ASSINE
search button

As águas do Rio

Roberto Herrera -
Dezenas de famílias que vivem aos fundos da Baía de Guanabara dependem do comércio de caranguejo
Compartilhar

Não tem relação nenhuma com a tragédia de ontem, mas será lançado esta semana o “Atlas de Mananciais de Abastecimento Público”, uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente, que traz informações e análises dos 199 mananciais de abastecimento público responsáveis pelo abastecimento de todos os municípios do Rio. Desses 199 mananciais, 147 se mostraram mais favoráveis para adoção de estratégias de proteção de recuperação dos mananciais, correspondendo a 190 mil hectares de áreas para recuperação ambiental. Sobre reflorestamento, foram identificados cerca de 795 mil hectares com alta e muito alta prioridade para restauração florestal nas áreas desses mananciais. Além disso, mais da metade das captações de água (56%) e cerca de 15,3% das áreas de mananciais do estado estão localizadas no interior de Unidades de Conservação. Este dado destaca e reforça a importância das áreas protegidas para a preservação de nossas fontes de água. Os resultados do Atlas já começaram a ser utilizados pelo Inea na recuperação dos mananciais. Hoje, o instituto vem promovendo a recuperação de 644,8 hectares em nascentes, matas ciliares e áreas de recarga na bacia do rio das Flores e do Bananal, mananciais de abastecimento de Valença e Barra Mansa.

Sobre o vazamento 1

O MP Federal tem semi-pronta uma ação civil para responsabilizar a Petrobras e a Transpetro por acidentes ambientais na Baía de Guanabara. É que após o acidente de 2000, a Justiça exigiu das empresas dois Termos de Ajuste de Conduta para regularizar as instalações da Refinaria Duque de Caxias e fazer os reparos necessários após o incidente. Só que pintou um baita problema.

Sobre o vazamento 1

Dadas as condições da Baía, como emissões de poluentes das mais diferentes fontes, chegou-se a conclusão que era impossível determinar quais eram exatamente os danos causados pelo vazamento. Firmou-se então um acordo pelo qual as empresas seriam monitoradas por 20 anos. No próximo dia 19 de Janeiro completam-se 19 anos do último acidente grave. A bola agora está com os promotores do MP.

Despedida?

A tarde da última sexta-feira marcou a despedida de Chico Alencar como parlamentar nos encontros semanais do PSOL na Praça Mário Lago após 30 anos de participação. Como recordação, ele ganhou de presente um retrato em aquarela e guache da artista plástica Alessandra Simplício.

Projeto Botinho

O signatário tem várias implicâncias e algumas simpatias. E no primeiro time das últimas está o Projeto Botinho, iniciativa dos bombeiros do Rio que ensina noções básicas de primeiros socorros à molecada que está de bobeira na praia durante o verão. Este ano o projeto alcançará 27 praias e pretende atingir três mil crianças entre 7 e 17 anos. Inscrições no www.cbmerj.rj.gov.br.

Eu já sabia

Brizola agora é comunista. Com a fusão do PPL com o PC do B, chamada carinhosamente pelos partidos de “enlace”, o ex-ministro do Trabalho agora é colega de partido de Manuela D´Ávila e companhia. “Nosso objetivo maior é criar uma ampla frente de resistência às ameaças que representa o governo Bolsonaro”, diz Brizola Neto.

Nomaço!

O futuro secretário Nacional de Segurança, general Guilherme Theophilo, é de fato um inovador. Ele rompeu com uma tradição de cinco gerações de generais Theophilo que sempre usaram barba. A prerrogativa, exclusiva dessa estranha família, foi autorizada pelo então imperador Pedro II.

__________

LANCE LIVRE

Pedro Luís apresenta dia 17 no Theatro NET Rio o show de lançamento do álbum “Vale Quanto Pesa - Pérolas de Luiz Melodia”.