ASSINE
search button

Planeta água

Compartilhar

Depois de um loooongo feriado, a Assembléia promete pegar fogo semana que vem quando está previsto que suas excelências terão de votar se derrubam ou não o veto do governador Pezão à emenda que proíbe a privatização da Cedae. É um pepino dos grandes. No termo de compromisso para a recuperação fiscal do estado está a exigência “irretratável e irrevogável” da “alienação da integralidade das ações” da Cedae, com previsão de que os recursos sejam usados para pagar dívidas. O problema é que o governador eleito W2, assim como boa parte dos deputados, já deram manifestações contrárias à venda da empresa. Se quiser sair do plano, o estado do Rio teria que ter hoje R$ 28 bilhões para pagar ao governo federal os empréstimos que deixou de pagar, fora os empréstimos que tomou em garantias. Para tentar acomodar todos os interesses será preciso uma amarração muito grande entre os novos governos federal e estadual. Isso se os órgãos técnicos acharem bacana o Rio querer desfazer um acordo costurado a muito, muito custo, menos de um ano atrás.

--

Eleições no PT

Ainda lambendo as feridas, o Diretório Nacional do PT marcou sua primeira reunião pós-eleições para dias 30 e 1º de dezembro. Um dos itens polêmicos em pauta é a data da votação dos novos presidentes nacional, regionais e municipais. “O combinado era que o mandato acabasse em março”, diz o presidente do PT do Rio, Bob Calazans. “Mas na eleição falaram em junho e outro dia me disseram que estavam pensando em novembro”.

Sacode geral 1

O pantagruélico apetite da bancada eleita da centro-direita parece mesmo não ter fim. Neste fim de semana, os deputados voltaram os olhinhos para a coordenação da bancada do Rio, posição hoje ocupada pelo deputado Hugo Leal.

Sacode geral 2

Na visão de parte dos eleitos Hugo, um conhecido católico, é “de esquerda”. Sempre alerta, o DEM deixou cair o CV do deputado Sóstenes Cavalcanti sem querer sobre a mesa de negociações. Mas com a participação cada vez maior do DEM no primeiro escalão de Bolsonaro, as chances dele diminuíram.

Palmas para eles

Iniciativa bacana é a do pessoal do Humor do Ceará, que se despede amanhã de temporada no Oi Casa Grande. Convidou 80 artistas residentes do Retiro dos Artistas para assistir à última sessão do espetáculo. Fofo.

Coisas nossas

Como tradição de final de ano, a série Depoimentos para a Posteridade do Museu da Imagem do Som receberá uma personalidade do Carnaval. O escolhido deste ano é o carnavalesco Laíla, da Unidos da Tijuca.

Esperança equilibrista

De acordo com um levantamento divulgado pelo SPC, 16% dos comerciantes do país irão aderir ao Black Friday este ano. Além disso, um em cada quatro esperam vendas ainda melhores que do ano passado.

Feliz Natal

Reúne 39 itens e custa a bobagem de R$ 5.750 na Lidador a cesta de Natal mais cara no mercado este ano. Vem com uma garrafa de Dom Perignon, uma garrafa do francês Baron Nathaniel Pauillac, um italiano Bruciato Antinori, licores, gin, castanhas, biscoitinhos e um chá chinês.

---

LANCE LIVRE

O pesquisador chileno Matias Ramirez, Doutor pela Universidade de Manchester e Professor na Universidade de Sussex, apresentará estudo sobre a relação entre o agronegócio e os pequenos produtores de países latino-americanos no FITS 2018, dias 28 e 29 de novembro, no Museu do Amanhã.