ASSINE
search button

A hora e a vez da Tia Ju

Compartilhar

A pedagoga baiana Juciléia Oliveira Freitas, a Tia Ju, quer ser a surpresa na próxima eleição para a presidência da Assembleia do Rio. A deputada do PRB do Bispo Crivella se lançou candidata com um discurso de renovação do parlamento e pela ascensão das mulheres no comando da casa cuja sensibilidade, diz ela, será fundamental para as decisões da mesa diretora. Tia Ju promete formar uma chapa com maioria de mulheres. “Nunca uma mulher foi presidente da Alerj”, diz. O problema é que, com todo o respeito, elas são apenas 12 dos 70 deputados eleitos, número inferior aos 16 necessários para formar uma chapa. Tia Ju não se preocupa. “Vamos oxigenar a casa indicando nomes que nunca ocuparam a Mesa Diretora”, diz ela. Mas a grande questão mesmo é que há quem tenha identificado as digitais do senador eleito Flávio Bolsonaro no lançamento da candidatura dela. A ideia seria dividir os votos, retirando eventuais apoios ao atual presidente, André Ceciliano. Assim, o plenário acabaria forçado a decidir em um confronto direto entre ele e o candidato do clã B, Márcio Pacheco. A conferir.

---

Cada voto vale 1

Malandra é Clarissa Garotinho. Nos últimos dias ela e os advogados do PROS mantiveram assembleia permanente no intuito de validar todo e qualquer votinho dado para alguém do partido que estava sub judice na justiça eleitoral. Tudo para que, na contagem final dos votos, não seja a dela a vaga em Brasília que deverá ficar com o presidente do PT, Washington Quaquá.

Cada voto vale 2

Com a manobra, Clarissa já amealhou cerca de 300 votos para o PROS. Pelas contas dela é o suficiente para que o excluído seja Gelson Azevedo, eleito pelo PHS.

Receita japonesa

O vereador Paulo Pinheiro (PSOL) alerta para o novo discurso da Prefeitura de Marcelo Crivella de adotar a filosofia Lean na gestão da área de Saúde. Esta filosofia surgiu no Japão após a Segunda Guerra para orientar os negócios da Toyota e foca na eliminação de qualquer tipo de desperdício.

Harakiri

Mas Pinheiro diz que o Governo Crivella está dourando a pílula, pois já promove um duro e profundo corte no orçamento da Saúde. E arremata: “na cultura japonesa, antes de condenar a população à desassistência, um gestor faria um harakiri”.

Palmas para eles

A Rede Municipal de Ensino do Rio brilhou na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Cinquenta e cinco alunos do 6º ao 9º ano conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Oito professores e cinco escolas da rede também foram premiados na competição.

O rato que ruge

Como a coluna é das poucas que dá bola para o Pátria Livre, cumpra-se o dever de informar que a legenda, que lançou João Goulart Filho à Presidência nas últimas eleições, marcou para o dia 1º o congresso no qual decidirá sua ida em bloco para o PC do B.

Reage Flu!

Está feia a coisa no Fluminense. Tanto que a Young Flu começou uma vaquinha para pagar os funcionários do clube que estão com salários atrasados.

Eu, hein?

Ministro da Educação colombiano? Quero ver como vai ser quando rolar um Brasil e Colômbia nas eliminatórias da Copa. Vai dar ruim...

----

LANCE LIVRE

Paulo Halm, um dos autores, junto com Rosane Svartman, de “Bom Sucesso”, novela prevista para julho na TV Globo, assina o roteiro de Jeitosinha que estreia dia 10 no Now. Presidente do CCJF, o desembargador Reis Friede fala dia 28 sobre “O judiciário no século XXI”, na Escola de Guerra Naval.