ASSINE
search button

Aviso aos navegantes

Divulgação -
.
Compartilhar

2019 chegou e, em seus primeiros meses, os famosos clubs de jazz, de atmosferas predominantemente intimistas, ganham a curiosa companhia dos navios e seus cruzeiros, além de alguns festivais. Navios? Pois é, a ideia pode parecer estranha e confesso que, incialmente, também fiquei desconfiado. Porém, o que pode ser melhor que alguns dias longes da agitação do dia a dia, com todo o conforto oferecido pelos navios e, de quebra, ao som de muito jazz? A verdade, é que os estes cruzeiros têm sido cada vez mais recorrentes e procurados. Para animar a turma jazzófila, vou listar os principais eventos e roteiros marítimos internacionais no mundo do jazz desse início de ano (a maioria ainda possui cabines e pacotes disponíveis, a preços um pouco salgados)

The jazz cruise (19 a 26 de Janeiro) O pioneiro dos cruzeiros jazzísticos. O cruzeiro conta ainda com novas estrelas debutando no navio, como o jovem pianista Joey Alexander, a lenda Chucho Valdes e a banda SF Jazz Colective. O navio zarpa de Miami, mais precisamente de Fort Lauderdale, e passa pelas praias de Porto Rico e do Haiti.

Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)

Blue Note at sea (26 de Janeiro a 02 de Fevereiro) A gravadora Blue Note records chega com o “pé na porta”, produzindo um cruzeiro que mais parece o rock in rio do jazz. Saindo também de Fort Lauderdale, o cruzeiro passa pelas paradisíacas praias de Cozumel (México), Nassau (Bahamas), Key West entre outras, a bordo de poderoso navio Celebrity Infinity. No line up, uma constelação de estrelas do gênero: Wynton Marsalis, Marcus Miller, Robert Glasper, Cecile McLorin Salvant, David Sanborn, Kurt Elling são alguns dos poderosos nomes que se apresentam, numa experiência que ainda inclui alta gastronomia, com seis restaurantes e bares com shows durante o dia todo, com direito a acomodações de primeiro mundo para os amantes do jazz.

Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)

Havana international jazz festival (15 a 21 de Janeiro) Antes da saída dos navios, a charmosa ilha cubana realiza em sete noites o seu festival de jazz com o melhor do jazz latino e suas vertentes. Em pacotes que incluem passeios a pontos turísticos e jantares de gala, o festival (que acontece desde 1978), recebe, além da nata do jazz cubano, músicos internacionais, como o pianista Harold Lopez-Nussa, o trompetista Yasek Manzano e a cantora Daymé Arocena. Se ainda existia alguma dúvida sobre os possíveis roteiros de férias para se ouvir um bom jazz, agora não existe mais. Façam suas escolhas e comecem o ano no timbre certo.

Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)

BEBOP

Stanley Jordan Apaixonado pelo Brasil, o guitarrista já marcou sua primeira data na cidade maravilhosa. Será dia 26 de janeiro, no Manouche, da Casa Camolese. Programa imperdível.

Tributo a Joao Gilberto A sala Baden Powell recebe domingo, às 20h, um tributo ao mestre da Bossa Nova João Gilberto, com o trio Rio Bossa Grove.

Celebrando Leny Andrade Neste sábado, às 20h, o Blue Note Rio prestará linda homenagem à cantora Leny Andrade. A renda do show, que contará com participação de João Donato, Ivan Lins, Wanda Sá, Marcos Valle, entre outros, será integralmente doada à cantora.

Divulgação - .
Divulgação - .
Tags:

coluna | jazz