ASSINE
search button

O INEP e os cidadões

Compartilhar

O presidente do INEP, Marcus Vinicius Rodrigues, conta que passou dias de “baixíssimo astral”, após seu discurso de posse que ficou imortalizado pelo escorregão dos “cidadões”. “Foi um baita ato falho”, admite o professor. “Sou cearense, e minha mulher vive implicando comigo quando, por exemplo, peço para tirar ‘cibola” de algum prato no restaurante”. Criticado por meio Brasil, Marcus Vinícius, que é um dos mais preparados estudiosos da administração pública do país, lamenta apenas que o deslize tenha tido mais visibilidade do que os resultados dos trabalhos realizados por sua equipe nesses primeiros dias de governo.

Marcus apresentou seis programas com foco em ações estratégicas, operacionais, comportamentais e estruturais que visam a uma reestruturação do órgão, responsável, entre outras funções pelo Enem. “O programa de modernização do Inep seguirá uma metodologia que tem se mostrado eficaz em identificar, entender e solucionar os principais gargalos de organizações públicas e privadas”, explica Marcus.

“A proposta dessa metodologia é identificar as principais necessidades do Instituto para que, através da participação de todos os gestores e especialistas envolvidos, seja elaborado um diagnóstico para a implementação das inovações necessárias”. A ideia dele é começar as mudanças até o fim do mês.

Bastidores da posse

O clima de Fla-Flu político marcou a posse ontem dos novos deputados estaduais. A Enfermeira Rejane e Zeidan Lula puxaram o grito de “Lula Livre” ao assinar o termo de posse. Felipe Poubel gritou “Bolsonaro presidente”. E Rodrigo Amorim fez um rápido discurso elogiando “a maior liderança política do estado: Flávio Bolsonaro!”.

A mais, mais...

Foram pelo menos dois os grandes destaques da cerimônia. Vestida em um macacão branco colado que delineava o corpo escultural, a empresária Andrezza Borges, mulher do deputado Gustavo Tutuca, provocou torcicolos em metade dos presentes.

...e o menos, menos!

Já entre o público masculino ninguém apareceu menos que o deputado Giovani Ratinho, que envergava um reluzente terno de cetim prateado, camisa verde água e gravata azul.

Estilo Obama

Um das herdeiras políticas de Marielle, a deputada Renata Souza usava um conjunto de Sol Azulay branco bordado com pérolas brancas. “Representam a luta da mulher negra, que nunca pode usar pérolas”, explicava. “Fora que branco, cor que representa todas as cores, foi usado por Michele Obama na posse do marido dela na Presidência dos EUA”.

Marielle presente

Falando em Marielle, as placas de rua com o nome da vereadora que os deputados do PSOL levaram para o plenário foram disputadas a tapa ao final do evento.

E os presos?

Nas galerias um convidado comentava com um amigo: “até que foi rápido, né”. O outro respondeu: “pois é, teve uma galera aí que não pôde comparecer”.

Oi sumido

Quem anda sumido e repareceu em Brumadinho foi o Cacique Cobra Coral. A entidade está atuando desde a tarde do dia 25 a pedido de um grupo privado para melhorar e estabilizar as condições meteorológicas na região do crime ambiental da Vale.

Enquanto isso

Bandejão chique é o do time do Flamengo. Ontem, após o treino da manhã, o escrete rubro-negro foi em peso almoçar no sofisticado restaurante italiano Gabbiano, no Barra Garden.

Lance Livre

As inscrições para o projeto “Ambiente de Transformação”, promovido peça SBH no Colégio Cruzeiro, serão abertas dia 6. A Galeria Aymoré realizará a partir do dia 9 a exposição “Lacunas Preenchidas”, coletiva que reunirá oito artistas, em parceria com a Galeria Gaby Indio da Costa.