ASSINE
search button

Questão de DNA

Compartilhar

As más línguas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro afirmam que a velha política está no DNA do governador eleito Wilson Witzel, por mais que ele negue e se apresente como uma novidade. Políticos não só da oposição, como do próprio MDB, garantem que a eleição de Witzel tem o dedo, ou melhor, a mão toda, de Jorge Picciani, ex-presidente da Alerj que atualmente se encontra em prisão domiciliar. Nos bastidores, Picciani se tornou uma espécie de padrinho. ‘Cristianizou’ o candidato da coligação Eduardo Paes (DEM) ao apostar suas fichas políticas no ex-juiz. Picciani teria ainda usado seu prestígio para costurar o apoio dos evangélicos ao candidato do PSC. Quem apresentou Picciani a Witzel foi ninguém menos do que o ex-governador Sérgio Cabral. E quem fez a ponte até Cabral foi o agente fazendário Ary Ferreira da Costa Filho, o Aryzinho, que chegou a ser preso pela operação Calicute. Naquela época, em 2014, Witzel já se apresentava como uma opção ao governo do estado. Para o negociar apoio e aprovar projetos de seu interesse, Witzel prefere ter à frente do Legislativo estadual André Ceciliano (PT) do que um radical representante do PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro. Outra vez, quem fala mais alto é a velha política.

Crédito ou débito?

De acordo com estudo encomendado pela Visa à Roubini ThoughtLab, ao trocar de dinheiro em espécie por pagamento digital o Rio terá uma injeção de US$ 6 bilhões ao ano na economia, divididos entre consumidores, estabelecimentos comerciais e governo.

Nota máxima

A UniCarioca, pelo 6º ano consecutivo, obteve conceito 4 e é o melhor Centro Universitário do Rio de Janeiro, na avaliação do MEC. Neste ano, três dos seus cinco cursos avaliados ficaram com conceito 5, nota máxima. Os destaques foram para o curso de Redes de Computadores, que ficou em primeiro lugar nacional, e os cursos de Pedagogia e Engenharia de Produção, primeiro colocado geral no Rio, o mesmo acontecendo com Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Insulaninhos

Desde que a maternidade da Ilha do Governador foi fechada e o programa Cegonha Carioca foi implantado, os futuros insulanos são levados, ironicamente, pela cegonha para maternidades fora da região. A vereadora Tânia Bastos tem destinado há 6 anos, suas emendas parlamentares para retomar o atendimento.

Cadastro

O Inea iniciou o Projeto Cadastro Ambiental Rural. A finalidade é efetuar o cadastro de propriedades rurais situadas no interior e nas zonas de amortecimento das unidades de conservação estadual, reunindo informações ambientais de propriedades e posses rurais, para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Essa iniciativa é financiada com recursos da Câmara de Compensação Ambiental e executado pela empresa Ambientagro Engenharia. Além dos cadastros, a equipe realizará palestras de esclarecimentos sobre o tema e capacitação de agentes públicos e privados. O projeto beneficiará, entre outros, o Parque Estadual Cunhambebe e Área de Proteção Ambiental (APA) de Mangaratiba, no Sul Fluminense; Parques estaduais do Desengano e da Lagoa do Açu, no Norte Fluminense; Estação Ecológica de Guaxindiba; Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio; Parque Estadual do Mendanha e Parque Estadual dos Três Picos.

Preocupação

Os moradores do Grajaú vivem dias de preocupação. O governador eleito do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, vai morar no Palácio Laranjeiras. Com isso, o carro da Polícia que fica 24 horas na esquina da Professor Valadares com Júlio Furtado deve deixar a área.

Tags:

informe | jan | jb | witzel