ASSINE
search button

Mudanças climáticas

Compartilhar

Em meio à ameaça de retrocessos na questão ambiental, o coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Alfredo Sirkis, embarca depois de amanhã para a Polônia onde a participará da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24). Lá, apresentará proposta do fórum para implementação de um conjunto de medidas que tornarão o Brasil carbono neutro antes de 2060. “Nosso trabalho com mudança climática aponta para o longo prazo, é um trabalho mais a nível de Estado do que desse ou daquele governo”, diz Sirkis. “O momento é de tentar limitar danos maiores e buscar um diálogo em condições de dignidade com setores do novo governo que acreditem na ciência e entendam os riscos e as oportunidades que o tema traz para o Brasil”. Quinhentas e trinta e sete pessoas (315 homens de 222 mulheres) e 214 diferentes organizações participaram da discussão da proposta brasileira, que foi entregue ao presidente Jair B em setembro. Não se espera decisões espetaculares na COP 24 mas ela deverá emitir sinais políticos em relação ao impasse que se desenha entre a divulgação de dados cada vez mais preocupantes sobre o aquecimento global e a evolução política de países como EUA e Brasil.

----

Casa de ferreiro

Lembram de Rodrigo Lopes, o procurador responsável pelo parecer que soltou Paulo Mello, Jorge Picciani e Edson Albertassi ano passado, sem passar pelo Tribunal de Justiça? Foi nomeado ontem procurador-geral da Assembléia.

Chapéu Mangueira

A estrela de Benedita Silva brilhou ontem durante o intervalo do almoço da reunião do Diretório Nacional do PT. Petistas de todos os cantos foram tirar fotos com ela lembrando que de todos os governadores do Rio desde 1990 ela foi a única que nunca viu o sol nascer quadrado.

Buemba, buemba

Radicada nos EUA, Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher de Waldemar Costa Neto, o ex-presidente do PR condenador pelo Mensalão, prepara o lançamento de uma biografia. “Mudei para os EUA, virei americana e não ligo mais para o Brasil”, diz ela. “No livro contarei o inferno que vivi aí com o PR e o PT”.

Resta um

Com a prisão ontem do ex-prefeito de Silva Jardim, Wanderson Gimenes Alexandre, já são 10 os deputados eleitos que serão diplomados por procuração. Como se sabe, eles terão até dois meses, a partir de janeiro para se livrar da cana é poder tomar posse, senão entram os suplentes.

Boa ação

A Casa de Saúde São José está promovendo leilão beneficente online de um violão autografado pelo músico Roberto Menescal e de camisas autografadas pelos jogadores do Flamengo, Botafogo e Fluminense. Toda receita será destinada à Creche São José do Itamarati, em Petrópolis, que atende 170 crianças. O site para participação no leilão é o www.brbid.com.br.

#phynos

O brasileiro está ficando exigente. Ou pelo menos alega estar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel, 57% afirma preferir beber menos uma cerveja mais cara a beber uma grande quantidade de cervejas de baixa qualidade. O levantamento revela também que a previsão é que 2018 feche com um total de 10,4 bilhões de litros de cerveja vendidos.

----

LANCE LIVRE

A exposição “Investigações Visuais”, inaugurada hoje na galeria Luciana Caravello, apresentará um panorama do trabalho do artista plástico Almandrade, com obras produzidas a partir da década de 1970 até os dias de hoje. A Feira Gastronomica Itinerante promoverá a Valqueire Rock 80, hoje e amanhã, na praça Saíqui.