ASSINE
search button

Versões conflitantes

Compartilhar

O pescador Alexandre Anderson, presidente da Associação Homens e Mulheres do Mar da Baía de Guanabara (Ahomar) afirmou ontem desconfiar que não houve furto, mas sim vazamento de um duto da Transpetro que provocou o derramamento de óleo no último sábado. O local exato do incidente está isolado pela Petrobras. Alexandre diz ter testemunhado funcionários da empresa abrindo caminho na mata. A versão dele é corroborada por um técnico da Fundação Mangue Vivo que em vídeo postado ontem pelo secretário-executivo da Fundação Onda Azul, André Esteves, afirma ter tentado chegar ao local de carro e não conseguiu. “Se de carro não dá pra chegar, como um caminhão chegou até lá e conseguir retirar o óleo”, pergunta Alexandre. “Nossa tese é que houve fadiga do duto”. Por meio de uma nota oficial, a Transpetro negou a versão do vazamento dizendo que “existe uma estrada vicinal em condições precárias que permite a chegada de veículos até as proximidades do local” e que esse tipo de roubo é recorrente. Pode até ser. Mas os ambientalistas do Rio não estão comprando barato essa versão. Aguardemos agora a conclusão do inquérito.

---

Saudades da terrinha

Foi-se o tempo em que os brasileiros de mudança para Portugal sonhavam com aquele apartamento em Cascais, com quarto de empregada e vaga para o possante. O must have agora são edifícios de valor histórico, como um cinema art déco dos anos 20, uma antiga fábrica de café ou o palácio da rainha Maria Pia. Os brasileiros já superam os franceses como maiores compradores de imóveis com este tipo de perfil.

Blecaute na Igreja

A Ampla foi condenada a pagar R$ 16.700,33, a título de danos morais e materiais, a uma comerciante de Petrópolis. Christiane Teixeira da Silva pretendia vender produtos alimentícios durante a festa da padroeira da paróquia de Secretário, distrito de Petrópolis, mas acabou amargando um tremendo prejuízo por falta de luz. O blecaute durou mais de 10 horas e todos os produtos estragaram. A empresa alegou que a interrupção foi uma medida legal por necessidade de reparo na rede, sem comprovação. Mas os desembargadores da 22ª Câmara Cível do TJ do Rio negaram o recurso.

Natal bolchevique

Dica de presente de Natal para aquele seu amigo petralha. A Feira dos Sem Terra no Largo da Carioca oferece ampla variedade de camisetas das Farc, do Hamas, do Hezbollah e até do presidente da Coreia do Norte, Kim Jong Il. Custam R$ 30 cada.

Para, Pedro!

Se está ruim pra você, pensa na situação do Pedro Fernandes. Traiu o PDT de olho em uma vaga no governo W2 e até agora não foi lembrado para nada. Pedro sonhava com a Secretaria de Governo ou a Casa Civil. Hoje, o último cargo de destaque no baralho de W2 é a secretaria de Educação. A turma heavy metal do PSL faz frente contra ele, querendo tirá-lo do tabuleiro da disputa pela Prefeitura do Rio em 2020.

Vice de novo

Não houve Réveillon de Copacabana que colocasse o Rio em primeiro entre as cidades mais procuradas do Brasil para a virada de ano. São Paulo encabeça a lista divulgada pelo site Viajanet com 18% das buscas, seguida pelo Rio, com apenas 11%.

Novo point

Palavra de entendido. Recebendo migrantes das praias do Arpoador e Coqueirão (Ipanema), o posto 1, no Leme está com tudo para despontar como o novo point do verão que se aproxima.

-----

LANCE LIVRE

A cantora Adriana Passos lançará seu novo trabalho “Sal do Samba”, em apresentação amanhã, na Bodega do Sal e dia 22 no Baródromo. O Profitere, programa de desenvolvimento para coaches profissionais, terá início no Windsor Flórida Hotel, a partir de hoje. Os temas abordados serão “Ser coach, venda ética e estabelecimento de metas”.