ASSINE
search button

Cem anos de Tristão

Compartilhar

O ano de 2019 marca os cem anos de “nascimento” de Tristão de Athayde, pseudônimo criado por Alceu Amoroso Lima para atuar como crítico literário. No próximo dia 9 de fevereiro, o evento “Jornada Tristão de Athayde – Seminário Alceu Amoroso Lima” discutirá o legado do intelectual, reconhecido por sua liderança católica e pela oposição à ditadura militar. Foi no JORNAL DO BRASIL que Amoroso Lima ocupou a linha de frente no combate às frequentes violações dos direitos humanos impetradas durante a ditadura militar. Sua coluna “Terrorismo cultural”, publicada em 7 de maio de 1964, foi um marco entre as denúncias da repressão que se abatia sobre as liberdades. “O pensamento de Alceu tem muito o que contribuir com o momento atual. Seu trabalho no JB representou uma resistência democrática durante os piores anos do regime militar. Uma batalha pela liberdade que merece sempre ser lembrada”, afirma Xikito Ferreira, neto do intelectual e organizador do seminário. Mais atual, impossível.

Virada à esquerda

A substituição do deputado Jean Willys pelo vereador David Miranda vai marcar uma inflexão radical na política da bancada federal do PSOL. Jean recebia críticas internas no partido por sua proximidade com os parlamentares do PT. Já David representa uma ala mais à esquerda, próxima da ex-presidenciável Luciana Genro.

Repercussão

Uma das principais vozes do movimento LGBT do Rio, o estilista Carlos Tufvesson levou um susto ao receber a notícia da renúncia de Jean Willys à vida parlamentar. “Estou chocado. Se um parlamentar precisa sair do país por medo de sua integridade física, imagina a população”, diz Tufvesson. “Estamos diante da a total desmoralização do estado democrático de direito”.

Alto nível

Com a renúncia de Jean Willys, o Rio vai mais uma vez apresentar ao Brasil o que tem de pior. É que quem acompanhava a Câmara Municipal sabe o quanto eram debochados, provocativos e de alto nível os debates entre David Miranda e seu colega vereador, o pastor Ottoni de Paula, do PSL, que também acaba de ser eleito federal. Sai de baixo, Brasil!

#freerodrigo

A prisão do prefeito de Niterói Rodrigo Neves está conseguindo unir antigos desafetos na cidade em torno da bandeira da arbitrariedade da detenção. A ideia é lançar um movimento público por sua liberdade já no mês que vem.

A UNE é?

Problemas inicialmente mais técnicos do que burocráticos quase deram chabu nas inscrições para o Sisu do MEC, o sistema que a partir de notas do Enem seleciona 235.461 estudantes para 129 instituições federais. Briga de lá, briga de cá, as inscrições foram prorrogadas até domingo. Só um detalhe chamou atenção de quem esteve envolvido na solução do problema. Quase um milhão de estudantes correu risco de ficar de fora da seleção e a UNE não estava nem aí.

Spotlight

Como era de se esperar, gerou um bafafá danado a história da namorada de Carlos Bolsonaro, revelada com exclusividade ontem pelo jornalista Leonardo Ferreira, do diário “Extra”. Atônito, um trepidante repórter do JB telefonou para um colega na “Folha de S. Paulo”: “Álvaro, vale?”

LANCE LIVRE

Diretor da Sergio Castro Imóveis, Luiz Oliveira, um dos mais antigos executivos do mercado imobiliário carioca, recebe homenagem póstuma em missa hoje na capela do Colégio Sion. A cantora Analuh lança hoje o EP “Revela a Ferida” no Bar Olho da Rua, em Botafogo.