ASSINE
search button

Um novo tempo?

Compartilhar

Além dos já conhecidos seis deputados acompanhados seguranças, dois novos parlamentares eleitos relataram estar sofrendo ameaças de morte. A questão da segurança dos deputados estaduais do Rio é um tema central do pacote de reformas que o presidente da Assembléia, e candidato à reeleição, André Ceciliano, apresentou no programa Jogo do Poder, apresentado pelo jornalista Ricardo Bruno na CNT, que vai ao ar amanhã às 23h15. “Uma ideia é centralizar a questão da segurança em um delegado, que responda à Presidência”, explica André Ceciliano. “Este policial ficará encarregado dos casos específicos e da articulação com as forças policiais de cada região quando um deputado tiver de ir a uma comunidade por exemplo”. Além deste tema, André aproveitou o programa para detalhar mais algumas de suas propostas que visam a dar mais transparência para a tão malfalada Assembléia do Rio, como a redução de 30% no número de funcionários, o estabelecimento de um limite de até 40 assessores por deputado (hoje são 60) e a criação de um sistema de participação popular que permita desde o acompanhamento on line do que gasta cada deputado até a possibilidade da população apresentar propostas diretamente à Assembléia. É ver para crer.

Ainda a Alerj

Pato novo não mergulha fundo. E o comentário nos corredores do Palácio Tiradentes é que o bem-intencionado deputado eleito Chicão Bulhões, do Partido Novo, que tentou se lançar candidato à presidência, não conseguiu ir adiante pela radicalidade de suas propostas. Chicão defendia um máximo de cinco assessores por parlamentar.

Pajelança petista

O PT reúne hoje os presidentes de todos os diretórios regionais do partido para começar a discutir as eleições de 2020. Será mais uma reunião burocrática do que programática. Vários diretórios estão com problemas, como falta de CNPJs, que se não forem resolvidos logo impedirão o partido de lançar candidatos em alguns municípios.

Dura ecológica 1

A área ambiental do governo prepara um grande choque de ordem para a Região dos Lagos. A nova Secretária estadual do Ambiente, Ana Lúcia Santoro, e o presidente do INEA, Cláudio Dutra, farão uma vistoria neste fim de semana no Parque Estadual da Costa do Sol, que vai de Saquarema a Búzios e é a maior unidade de preservação fragmentada do Estado.

Dura ecológica 2

O foco principal da vistoria deste fim de semana são os incêndios criminosos e as construções de casas em áreas de preservação permanente. Só este ano o Inea contabilizou mais de 40 incêndios criminosos na região. O Parque conta hoje com apenas 19 guardas e não dispõe de nenhum equipamento contra incêndios.

Mensagem cifrada

A senadora gaúcha, Ana Amélia, que não se reelegeu, divulgou um vídeo de despedida aos seus eleitores, no qual caminha por seu gabinete vazio. A mensagem até que era boa, mas o que chamou mesmo a atenção foram os calendários sobre as mesas vazias. Todos estavam marcados como se fosse março de 2008.

Palmas para eles

Bacana a iniciativa da colônia de férias da Escola Superior de Educação Física do Exército. Este ano, convidou crianças portadoras de necessidades especiais para curtir as férias de verão no Forte da Urca. Cada criança é acompanhada por um militar.

___________

LANCE LIVRE

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra realiza seu primeiro Baile de Dança de Salão do ano no próximo dia 30, com entrada franca. O Outback do Via Parque Shopping realiza jantar beneficente segunda-feira, às 19h, em prol da instiuição Make-A-Wish.