ASSINE
search button

Rio Eco Pets arrecada 18 toneladas de tampinhas plásticas em prol dos animais

Lucro da reciclagem ajuda o projeto a castrar cães e gatos resgatados das ruas

Divulgação -
Compartilhar

Em janeiro de 2018 quatro amigas se juntaram e começaram a coletar tampinhas plásticas para reciclar e reverter o valor para castrar animais de protetoras independentes e ONGs do Rio de Janeiro. A ideia surgiu de projetos similares que elas conheceram no Sul do país. Mas elas nem imaginavam que receberiam tantas doações e transformariam muitas vidinhas! O projeto tem 250 voluntários e 170 pontos de coleta espalhados por diversas cidades do Rio como Friburgo, Niterói, Saquarema e São Gonçalo. Em pouco mais de um ano o projeto arrecadou 18 toneladas de tampas plásticas que renderam R$13.489 e possibilitaram 75 castrações de cães e gatos!

Macaque in the trees
Roberta Carvalho é uma das coordenadoras do projeto Rio Eco Pets (Foto: Daniela Calcia)

O objetivo do projeto é preservar o meio ambiente e ajudar a causa animal, produzimos muito lixo que nem sempre é descartado corretamente. Estamos muito felizes com a receptividade das pessoas, porém precisamos de mais voluntários e um espaço para armazenarmos tantas tampinhas, assim poderemos ajudar mais bichinhos", revela a nutricionista Roberta Carvalho, voluntária e coordenadora do Rio Eco Pets. A iniciativa ganhou voluntários famosos, como o casal de atores Sophia Abrahão e Sergio Malheiros. "Ela entrou em contato com a gente pelo Instagram para conhecer o projeto e doar tampinhas, foi emocionante conhecê-los", comemora Roberta.

Macaque in the trees
Sophia se encontrou com os voluntários para conhecer o projeto (Foto: Reprodução do Instagram)

O grupo aceita doações de vários tipos de tampas plásticas. "Além das tampas de garrafa pet, recebemos também de produtos de limpeza, requeijão, maionese, creme de ricota, shampoo, condicionador, enxaguante bucal, remédios, vitaminas e até de creme dental. "Aceitamos tampas de garrafas de cerveja e azeite, mas nosso foco é o plástico mesmo", destaca. Quando as tampas são vendidas por cores, aumenta o valor do quilo do plástico. "Adoramos quando nos entregam tudo separado e limpo, pois todo material é armazenado na casa dos voluntários e nem sempre temos tempo de separar e lavar para tirar os resíduos das tampas. Só nos encontramos no dia da venda, quando levamos tudo para uma garagem e esperamos o caminhão para pesar e levar as peças para a reciclagem".

Além de doar castrações e alguns atendimentos veterinários, o grupo realiza palestras em escolas públicas e particulares, empresas e eventos. "Conscientizamos crianças e adultos sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e o respeito aos animais, pois a castração é a solução para evitarmos o aumento de bichinhos abandonados".

A voluntária conta também como é a escolha de quem vai receber a castração. "Seguimos uma lista de ONGs e protetores independentes cadastrados e fazemos um rodízio para que todos sejam ajudados". Os voluntários procuram novas alternativas para ajudar os bichos. "Pretendemos oficializar e transformar o projeto em ONG, vender camisetas e canudos ecológicos e criar nosso aplicativo, mas o que mais precisamos agora é de um espaço para guardar as doações", finaliza Roberta. Quem quiser ser voluntário ou saber em quais locais pode entregar suas doações, pode entrar em contato pelo Instagram (www.instagram.com/rioecopets) ou Facebook (www.facebook.com/rioecopets/). Um dos pontos de coleta no Centro do Rio é a Drogabel, que fica na Avenida Rio Branco, 156, lj. 12. 

O QUE ROLA POR AÍ

Ação Mundial pelo Planeta

Neste domingo (02), vai rolar uma mobilização mundial em prol do meio ambiente. O evento, que tem a participação da Ampara Animal, foi idealizado para chamar a atenção das pessoas, instituições governamentais e não-governamentais quanto aos grandes danos ambientais que nosso planeta está sofrendo.

