ASSINE
search button

SOS capelinha

Compartilhar

É grave a situação da capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe, erguida em 1753 em Nova Iguaçu. Restaurada na época do tombamento pelo Inepac, em 1999, ela encontra-se hoje abandonada, com as paredes cobertas por infiltrações e mato alto por todos os lados. Até o altar-mor foi surrupiado. A igreja foi construída pelo capitão Manuel Pereira Ramos, antigo proprietário de vastas extensões de terra no que hoje é a Baixada Fluminense. Sua pedra fundamental foi colocada após uma procissão solene em 1750 e apesar de reunir marcas de diferentes períodos históricos seu estilo predominante é o barroco. Receosos de que a estrutura toda desabe, os moradores da região começaram a correr um abaixo-assinado para pedir providências às autoridades e estão implementando ações variadas para reunir algum dinheiro para tentar evitar que algo de pior aconteça. O problema é que parece que ninguém se importa com o patrimônio histórico fora das áreas consagradas pelos turistas. Ah, se fosse em Ipanema...

---

Briga na caserna

A escolha do ministro da Educação do futuro governo deixou ainda mais clara as divisões entre os grupos que apoiam Bolsonaro na transição. A ala acadêmica, aliada aos militares, culpava ontem Ônyx Lorenzoni pelo atrapalhado anúncio de Mozart Neves Ramos. A turma fazia campanha pela indicação do pró-reitor da FGV, Antônio Freitas.

Plano astral 1

Conforme antecipou a coluna, a turma da Sociedade de Astrologia do Rio se reuniu terça-feira para fazer o mapa astral de Jair Bolsonaro. Segundo os astrólogos, o astral do capitão é forte. “Ele está entrando em uma fase de grande sucesso”, diz a presidente Maria Eugênia de Castro. “Terá mais apoios do que imagina e seu governo será muito bem julgado”.

Plano astral 2

De acordo com Maria Eugênia, os ascendentes do Brasil caem nos mesmos planetas de Jair B. O ano que vem, diz ela, será difícil, mas depois é só sucesso. “Dificilmente veremos um mapa tão favorável de novo”.

A novela continua

O TSE postergou por mais uma semana a decisão sobre a eleição ou não de Washington Quaquá, presidente estadual do PT.

Pelas beiradas

Candidata do PRB do Bispo Crivella à presidência da Assembléia, a deputada Tia Ju não se constrange de disputar votos na base do governo de W2 com Márcio Pacheco, lançado pela bancada do PSL: “Vou tirar uns votinhos dali”.

Tela preta

Um grupo de jovens lançou ontem no Youtube o canal Tela Preta TV. Com apresentadores carismáticos e conteúdo diferenciado o canal propõe expor o multiculturalismo negro. O primeiro vídeo atingiu mais de duas mil visualizações em menos de 24 horas, mostrando a cerimônia de casamento entre uma brasileira e um angolano.

----

LANCE LIVRE

O advogado Felipe Oquendo, do escritório Di Blasi, Parente & Associados, palestra no Congresso da Associação Interamericana da Prorpiedade Intelectual. O festival Rio Music Week, organizado pela rede Palcos do Rio – Music Venue Network, será produzido entre hoje e no dia 30, na Praça Tiradentes.