ASSINE
search button

Witzel e os coronéis

Compartilhar

O governador eleito W2 não tem hoje segurança que terá os votos da bancada da segurança em alguns dos projetos mais sensíveis ligados à área de segurança do estado. Explica-se. Um dos temas mais quentes em debate hoje na Assembléia diz respeito ao sistema de promoções de praças e oficiais da Polícia Militar. Uma das ideias em debate é a prorrogação do prazo para aposentadoria dos coronéis da PM.

Um oficial desses aposenta-se hoje em torno dos 50 anos, e há um consenso que seria razoável estender esse prazo um pouco. Alguns falam em dois, outros quatro e até seis anos. O problema é que, ao estender o prazo para a expulsória dos coronéis, automaticamente o governador estará retardando a grande fila de tenentes-coronéis, majores ou capitães que estão salivando por uma promoção. Entre os novos deputados eleitos que tomarão posse em fevereiro, 12 deles são policiais ou ex-policiais. A dúvida que consome todos os observadores hoje é como será que essa turma vai se comportar na hora de cortar na própria carne?

Segredos do Banerj

Operários que trabalham nas obras que transformarão o Banerjão na nova sede da Assembléia contaram nada menos que 25 cofres de 80 cm por 1,5m e paredes de 50 centímetros de espessura espalhados pelo edifício. Nobres deputados, não vão ter ideias erradas hein?

Bela, politizada e...

Mente quem diz que a futura primeira-dama, Helena Witzel, terá participação decorativa no governo de W2. Atuante na transição, ela tem defendido o nome da ativista Fabiana Bentes como futura secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Esqueceram de mim

A TAP – Transportes Aéreos Portugueses foi condenada a pagar R$ 15 mil, a título de danos morais, por realocar uma adolescente para outro voo, que partiu somente cinco dias depois da data marcada em sua passagem. Por causa do atraso, a autora da ação, que voltava de um intercâmbio na Espanha, não pôde comparecer ao funeral da avó que foi realizado no dia seguinte ao da sua chegada inicialmente prevista.

Cena carioca

Amigo da coluna assistiu a uma cena insólita anteontem, no posto do Detran do Largo do Machado. Seis funcionários divertiam-se ao celular quando um cidadão adentrou e, constatando a falta do que fazer da rapaziada, pediu para proceder à sua renovação de carteira, agendada para sexta-feira. Disseram que não seria possível e que era melhor nem voltar no dia marcado. “Já recebemos a informação que o sistema vai cair”.

Baile de favela

A alta temporada do turismo carioca vai marcar o início dos tours sustentáveis pela favela Tavares Bastos, no Catete. Um circuito de arte-muralismo com vista panorâmica da Baia de Guanabara e a história do morro que abrigou um quilombo, estão entre as atrações do passeio.

Patos novos

Certos nomes do secretariado de W2 estão deixando cabreira muita gente experiente no mundo político do Rio. Para esta turma, nomes como o de Gutemberg Fonseca para a Secretaria de Governo, ou de João José Zamith para a Governança, podem até ostentar currículos com lustrosos diplomas de pós-graduação. Só que nenhum deles jamais assinou uma nota de empenho.

LANCE LIVRE

O Rio WebFest chega a sua quarta edição entre hoje e o dia 18, na Cidade das Artes, com exposição de seriados digitais, vídeos, dança, vídeos publicitários e entre outros projetos. A pista Claudio Coutinho e a Trilha do Morro da Urca estarão fechadas no dia 26 para manutenção. Foi lançado esta semana pelos vereadores David Miranda e Tarcísio Motta, o livro da dissertação da Marielle na UFF, “UPP, redução da favela a três letras”.