ASSINE
search button

Bundalelê de Iguaba

Compartilhar

E a pequena Iguaba Grande segue como o único município do estado onde, ao arrepio das leis que condenam o nepotismo, a mesma família ocupa a Prefeitura por três mandatos consecutivos. Em 2008, a cidade elegeu prefeito Oscar Magalhães. Seis meses antes de encerrar seu mandato, ele renunciou para que sua querida nora, Ana Grasiella Magalhães pudesse concorrer à sua sucessão. Ana Grasiella foi eleita e em 2016 resolveu candidatar-se à reeleição. Só que tanto a zona eleitoral de Iguaba Grande, como o TRE e até mesmo o TSE entenderam que sua candidatura configurava uma segunda reeleição da família e o registro acabou indeferido, embora ao longo do processo ela tenha conseguido concorrer e vencer novamente. A confusão só aumentava. Ana Grasiella recorreu então ao STF e conseguiu do ministro Ricardo Levandowski uma liminar permitindo sua posse. Menos de seis meses depois, o mesmo ministro cassou a liminar que concedera e marcou novas eleições para o dia 28 de outubro. Quatro candidatos se apresentaram para a disputar. No dia quatro de outubro, porém, Lewandovski surpreendeu a todos e concedeu uma novíssima liminar suspendendo as eleições. Até o momento não há data prevista para a realização do novo pleito.

---

CPIs à balde

Com sangue nos olhos, parte da futura bancada do PSL já definiu um conjunto de pedidos de CPI a apresentar tão logo comecem os trabalhos legislativos. Felipe Poubel pretende investigar desvios na aplicação dos royalties do petróleo no estado; Renato Zaca quer passar o pente fino nos processos de expulsão de praças da PM; Marcelo do Seu Dino está de olho na máfia dos reboques; e, por fim, Gustavo Schmidt quer uma CPI sobre o Fundo estadual de Combate à Pobreza.

Articulações

O deputado Pedro Fernandes tem fortes chances de levar a secretaria da Assistência Social e Direitos Humanos no governo de W2. O governador eleito tem dito que Pedro já ocupou postos na área e tem experiência.

Multa neles

A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda aplicou multa de um milhão de reais à White Martins por poluir o Rio Brandão. Trata-se da maior multa já aplicada pelo município por dano ambiental na história da cidade. O Rio Brandão deságua no Paraíba do Sul, antes da captação de água para a Região Metropolitana do Rio.

‘The Elders’

Presidente do Centro Celso Furtado, o ex-senador Saturnino Braga vê com preocupação os primeiros sinais do futuro governo de Jair B. “Esse novo governo é entreguista, elitista e antidemocrático”, diz Saturnino. “Ele aparentemente pensa em governar sem partidos. Estamos atentos”.

Perigo anunciado

O facebook ficou fora do ar na tarde de ontem e rapidamente virou um dos assuntos mais falados da internet. Assim como ocorreu em agosto deste ano, apenas alguns perfis caíram, o que foi mais que suficiente para que a maior especulação fosse sobre outro ataque de roubo de dados.

Carnaval 2019

O Bloco Meu Bem Volto Já, que anima a folia pelas ruas do Leme, escolheu o samba do carnaval 2019, cujo enredo é “De ré e de olho no retrovisor”. O vencedor foi “Desculpa aí, vai”: Alô, meu bem, voltamos/Voltamos pro passado/Numa Nave espacial(...)/O kit é gay/A terra é plana/O fake é News/O caixa é dois/E fé demais (é fe demais)/Voltamos pra encontrar/Os nossos ancentrais/Escola sem partido/Agora atura/Adeus ao ministério da Cultura/É Onix, Dr Rey e Frota no Enem/Tá bom pra você, meu bem?”

Última linha

Excelsior!!!

----

LANCE LIVRE

A Coppe/UFRJ entregou ontem o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2018 a três docentes que se destacam pela trajetória profissional e contribuição à instituição: Helcio Rangel Barreto Orlande, Carolina Palma Naveira Cotta, e Segen Farid Estefen.