ASSINE
search button

Como acostumar cães e gatos juntos?

Divulgação -
Compartilhar

Você quer adotar um cachorro e tem receio de que seu gato não goste ou vice-versa? Às vezes basta um empurrãozinho dos tutores para que cão e gato se tornem irmãos e 'parças' em todas as tretas que rolam na casa. O tutor tem que ter calma, persistência e apresentar o novo integrante da família aos poucos. Conversamos com dois especialistas no assunto, a mãe de pet Ariane Marra e o médico veterinário Marcello Machado.

Macaque in the trees
O início da relação deve ser supervisionado pelo tutor (Foto: Pixabay)

Para que seus companheiros se tornem amigos, eles precisam estar seguros, felizes e sentirem que não perderão o seu amor.. “Acontece que esses dois pets são muito apegados ao lar, ao seu espaço, e um novo animal na casa gera uma disputa de território. Além disso, a personalidade deles também é muito diferente – enquanto os cachorros são extremamente apegados, interessados em nos agradar, os felinos são independentes”, explica o médico.

A aproximação não foi problema na casa de Ariane, que de tanto amor que sente pelos bichinhos, resolveu se formar em auxiliar de veterinária. Ela teve muita cautela ao apresentar os vira-latas Luna, Kitty e Hope aos gatinhos Yuki e Kirito. "No primeiro dia eles se viram de longe, depois comecei a aproximá-los e deixei que se cheirassem, não foi difícil, hoje todos convivem super bem, respeitam seus espaços e brincam juntos", diverte-se.

Brincadeiras e associações positivas são excelentes opções para a aproximação. "É importante observar a idade do animal pois filhotes e adultos se adaptam de maneira diferente à disputa territorial. Ao apresentar os novos irmãos, associe a interação às coisas boas como petiscos, carinhos, brinquedos e muita atenção para ambos que se sintam igualmente especiais", enumera Marcello.

Outro ponto é checar se as unhas de ambos estão aparadas. "É fundamental para evitar que se machuquem em possíveis conflitos. Como o gato é mais reservado, cães muito afobados podem assustar seu bichano, por isso é importante que o tutor mantenha o cachorrinho na guia num primeiro momento", alerta o vet.

Caso um dos animais seja ciumento, territorialista ou agressivo será necessário repensar ou planejar a chegada do novo membro da família. "Contratar um adestrador vai garantir que seu pet tenha limites, educação e respeito, e que você seja capaz de controlá-lo se for necessário", finaliza Marcelo. Mas quem é mãe de bicho sabe que basta ter muito amor que a aproximação será inevitável e todos se amarão incondicionalmente!

Sorteio: A ganhadora do nosso sorteio foi a leitora @raquelbarretoav, que cumpriu todas as regras: seguir o @jornaldobrasil_oficial, a @harpercollinsbrasil , marcar três amigos e deixar o perfil aberto. Parabéns! Em breve novas promoções, participem!

O QUE ROLA POR AÍ

'Me dê um lar' em Guadalupe

Neste sábado (18), vai rolar, das 12h às 18h, a Campanha de Adoção 'Me dê um Lar', com pets resgatados pelo projeto Bem Estar Animal. Para adotar basta ser maior de 18 anos e levar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Você também pode ajudar o projeto com doações de produtos de limpeza e higiene, casinhas, caminhas, toalhas, lençóis, cobertores, potinhos de alimentos, ração e medicamentos. O evento acontece no Shopping Jardim Guadalupe que fica na Av. Brasil, 22.155, Guadalupe, RJ. Telefone: 21 3512-9100.

Pet Friendly na Baixada

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)
O Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, inaugura primeira Praça de Alimentação Pet Friendly do Rio. O empreendimento foi o primeiro da Baixada a permitir o acesso de cães de pequeno e médio porte em seu interior. A nova e inédita praça permitirá que cães deem uma paradinha para beberem água ou comerem ração, e, claro, brincarem, enquanto seus donos se alimentam ao lado deles. O local abriga mesas e cadeiras, para que a família do pet possa comer adequadamente, e conta com uma decoração superespecial e convidativa. O Shopping fica na Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. Telefone: (21) 2430-5111. 

 

Adoção e vacinação em Caxias

Neste sábado (18), o projeto Apaixonados por Quatro Patas estaciona seu 'Busucão' no Caxias Shopping e promove campanha de adoção e vacinação de animais, 10h às 16h. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos e levar original e cópia da identidade, do CPF e de um comprovante de residência. Quem quiser levar seu pet para vacinar, deve retirar uma senha no local. A vacinação é feita por ordem de chegada.  Serão oferecidas vacinas V11 para cães e antirrábica para cães e gatos. Os organizadores solicitam uma colaboração de R$ 10 para cada tipo de vacina para que o projeto possa ampliar sua atuação. O Caxias Shopping fica na Rodovia Washington Luiz, 2895. Duque de Caxias. RJ. Telefone: (21) 2430-5110 ou WhatsApp: (21) 9-9305-3611.

Medicamentos e cosméticos disfarçados facilitam a vida dos tutores

Muitos pets dão trabalho na hora de tomar a medicação. Pensando nisso, o Grupo Tudodvet criou biscoitos medicamentosos sem glúten ou lactose, que trazem a mesma eficiência no tratamento. E o sabor fica a critério do cliente: carne assada, costela , queijo, bacon, morango (os flavorizantes são livres de sal e açúcar ou qualquer tipo de tempero). Já os cosméticos como creme, espuma, gel, gel dental, loções, shampoos e leave in são produzidos utilizando bases específicas para pets e com pH próprio para a pele do animal. A manipulação dos medicamentos ou produtos para os bichinhos é a forma mais segura de cuidar deles, já que ela permite fórmulas individualizadas e exclusivas para cada animal.

Pixabay - O início da relação deve ser supervisionado pelo tutor