ASSINE
search button

Varandão da saudade

Compartilhar

Pouco antes do segundo turno das eleições de 1989, artistas que haviam votado em diferentes candidatos no primeiro turno reuniram-se na Fundição Progresso para gravar um vídeo-clipe em apoio a candidatura de Lula que posteriormente ficou famoso. Vestidos com as camisetas de seus candidatos ou partidos, dezenas de nomes famosos da televisão, do teatro e da música cantaram empolgados a primeira (e melhor) versão do “Lula lá”. O clima de congraçamento era tamanho que parecia até que a eleição estava ganha, e o dia da votação, uma mera formalidade. Súbito, uma voz foi ouvida no meio do burburinho pós-gravação: “Mas e se a gente perder?”. Fez-se o silêncio. Um certo constrangimento ficou nítido. Até que se ouviu o multimídia Mario Lago, um dos mais idosos entre os presentes: “Fácil, a gente começa tudo de novo”. A coluna deseja a todos um feliz 2022.

---

Mistérios

Surgiu um mistério nas praias de Alagoas. Desde semana passada, técnicos do Instituto Biota de Conservação, já recolheram quase 100 pacotes misteriosos que chegaram às areias. Os tais pacotes consistem em grandes fardos de borracha para uso industrial. Em alguns dos fardos foi possível identificar inscrições como “Duzan” (que, acredita-se, seja o nome do fabricante) e “Yen”. A Polícia Federal já recolheu amostras do material, que começa a ser encontrado em outras regiões do nordeste.

Cirão da massa

E o Ciro, hein? Terminou campeão moral do primeiro turno e acabou derrotado no segundo turno, sem sequer ter disputado a eleição.

Pau na canalha

A página “Cecílias e Buarques” que reúne informações sobre dois dos bairros mais hipster de São Paulo (Vila Buarque e Santa Cecília) radicalizou. Os administradores fizeram uma lista de todos os bares e restaurantes da região que apoiaram Haddad ou Jair B no segundo turno, para eventuais boicotes de um lado ou de outro. Se a moda pega...

Virou marola

Por volta do meio-dia de ontem, o deputado Pedro Paulo vibrava. Segundo ele, nas primeiras 12 horas de domingo, Eduardo Paes tivera 10.677 menções nas redes sociais, sendo 63% positivas e 37% negativas. Witzel tinha 538 menções, 73% positivas e 27% negativas. “É um tsunami nas redes”. Deu no que deu

Serve de consolo

No sábado, Noca da Portela enviou por Gilberto Carvalho um CD para Lula, como presente pelo aniversário do ex -presidente. Entre as canções havia “Chega de Indireta”, um dos hinos da campanha das Diretas Já.

Boa ação

O VLT Carioca selecionou quatro iniciativas socioculturais do Centro da cidade para um programa de aceleração social. Foram escolhidas: Gamboa em Ação, Sparta Rio, Providenciando a favor da vida e o Grupo Efeito Urbano, primeira companhia de dança do Morro da Providência.

Sonho grande

Derrotado nas eleições, o ex-ministro do Trabalho Carlito Brizola está sonhando grande com a biografia que começou a organizar sobre seu avô, Leonel Brizola. Ele quer levar o livro ainda sem título para o cinema. “Meu avô tinha muito de Che Guevara”, diz o ex-ministro. “Queria fazer um longa sobre ele igual aos ‘Diários de uma motocicleta’, do Walter Salles _ um dos melhores filmes que já vi”.

Fim de festa

E o nosso glorioso governo estadual vai desativando unidades do Poupa Tempo, uma das melhores iniciativas para desburocratizar a vida dos cidadãos. O posto da Barão da Torre, em Ipanema, fecha as portas depois de amanhã.

---

LANCE LIVRE

A campanha de incentivo à leitura “Paixão de Ler” que está em sua 26ª edição, promovida pela Secretaria de Cultura vai até dia 11 de novembro em bibliotecas e equipamentos culturais da cidade.