ASSINE
search button

Balões de ensaio

Compartilhar

G que tem vivido de perto os dramas da equipe de transição do futuro governo federal não apostava ontem nem dois réis de mel coado nessa história de que Viviane Senna terminará a semana indicada para o Ministério da Educação. A primeira-irmã foi bem na entrevista de ontem ao “Estado de São Paulo”. Lembrou que foi convidada para o mesmo cargo em outras oportunidades e que seu interesse maior é em ajudar. Mas a opinião da turma da maçaneta não é tão simpática assim. A boca pequena, dizia-se ontem no Windsor Barra que Viviane pode ser uma boa gestora do Instituto que leva o nome do irmão, mas não tem experiência em gestão pública e, principalmente, não seria um nome reconhecido entre a comunidade acadêmica _ uma das condições colocadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Na semana que passou o DEM, que de bobo não tem nada, percebeu o vácuo de poder e, célere deixou sobre a mesa do presidente o CV do ex-ministro de Temer José Mendonça Filho, o Mendoncinha. A semana promete.

Escrito nas estrelas

Um grupo de astrólogos vai se reunir terça para uma tarefa das mais republicanas no momento. Juntos analisarão o Mapa Astral do novo presidente. Presidente da seção carioca da Sociedade Brasileira de Astrologia e anfitriã do evento, Maria Eugênia Castro diz que como bom ariano com ascendente em Câncer, Jair B “é sujeito a instabilidades e precisa estar muito atento agora às pressões que Plutão fará sobre Áries e Virgem, signo do Brasil”, diz ela, antecipando: “2019 não será nada fácil”. Lascou-se!

Relaxa e...já sabe

De acordo com a estimativa divulgada pelo Ministério do Turismo, este looooongo feriado movimentará R$ 3,8 bilhões, em 1,85 milhão de viagens por diferentes destinos brasileiros.

“Liberté, chérie’

A direção da Aliança Francesa ficou uma fera com a coluna por uma nota onde informou-se que professores receberam recomendação de evitar “temas políticos” em sala de aula. “A Aliança Francesa é uma instituição apolítica e não religiosa, que nunca adotou qualquer cartilha política partidária, mas defende a liberdade de expressão e de pensamento”, protestaram os advogados da Aliança Francesa. A coluna reitera as informações publicadas.

Cortes na Alerj

A idéia do candidato à presidência da Assembléia, André Ceciliano, de cortar em 30% o número de cargos comissionados agradou as galerias mas nem tanto no plenário. O parlamentar já recebeu recados de que alguns de seus colegas não vêem a iniciativa com tanta simpatia.

Parabéns, Leo

Leonardo da Silva Coelho, 18 anos, aluno do Ciep Padre Salésio Schimidt, em Vassouras, é o representante do Rio no Programa Jovem Senador. Leo passará a semana em Brasília conhecendo o funcionamento do Senado e terá de participar da elaboração de três projetos de lei. Leo já havia sido eleito para o Parlamento Juvenil, uma iniciativa da Assembléia Legislativa. É bom ficarmos de olho nele.

Pra frente, Brasil

Ônix Lorenzoni agiu rápido. Ao saber por assessores que os jornalistas reclamavam da precariedade do comitê de imprensa da transição, no CCBB de Brasília, o futuro ministro foi firme. Mandou instalar ontem mesmo no local um forninho de micro-ondas. Agora vai!

LANCE LIVRE

O professor Bayard Boiteux é um dos finalistas, na categoria Academia, do Prêmio Nacional de Turismo. O professor Carlos Heitor Campani, do Coppead-UFRJ, ministra palestra gratuita na Escola Nacional de Seguros, dia 27, sobre previdência privada.