Todo mundo pode participar, mesmo que não tenha evento na sua cidade. Basta vestir azul e verde, gravar um vídeo ou fazer uma foto, e postar nas redes sociais usando a hashtag #JuntosPeloPlaneta. Aqui no Rio o encontro acontece na Praia Vermelha, a partir das 10h30. Confira abaixo os locais e horários em outras cidades:

 Um kefir animal

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)
O nome Kefir se origina do eslavo “keif” e significa bem-estar ou bem viver. Volta e meia chamado de alimento do momento, ele tem sua origem há milhares de anos e traz benefícios como melhorar a saúde gastrointestinal e prevenir o aparecimento de alergias. E agora não é mais privilégio dos humanos. Os animais também ganharam sua versão do probiótico.

A Farmácia de manipulação Tudodvet acaba de lançar o seu. E em sabores como carne, frango, queijo, bacon, fígado, salmão, morango, banana, cereja, uva e leite condensado - os flavorizantes são livres de sal e açúcar ou qualquer outro tipo de tempero. Além disso, o produto tem todas os certificados de segurança e qualidade, inclusive declaração de ausência de Organismos Geneticamente Modificados (Non-GMO) e ausência de alergênicos. Além de ser bom para cachorro. E outros animais.

Saúde bucal dos pets

Você sabia que escovar os dentes do seu pet previne diversas doenças? Durante o mês de junho, as médicas veterinárias da pet shop Mee Au promovem rodas de conversas sobre o assunto. Os temas 'A importância da higiene bucal do animal e como fazer?' e 'Como a saúde bucal afeta a saúde do animal' serão apresentados nos dias 10 e 13 a partir das 17h e no dia 12 a partir das 13h. A entrada é franca. No dia 15 rola o sorteio de um kit de higiene bucal para os clientes. Quem quiser pode levar suas tampinhas plásticas para doar pro Rio Eco Pets, a loja é um dos pontos de coleta. A Mee Au fica na Rua do Russel, 344, lj A, Glória, RJ. Tel: 21 2225-6564 ou 98814-5033. 

Luísa Sonza adota linda vira-latinha

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)
A quarta edição do Dia da AdoCÃO, evento que faz parte do Programa Adotar é Tudo de Bom, da Pedigree, promoveu a adoção de 76 cães castrados e vacinados. A cantora Luísa Sonza adotou uma linda cadelinha para sua irmã Sofia, de 6 anos, batizada com o nome de Princesa. Ambas se comprometeram, durante o 'Juramento da Posse Responsável', a “cuidar, amar e sempre oferecer o que há de melhor” para ela.

“A importância de adotar é algo que sempre esteve presente na minha vida. Eu já tenho duas ‘nenéns’ adotadas, Regina e Gisele, e uma que me foi dada, Amora. Eu sou do interior, então, sempre tive contato com animais, sempre tive atenção para cuidar deles. Percebi o quanto eles nos dão amor e carinho, o quanto eles compartilham só o bem, e o quanto precisamos cuidar mais deles. Eu vejo essa oportunidade como uma forma de incentivar a adoção de mais animais, já que eu mesma já tenho, agora, 3 adotados”, revela a Luísa durante o evento. A jovem, que neste ano ganhou um prêmio de “Cantora Revelação”, também é uma das apoiadoras da Ampara Silvestre, da Ampara Animal.

'Segunda Sem Carne' no Bistro do Paço

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas. E a galera que curte uma alimentação natural e vegana tem mais uma opção para almoçar no Centro do Rio. Toda a segunda-feira o Bistro do Paço terá um prato vegano em seu cardápio. O bistrô fica no Paço Imperial, na Praça 15 de Novembro, número 48, Centro, RJ.

Apama promove campanha de adoção no Pará

Neste domingo (02), das 15h às 19h, você pode adotar um dos 50 pets da ONG APAMA, na Praça de Eventos, do Partage Shopping Parauapebas. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos e levar um documento com foto, um comprovante de residência e passar por uma entrevista. O shopping é Pet Friendly e fica na Rodovia PA 275, Km 61,6, S/n - Núcleo Residencial de Serviços Carajás, Parauapebas, PA.

Pixabay -
Divulgação -
Reprodução do Instagram - Sophia Abrahão e Sergio Malheiros abraçaram a causa
Daniela Calcia - Roberta Carvalho é uma das coordenadoras do projeto Rio Eco Pets
Reprodução do Instagram - Sophia se encontrou com os voluntários para conhecer o projeto
Reprodução do Instagram - Rio Eco Pets preserva o meio ambiente e ajuda na causa animal