ASSINE
search button

Será a bola da vez?

Compartilhar

Os corredores do Palácio Tiradentes guardam hoje muitas dúvidas e uma só certeza. Os deputados estaduais estão convencidos de que até o Natal sairá mais um lote de prisões como desdobramento da Operação Lava Jato. O que ninguém sabe é quem estará incluso nessa próxima barca. Um nome, entretanto, tem frequentado com destaque todas as listas de apostas: o do ex-secretário da Casa Civil, Christino Áureo. Acusado por Carlos Miranda, um dos operadores do esquema de Sérgio Cabral, de receber R$ 2 milhões do propinoduto da Alerj, Christino é um personagem curioso da política estadual. Ele começou a carreira como secretário de Planejamento de Pezão na Prefeitura de Piraí. Em 1998 foi alçado ao primeiro escalão do estado como secretário de Agricultura de Garotinho. Manteve-se à frente da pasta em todo o governo Cabral e parte de Pezão. Deputado estadual, Christino nunca cumpriu um mandato integralmente. Sempre licenciando-se para assumir algum cargo na estrutura do estado. Sua influência hoje se estende ao Detran e à Faetec, onde seria responsável por um sem número de indicações. Em um episódio notório, foi descoberto que três de seus assessores trabalhavam em sua casa fazendo serviços gerais. Segundo o MP, só por este caso ele está sujeito a penas que, somadas, podem chegar a mais de dez anos de reclusão.

Bola fora

Um detalhe chamou atenção da Polícia Federal em recente operação no âmbito da Lava Jato em um fino condomínio da Barra. Alertada sobre a chegada dos homens da Lei, madame limpou a gaveta onde guardava suas jóias. Só que esqueceu lá mesmo a listinha das peças que precisava dar sumiço.

Lado A

A Banda de Ipanema vai participar pela primeira vez da festa do Réveillon carioca. Fará uma apresentação especial às 18h em frente ao Copacabana Palace. A banda promete apresentar arranjos inéditos para clássicos como Carinhoso, de Pixinguinha, e Copacabana, de Braguinha.

Lado B

O presidente da Riotur Marcelo Alves anunciou que a final do concurso de Rainha e Rei Momo seria dia 29 de dezembro, aproveitando o palco montado para o Réveillon de Copacabana. Bem, agora, ele avisou a equipe que não vai ser mais na praia. Motivo: o prefeito vetou o local como final do concurso, que deve ser mesmo na Cidade do Samba.

Horta militar

O Instituto Arcádia fechou uma parceria com a Secretaria de Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros, para realizar ações com os militares e seus familiares. Na programação estão aulas cultivo de horta e compostagem, coleta seletiva, empreendedorismo sustentável e artesanato ecológico. As oficinas acontecerão no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, e no Centro de Capacitação Arcádia, no Centro.

Alô, INSS

Há quase dois anos, a doméstica Sirleide Santos recorreu ao SUS para uma operação de varizes que necrosou e lhe deixou com um verdadeiro buraco na perna. Desde a operação ela repete a mesma via crucis. De seis em seis meses vai ao posto da Previdência na Praça Seca requerer a aposentadoria por invalidez. Mas, apesar da chaga, o governo acha que ela pode continuar trabalhando.

Caveira

Súbito, na tarde de ontem, a estação de metrô da Carioca foi ocupada não pelos passageiros tradicionais, mas sim por um grupo de mais de 40 homens vestidos de preto. Não era o Bope, com se pensou. Apenas a turma da segurança fazendo um treinamento para auxílio de cadeirantes.

LANCE LIVRE

Alexandre Machafer e Hugo Carvalho receberam pelo Centro Cultural Cesgranrio prêmios concedidos pelo Rio Web Festival, aos seriados “Bem-Aventurados” e “Anos Radicais”. A Clínica Jorge Jaber fará prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes na ação social comunitária em Belford Roxo, sábado, promovida pelo Gabinete de Intervenção Federal e o Comando Conjunto, em parceria com o poder público e a iniciativa privada.