ASSINE
search button

Mobilização trabalhista

Compartilhar

A Federação Nacional dos Advogados (FENADV), a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) e o Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (MATI), ajuizou ontem Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, perante o STF questionando os termos da MP 870/2019, que extingue o Ministério do Trabalho, alocando suas atribuições em outras pastas. “O que se vê, nessa engendrada arquitetura, ao disfarce de um super Ministério, é a fragmentação, ainda que paulatina, das conquistas dos Direitos Sociais, estes que são privilegiados e enaltecidos em todas as maiores Nações do Mundo. E, assim, iniciamos 2019 na contramão do desenvolvimento humano, em toda sua completude, já que o trabalho dignifica o homem”, diz a nota. “Por isso, esclarecemos que o objetivo da ação é, em última razão, a proteção às relações de trabalho e todo seu espectro, tanto no que protege o empregado, quanto naquilo que protege o empregador”.

Censura nunca mais

O ponto baixo dos bastidores da cobertura da transmissão de cargo de W2 ontem foi quando uma assessora informou que “entrevistas com os secretários estavam proibidas por razões de segurança”. A atitude tem nome claro: censura. Um péssimo começo para a comunicação do novo governador.

Aliás e a propósito

Falando em mau começo, o D. O. do estado não trazia ontem um único decretinho sequer do novo governador. Deve ser a ressaca do dia primeiro.

O nome do hômi

De todos os nomes que saíram até agora para o gabinete de W2 nenhum chama mais atenção do que um certo Golbery do Couto e Silva, Neto.

Operação faxina

No D.O. de ontem da Assembleia o presidente André Ceciliano numa canetada só, exonerou 127 cargos de confiança.

Quartel Alerj

Entre os demitidos, quatro assessores da Superintendência Militar da Alerj. Fica a dúvida: por que a casa precisa de uma superintendência militar?

Duplo sentido

Dois nomes chamavam atenção na lista: Flávio Peralta e Solange Laranja.

Fatos & versões

Nos bastidores do Palácio Tiradentes, comenta-se que com as exonerações, o presidente André Ceciliano, candidato à reeleição, quer deixar o campo aberto para indicações políticas dos novos deputados.

Forfait

Filho de você sabe quem, o vereador Carlos Bolsonaro não deu as caras ontem na eleição da Mesa da Câmara. Deve ser outro que ainda está curtindo a ressaca da posse.

Palmas para eles

Segundo maior réveillon do Rio, Cabo Frio deu show nesta festa de fim de ano. A queima de fogos, feita do Forte São Matheus, durou 10 minutos e não custou R$ 100 mil. Os cachês dos artistas que foram bancados pela iniciativa privada e a estrutura dos shows custou R$ 2,5 milhões a menos que no ano passado.

Primeira treta

A relação entre o Bispo Crivella e a Câmara já não é mais a mesma. Reeleito ontem para o sexto mandato como presidente da Casa, Jorge Felippe reclamou do alcaide no discurso de posse. Tudo porque o prefeito afirmou em redes sociais que, se a passagem de ônibus aumentar, a culpa será dos vereadores, que aprovaram projeto aumentando para 2% o ISS das empresas do setor. “O prefeito tem responsabilidade sim! Ele poderia apenas vetar. Por que não vetou?”, reclamou Felippe.

LANCE LIVRE

O engenheiro Ricardo Viegas tomará posse hoje da presidência da Sociedade de Engenharia de Segurança do Trabalho. A partir de segunda-feira, as crianças entre 4 e 13 anos poderão se divertir com atividades de aventura na natureza, promovida pela Rio Ecoesporte, no Pontal Country Club, no Recreio.