ASSINE
search button

Tragédia em dobro

Compartilhar

O escritor Ruy Castro foi o primeiro a tocar no assunto, em artigo na Folha de S Paulo. Mas a coluna, curiosa, resolveu esmiuçar a história. O Rio não perdeu só um museu no incêndio do Museu Nacional, mas dois. O acervo do Museu do Primeiro Reinado, que ocupava a Casa da Marquesa de Santos, foi transferido para lá porque precisava abrir espaço para um controverso Museu da Moda Carioca, que nunca saiu do papel. Entre os itens que foram transferidos estavam 47 itens de mobiliário, entre eles, uma cadeira que pertenceu a Carlota Joaquina; peças do Serviço de Porcelana Comemorativa do casamento de D. Amélia com D. Pedro I e da Companhia das Índias; objetos pessoais da Marquesa de Santos, além de uma biblioteca de livros raros sobre o período da Colônia e do Império com cerca de 3,3 mil volumes. Tudo isso virou cinzas. Mas até agora não ninguém foi responsabilizado.

Poesia logo agora? 1

Edson Brígido, o polêmico administrador regional de Paquetá que mandou retirar as placas com poemas das árvores da cidade, não recuou. Ele ontem esteve no escritório para recolher os pertences e mandou avisar que vai pedir exoneração e espanar M para todos os lados na Prefeitura.

Poesia logo agora? 2

Edson considerou humilhante a decisão da Prefeitura de ordenar-lhe pôr as placas no lugar. Depois de recolher suas coisas, ele atravessou a Baía e foi ao restaurante Alcoramar de onde postou selfies com uma legenda: “Danem-se esquerdistas e prefeitura. O negócio é degustar no Alcoramar”.

Poesia logo agora? 3

Os moradores de Paquetá farão hoje um ato às 10h, em frente à estação das barcas, pedindo a exoneração de Brígido. Após a manifestação, farão passeata até a Praia da Moreninha, onde começarão a recolocar as placas.

Boa noite, cinderela

O Banco do Brasil terá de restituir R$ 15 mil, mais juros, a um correntista que foi vítima do conhecido golpe “Boa Noite, Cinderela”. O ardil foi aplicado por um desconhecido, com quem a vítima se encontrou em um bar, depois de contatos pela rede social na Internet. A estranha movimentação na conta bancária foi detectada após o correntista ser encontrado, desacordado, pelo filho em sua casa, no Méier. Ele ficou internado numa clínica para se recuperar do estado de letargia. Em menos de duas horas, o golpista fez retiradas com o cartão e a senha das contas da vítima, em três agências do BB localizadas no Rio e em Niterói, inclusive contraindo um empréstimo. Na decisão, a 5ª Câmara Cível do TJ do Rio considerou que o banco deve manter mecanismo eletrônicos de defesa dos correntistas e, diante da movimentação atípica, bloquear a conta.

Quer que eu desenhe?

A ilustradora Júlia Lima criou uma série de ilustrações com o objetivo de incentivar a luta pela democracia. A série “Mininhas: o que é a democracia”, explica de forma bem didática o processo democrático de uma eleição, com direito a descrições passo-a-passo para criança.

Carnaval para quem

O carnaval está logo ali e as escolas já organizam suas alas da comunidade. Na gloriosa Mocidade Independente a fantasia anda uma pechincha. Sai pela besteira de R$ 1.200.

LANCE LIVRE

A última edição do Blue Orla Jazz Festival será realizada hoje no Orla 21, com participação de Rosa Marya Colin & Jefferson Gonçalves Blues Band e do Quinteto Nuclear. O 3º Colóquio da Biologia do IFRO, será realizado entre 6 e 9 de novembro, no campus Colorado do Oeste, em Rondônia, com a temática “Origem e Evolução: o estudo da vida em todos os seus aspectos”.

Tags:

informe | jan | jb | museu | perda