ASSINE
search button

Eleições na UFRJ

Cm Press -
Coluna Jan
Compartilhar

Rachou a Frente Democrática em defesa da UFRJ, que tentava uma união das forças progressistas em torno de uma chapa única para a reitoria da universidade. As eleições para reitor da UFRJ têm particular importância porque será a primeira instituição federal de ensino a submeter os nomes ao novo governo. Embora divididos, os grupos liderados pelo professor Oscar Rosa Mattos, da chapa "Unidade e diversidade pela universidade pública e gratuita", e pela professora Denise Pires, da chapa "UFRJ vai ser diferente", reivindicam os compromissos da frente por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Uma terceira chapa, cujo candidato a reitor Roberto Bartholo não participou dos compromissos da frente, também se inscreveu. O professor da Coppe tem como vice o professor João Felipe Cury, do Instituto de Economia. O atual reitor Roberto Leher, que assumiu a reitoria em 2015, ficou fora da disputa. As eleições serão em abril.

Macaque in the trees
Colunista Jan (Foto: José Peres)

O que é isso Ibama?

O sempre alerta deputado Carlos Minc foi anteontem refrescar a cuca em uma das cachoeiras das Paineiras quando quase caiu pra trás ao se deparar com o outdoor principal do Centro de visitantes do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Nele despontam e sobressaem 2 enormes fotos de sanduíches: um hambúrguer e outro de queijo e tomate. "Conheci mais de 100 parques nacionais no Brasil e no exterior. Nunca vi nada assim ou parecido", revolta-se Minc. "Em todos há fotos dos exemplares de fauna e fauna protegidos no parque. Macacos, tucanos, cachoeiras, árvores frondosas. Tudo o que inexiste neste, estrelado pelo calórico hamburguer, cuja ingestão não é aconselhável antes de caminhadas mais difíceis nas trilhas".

Ops!

O MP está no calcanhar do prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa. Tudo porque o município contratou o Afroreggae para executar um projeto de "promoção do acesso ao mundo do trabalho" pela besteira de R$ 400 mil. O problema é que quem conduziu a contratação foi o assessor especial do prefeito, Danilo Gonçalvez Costa, ex-coordenador do....Afroreggae.

Dura nos ônibus

O vereador Luiz Carlos Ramos filho conta que voltou do recesso com sangue nos olhos. É que ele recebeu neste período uma alarmante uma série de reclamações sobre o péssimo serviço dos ônibus da cidade. As reclamações vão da falta de pontos, passando por veículos que não param, desrespeito aos idosos, e o pouco número de carros nas linhas da zona oeste. O edil vai encaminhar uma penca de requerimentos de informações à prefeitura e promete "vou dar até plantão nos pontos dos ônibus para fiscalizar".

Vinde a mim

A Assembleia não é coração de mãe, mas sempre cabe mais um. No caso, Ronaldo de Souza Faria, irmão querido do senador Romário, que levou um cargo de assessor CCDAL-5, na liderança do Patriotas.

Homenagens

Diretor cênico e musical do Baile do Copa, Haroldo Costa vai pedir um minuto de silêncio durante a apresentação da orquestra, em homenagem à atriz Bibi Ferreira e ao jornalista Ricardo Boechat. "Bibi e Boechat tiveram suas histórias ligadas ao Copa. Ela foi protagonista do musical My Fair Lady, que lotou o Golden Room e Ricardo, além de escrever a biografia, foi frequentador assíduo e ajudou a divulgar o hotel ", explicou o produtor cultural.

José Peres - Colunista Jan

LANCE LIVRE

-

O Bloco do Sargento Pimenta, em parceria com Pedro Tie, lançou sexta-feira o single e o videoclipe de sua versão de "Don't Let Me Down".