ASSINE
search button

Tudo como dantes

Compartilhar

As chuvaradas de verão, quase todos os anos, causam no nosso Rio de Janeiro, inundações desastrosas. De há muito que a nossa engenharia municipal se devia ter compenetrado do dever de evitar tais acidentes urbanos. Uma arte tão ousada e quase tão perfeita, como é a engenharia, não deve julgar irresolvível tão simples problema. O Rio de Janeiro, da Avenida, dos squares, dos freios elétricos, não pode estar à mercê de chuvaradas, mais ou menos violentas, para viver a sua vida integral. Como está acontecendo atualmente, ele é função da chuva. Uma vergonha! Não sei nada de engenharia, mas, pelo que me dizem os entendidos, o problema não é tão difícil de resolver como parece fazerem constar os engenheiros municipais, procrastinando a solução da questão. O prefeito Passos, que tanto se interessou pelo embelezamento da cidade, descurou completamente de solucionar esse defeito do nosso Rio. Infelizmente (...) nos preocupamos muito com os aspectos externos, com fachadas, e não com o que há de essencial nos problemas da nossa vida urbana, econômica, financeira e social”. Foi assim que o escritor Lima Barreto descreveu, no extinto Correio da Noite, as chuvas que desabaram sobre o Rio em 18 de janeiro de 1915. De lá para cá, como se vê, quase nada mudou.

Seca de investimentos

Ao comparar o que foi gasto no programa de prevenção a enchentes da Prefeitura em 2014, cerca de R$ 295 milhões, com os gastos dos dois primeiros anos do governo do Bispo Crivella, o vereador Paulo Pinheiro ficou surpreso. Segundo ele, em 2017 o investimento foi de exatos 5% daquele valor. No ano passado, foi pouco mais de 20%. “Crivella pouco investe e o que consegue fazer, faz mal”, critica o edil.

Zorra total

Quem também bateu forte na prefeitura ontem foi o vereador Renato Cinco, ex-presidente da CPI da Ciclovia Tim Maia, aquela que ao contrário do homenageado não aguenta uma ressaca: “A ciclovia não resistiu a dois eventos recorrentes na cidade”, disse Cinco. “Incrível é sabermos que a obra esteve sob responsabilidade da Geo-Rio, a empresa que faz a manutenção das encostas.”

Será?

Uma ala do PDT vinha operando pesado nos bastidores com o intuito de convencer Ciro Gomes a transferir seu domicílio eleitoral para o Rio. Depois das caneladas de ontem, a turma deve ter colocado os lenços vermelhos de molho.

Contra o assédio

O aplicativo de taxis 99 lançou um rastreador de comentários que identifica automaticamente denúncias de assédio na plataforma. O sistema vasculha as avaliações das usuárias e dos usuários no fim das corridas com uma tecnologia que consegue identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a situações de assédio. Em seguida, uma equipe especializada faz uma segunda checagem para tomar as devidas providências.

Só no Toddynho

O bloco Alegria Sem Ressaca fará seu 16º desfile, domingo, na orla de Copacabana. “Lembramos que é possível diversão sem uso de drogas e moderando o uso de álcool”, diz Jorge Jaber, psiquiatra especializado em dependência química em Harvard, que promove o bloco. “Defendemos que, com música e arte, o ser humano é capaz de gerar muita alegria, e de forma saudável, sem depender de nenhuma substância química”. Evoé!

João é Joana

O pastor João Mendes de Jesus, da Igreja Universal, aparentemente rendeu-se à defesa da pauta LGBT. No D.O. de ontem, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura publicou um protocolo de atendimento a travestis e transexuais pelas equipes da secretaria. A partir de agora os servidores vão ter que respeitar a identidade social dos cidadãos. Boa, pastor!

LANCE LIVRE

Carlos Henrique de Carvalho foi nomeado pelo presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira. Ouvidor Geral da entidade para o triênio 2019/2021.