ASSINE
search button

SOS PC do B

Compartilhar

Uma das mais antigas legendas do país, o PC do B está por um fio de escapar de se tornar uma das 12 legendas que podem ser extintas este ano. Como se sabe, os partidos precisavam eleger nove deputados em pelo menos um terço dos estados e 1,5% dos votos nacionais para ter acesso ao fundo partidário e horário de TV. O PC do B elegeu nove deputados e teve 1,35% dos votos, e agora aguarda a decisão da justiça sobre os votos do ex-prefeito de Juazeiro, Bahia, o “vaqueiro” Isaac Carvalho, que estão sub judice. Isaac foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia em maio de 2016 a ser inabilitado, por cinco anos, a exercer algum cargo ou função pública. Ele foi acusado de desviar R$ 111,9 milhões da Lei Orçamentária de Juazeiro, em 2009. Nas eleições, teve 100.549 votos para federal. Caso tenha êxito, o PC do B alcançará 10 deputados federais no país, número necessário para ser mantido, ou a soma de 1,5% dos votos válidos nacionais.

Volta ao tribunal

Sete anos após o assassinato da juíza Patrícia Acioli, em 2011, três dos PMs condenados pela morte da magistrada serão julgados por outro crime, hoje às 13h, no 1º Tribunal do Júri. Os ex-PMs Adílio Maciel Santos, Sammy dos Santos Quintanilha Cardoso e Jovanis Falcão Junior respondem pela morte do jovem Diego da Conceição de Beline, de 18 anos, em 3 de junho de 2011, no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo, Niterói. A prisão preventiva dos ex-policiais foi decretada pela juíza em agosto, mesmo mês em que foi assassinada.

Chocante

A proposta do juiz Wilson Witzel de extinguir a Secretaria de Segurança foi recebida com incredulidade na cúpula do órgão. A pasta conta com subsecretarias que tem como função alinhar as polícias, desde o ensino nas academias até integrar as forças nas operações, além de contar com uma Subsecretaria de Inteligência e a atuante Corregedoria Geral Unificada.

Rescaldo eleitoral

A Frente Favela Brasil comemorava ontem o aumento de 25% no número de candidatos negros eleitos este ano. Foram 65 contra 52 nas eleições de 2014. O número, porém, ainda não é essas coisas. Os negros representaram apenas 4% do total de eleitos.

Oficina de reparos

Não será Jean Willys quem vai dançar da Câmara caso a Justiça Eleitoral contabilize os votos do presidente do PT, Washington Quaquá. Vai perder a vaga algum deputado do (P) MDB ou do PSL. A coluna foi induzida a erro por uma fonte que não sabe fazer contas direito.

Ovo da serpente

Alô galera do Steam. A plataforma está disponibilizando um joguinho chamado “Bolsomito 2k18”. O objetivo e matar petistas, gays, defensores dos diretos humanos e os chefões de fase são políticos de esquerda.

Dureza

O PSOL reúne sua executiva estadual amanhã para decidir a posição do partido no segundo turno das eleições. “Vai ser uma decisão difícil”, pondera o vereador Renato Cinco. “Vamos aguardar os movimentos do Eduardo Paes.”

LANCE LIVRE

O pianista Aleyson Scopel, que vem se destacando cada vez mais no cenário da música clássica e está há dois anos sem realizar recital no Rio, volta à Sala Cecília Meireles no próximo dia 18 de outubro, integrando a série ‘Piano na Sala’. Até amanhã, o Grupo CON terá equipe de enfermeiros no shopping Rio Sul para tirar dúvidas sobre câncer de mama e aferir pressão, em ação pelo Outubro Rosa. Medalha de prata na categoria “Programa de entretenimento – Esportes” no New York Festivals 2018, “Manual de Ondas Grandes” estreia no Canal OFF, dia 19 de outubro, às 21h30.