ASSINE
search button

Palmas para ela

Compartilhar

Assistente de direção de Silvio Tendler no seriado “Há muitas noites no exílio”, sobre o avô, Ferreira Gullar, Juliana Aragão Ferreira concluiu o roteiro do documentário que vai fazer sobre sua avó, Teresa Aragão. A homenageada foi casada com Gullar até a morte dela, por parada cardíaca em 1992. “Vivemos tempos de profunda violência e ignorância . Por isso é muito importante que as mulheres mais jovens saibam quem foi Teresa Aragão”, diz Juliana. Teresa começou a carreira de atriz, ainda militante estudantil, quando participou da criação dos Centros Populares de Cultura ( CPC ) da UNE. Em 1962, ajudou a fundar o Grupo Opinião e, nos anos 70, esteve à frente do Projeto Seis e Meia da Funarte “Minha avó foi uma mulher guerreira e super culta. Lutou contra a ditadura militar, segurou a barra da família quando meu avô foi para o exílio, em Buenos Aires”, diz Juliana. Ex-produtora de Maria Bethania foi ela quem inventou a parceria com Martinho da Vila para cantarem no Teatro Opinião. Teresa adorava escolas de samba e aproximou a turma do Partido Alto com jovens músicos da Zona Sul, como Nara Leão.

Pezão condenado

O governador Pezão vai responder à ação de improbidade administrativa por não ter aplicado o percentual mínimo de 12% da arrecadação – cerca de R$ 4,3 bilhões – na área de saúde em 2016. A decisão pronunciada essa semana foi da juíza Neusa Regina Larsen de Alvarenga Leite, da 14ª Vara de Fazenda Pública do Rio, ao receber a denúncia do Ministério Público estadual. Na ação, a promotoria pede, entre outras coisas, a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos de Pezão e sua condenação a pagar R$ 5,7 milhões por danos morais coletivos. O governador será citado para se defender.

O sombra

Na muda durante boa parte da campanha, principalmente no segundo turno, José Dirceu estará quarta-feira em Brasília. Vai lançar seu livro de memórias na sede do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal e aproveita para um giro de conversas políticas.

Provas suficientes

O juiz Sergio Wajzenberg, da 2ª Vara Cível da Capital do Tribunal de Justiça do Rio, negou o pedido da empresa Set Cavalheiro Efeitos Especiais para realização de nova perícia para descobrir o que provocou o acidente com os atores Thiago Fragoso e Danielle Winits. Os dois sofreram queda de uma altura aproximada de cinco metros, em 2012, durante apresentação da peça teatral Xanadu. O magistrado deu razão à atriz, autora da ação, considerando que não há necessidade de produção de novas provas para conclusão e anúncio da sentença.

Carnaval pra paulista

Se por um lado na Prefeitura grassa a burocracia para autorizar blocos e megacamarotes na Sapucaí, por outro, ela é até bem amigável na locação para festas particulares. Quem garante é o promoter André Barros. Segundo ele hoje um dos critérios é “quanto mais caro, melhor”.

Questão de timing

A ideia era reunir grandes nomes do rock nacional para gravar um disco e um filme sobre o evento, mas o dinheiro acabou e as imagens não tinham sido aproveitadas até agora. O filme Som, Sol & Surf Saquarema, dirigido por Hélio Pitanga, que será finalmente exibido no Festival MIMO de Cinema, reúne imagens raras de shows antológicos de Raul Seixas, Rita Lee, Angela Ro Ro e entre outros, mostrando também os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar.

LANCE LIVRE

O Theatro Municipal está em festa e os alunos dos projetos sociais do Instituto Arcádia vão participar das comemorações. Eles farão uma visita guiada para conhecer as instalações do prédio centenário e serão presenteados participando do ensaio do show de aniversário pelos 80 anos do cantor Martinho da Vila.

Tags:

coluna | gullar | informe | jb