União pelo Petróleo

José Peres
Credit...José Peres

O deputado federal Wladimir Garotinho (PRP-RJ) está mobilizado os colegas para a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Produtores de Petróleo. A ideia foi amadurecida para fortalecer a mobilização dos municípios produtores frente à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no STF, que trata de redistribuição dos royalties do petróleo. A ADIN tem liminar da ministra Carmem Lúcia barrando a redistribuição, mas tem previsão de ser colocada em votação no segundo semestre. Wladimir está percorrendo gabinetes para coletar as 172 assinaturas necessárias. O objetivo é buscar soluções quanto aos danos ambientais, recebimento de royalties, participações especiais e fortalecimento dos municípios produtores. "A criação da Frente Parlamentar é importante para que estados e municípios estejam em constante mobilização para não passar a redistribuição dos royalties. É preciso preservar um direito de todos os municípios produtores, além de assegurar as compensações ambientais da exploração do petróleo, para benefício das comunidades, principalmente aos pescadores que retiram do mar o sustento das suas famílias", afirma Wladimir Garotinho.

Lacerda no Aterro

O prefeito Marcelo Crivella autorizou a Sociedade de Amigos de Carlos Lacerda a instalar uma estátua do ex-governador da Guanabara no Aterro do Flamengo. Os custos serão bancados pelo empresário Mauro Magalhães, que foi líder da UDN na Assembleia Legislativa nos anos 60. Mauro quer inaugurar a estátua em 30 de abril, aniversário de Lacerda.

Tutuca dançou

Foram ouvidas gargalhadas e urros de desespero no Palácio Tiradentes quando começou a circular a relação das comissões permanentes. Ontem foram anunciadas as formações de oito dessas comissões. E a surpresa foi a situação do deputado Gustavo Tutuca (P) MDB, que cotado para presidir a

CCJ ou o Orçamento, terminou indicado apenas para a Tributação. Aguarda-se a publicação das próximas comissões.

Vendetta?

A indicação de Tutuca era bancada pelo "Grupo dos 12", dúzia de deputados alinhados com a era Cabral/Picciani. O comentário ontem era que se essa turma não for contemplada nas próximas indicações, o potencial de estrago que o grupo pode causar é grande.

Falhas no meio campo

O Flamengo investiu alto no ataque, mas, depois da tragédia do Ninho, o problema maior tem sido no meio de campo. O atual vice-presidente jurídico, Rodrigo Dunshee de Abranches, anda pisando na bola e o técnico do time, o presidente Rodolfo Landim, deve explicações à torcida. Se o problema fosse no futebol, a escalação do time poderia mudar, mas, nesse caso, só daqui a três anos.

Aliás e a propósito

Flávio de Araújo Willeman, ex-vice jurídico do Flamengo na gestão Bandeira de Mello, tem sido consultado pela atual diretoria sobre o imbróglio do pagamento das indenizações às famílias dos meninos da base, vítimas do incêndio.

----------

LANCE LIVRE

Paulo Roberto Silva promove a Exposocial Juntos por você, neste sábado, no Shopping Via Brasil. A Galeria Zagut está reunindo os principais artistas da famosa Geração 80 em comemoração e discussão sobre o movimento de arte brasileira na segunda-feira, às 19h.o advogado Paulo Parente Marques Mendes, sócio do escritório Di Blasi Parente Associados, junto com a Comissão de Propriedade Industrial e Pirataria da OAB/RJ lançam o Livro Propriedade Intelectual - Reflexões Contemporâneas, no CCJF, terça-feira às 18h.