações de adoção para os espaços que serviam para comercialização e transformamos essas áreas em espaços permanentes de adoção. Só nos cinco primeiros meses do ano, conseguimos lares para mais de 2800 animais".
Os funcionários das lojas foram mantidos e hoje ajudam as ONGs parceiras nos processos adotivos e cuidam dos animais enquanto eles permanecem nas lojas aguardando uma família. "Das 88 lojas da rede, 76 já têm espaços permanentes de adoção. O projeto está no centro da estratégia da nossa marca. O que significa mais investimento em conscientização sobre adoção e posse responsável, assim como ajuda na gestão das ONGs parceiras", revela.
A diretora explica como as instituições são escolhidas: "A ONG passa por um processo longo de cadastro, onde analisamos desde a documentação, transparência das contas e finalizamos com uma visita técnica realizada por nossos colaboradores especializados para saber se os pets estão bem cuidados e prontos para adoção. Todos os animais saem das campanhas castrados, vermifugados e vacinados (de acordo com a idade)". A ONG após adoção realiza contato com o adotante para verificar se o pet está adaptado e ajudar no que for necessário. Caso o pet não esteja, ele retorna para ONG. "Temos bastante cuidado em escolher as ONGs que realmente fazem esse trabalho, pois não queremos que o novo tutor abandone esse pet na rua novamente", destaca.
A rede vai abrir mais lojas. "De certo temos inaugurações previstas nos próximas meses, porque no cronograma prevê o funcionamento de 116 lojas até o fim de 2019, inclusive algumas lojas entrando no mercado do nordeste do país", finaliza. A coluna torce pelo projeto e para que mais pessoas se conscientizem da importância da castração e da adoção responsável de animais!
O QUE ROLA POR AÍ
Fórum Animal em Araruama
Neste sábado (08) acontece o 1º Fórum de Proteção e Bem Estar Animal de Araruama, organizado pelas protetoras Lene Rodrigues, Sandra Mara Cunha e Vera Lucia. O evento tem o intuito de promover a conscientização e educação sobre cuidados com os animais, além de defender e difundir seus direitos e proteção. Entre os palestrantes estão o resgatista Randel Silva, o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ Dr. Reynaldo Velloso, a presidente da Ong Bicho Maneiro Margareth Amaral e a médica veterinária Dra. Jeanny Lopes. O evento acontece no hotel Ver a Vista (R. São Sebastião, 400, Alto da Boa Vista, Araruama, RJ), das 14h às 19h. A entrada é franca.
------
Adote um 'Focinho'
A ONG Focinhos de Luz realiza neste sábado (08) duas campanhas de adoção de animais, uma em Jacarepaguá e outra na Barra. Na Freguesia o evento rola no Mundial (Estr. de Jacarepaguá, 7.563) e na Barra será na Petz (Av. Ayrton Senna, 3.437), ambas acontecem das 10h às 17h. Para adotar basta ser maior de 18 anos, levar documento com foto e CPF, um comprovante de residência e preencher uma ficha no local, que passa pela aprovação da diretoria.
------
Macaco ferido ganha nova vida com técnica revolucionária
------
#adotenaocompre
Você já pensou em ter uma estrela do cinema, da música ou da literatura em casa? Claudia Cardinalle, Burt Lancaster, Nina Simone, Charles Aznavour e outras superstars estão para adoção no Rio! São lindos cães e gatos castrados que procuram famílias amorosas e responsáveis que os acolham, cuidem e amem como membros de suas famílias. São animais mansos, meigos, carinhosos e beijoqueiros que merecem e precisam de novas famílias! #naocompreadote
Contato: monicaholden@yahoo.com.br
------
Cerveja Manchinha e doações de ração para o Caarp
Neste sábado (08), a partir das 15h, rola o lançamento da Cerveja Manchinha, no Food Park Carioca (Rua Mariz e Barros, 1037, Tijuca, RJ). O projeto homenageia a cadela Manchinha, que morreu após ser espancada em 2018, e reúne 97 cervejarias de 3 países, lançando cervejas com o lucro destinado para instituições que ajudam a animais carentes. O evento também vai recolher doações de ração para o Caarp (Centro de Apoio a Animais de Rua e Particulares). E claro, o evento é petfriendly! Confira a página do evento:
------
Cachorro na sessão de cinema? Temos!
Seu pet assiste TV? Já imaginou quando ele der de focinho com uma tela de cinema? Neste sábado (08) vai rolar a pré-estreia do filme "Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2”, em São Paulo, com patrocínio da Ingresso.com. A sessão é petfriendly e o evento – maior pré-estreia já promovida pela Universal Pictures no Brasil - acontecerá no Ginásio Mauro Pinheiro e terá a presença ilustre de 200 pets que terão tratamento VIP e assistirão ao mais novo filme da Illumination Entertainment na companhia dos seus donos. As famílias poderão ainda participar de atividades durante o dia com os pets. Com vozes de Danton Mello, Tiago Abravanel, Luis Miranda e Dani Calabresa como os persagens Max, Duke, Bola de Neve e Daisy, o filme estreia no dia 27 de junho e mostra a vida dos animais quando os donos saem de casa.