ASSINE
search button

Educação em xeque

Compartilhar

No Estado do Rio de Janeiro, a gestão da educação em 66 municípios – 85,7% do total analisado - é classificada como ineficiente no ensino fundamental. Por outro lado, apenas 11 (14%) são eficientes em termos de gestão educacional nessa mesma etapa da educação básica. Essas constatações estão no Atlas da Eficiência da Gestão Municipal da Educação, que acaba de ser lançado em Brasília (DF). Do total de 92 municípios fluminenses, 77 estão no atlas – 15 não dispõem de informações na publicação. Dos 66 municípios considerados ineficientes, 27 (35%) têm ineficiência moderada; 35 (45%) apresentam ineficiência crítica; e 4 (5%), ineficiência extrema. A publicação foi desenvolvida por uma startup de inovação e pesquisa sem fins lucrativos do Distrito Federal, com a coordenação técnica de professores da UnB.

------

Sinceridade 1

Responsabilidade social corporativa importa muito para os brasileiros, de acordo com o WorkMonitor, relatório trimestral da Randstad. Segundo o levantamento, 81% dos profissionais do País gostariam de trabalhar apenas para empresas que tenham programas sólidos de responsabilidade social. Além disso, 78% deles dizem que no momento de se candidatar à uma vaga de emprego avaliam se a empresa participa de atividades de caridade ou filantrópicas. Será?

Sinceridade 2

Para a felicidade do pessoal do bem, 60% dos entrevistados afirmam que a empresa em que trabalham apoia pelo menos uma causa ou iniciativa de caridade, porcentagem acima da média global, que é de 53%. Apesar disso, apenas 21% dos pesquisados disseram que as empresas liberam o time em horário comercial para fazer algum trabalho voluntário. Já quando o assunto é aproveitar os momentos de folga para o voluntariado, a porcentagem é mais animadora: 37% dos entrevistados afirmaram que fazem alguma atividade do tipo.

Sem Ciro

Após pesquisas e resultados que apresentaram o nível de inadimplência dos brasileiros, a corretora independente Easynvest está selecionando opções de títulos em renda fixa com baixo investimento inicial para estimular a população a guardar o 13º. Entre a carteira completa da corretora, foram selecionados LCI com rendimento de 96% do CDI, LC a 123% do CDI e Tesouro IPCA+taxa, disponíveis no site da empresa.

Burguesia

Mesmo após um ano de vigência, vários pontos das novas regras trabalhistas ainda geram dúvidas entre empreendedores. Quase a metade dos empresários alegaram não ter certeza sobre a diferença entre o trabalho intermitente e a atividade autônoma, 39% declaram terem dúvidas sobre a negociação individual com novos empregados e outros 32% não estão seguros em relação aos acordos e planos de demissão voluntária.

Finalmente

A comunidade científica está sendo convidada a agregar esforços para avaliar os impactos ambientais do rompimento da barragem de Fundão na bacia do rio Doce. Convênio firmado entre a Fundação Renova e a Fapemig vai destinar R$ 15 milhões para pesquisas com o foco na investigação da qualidade da água e dos sedimentos, além dos efeitos do rejeito na biodiversidade, incluindo análises da concentração de contaminantes no ambiente. De novembro de 2015 até o momento, foram investidos R$ 4,7 bihões nas ações de reparação e compensação.

----

LANCE LIVRE

Dúvida singela

Perguntar não ofende. Então o que é essa campanha supostamente de combate à Sífilis, que espalhou cartazes pela cidade ilustrados por jovens em clima de confraternização. Parece insinuar que sífilis é o maior barato...