Jornal do Brasil

Iesa Rodrigues

Iesa Rodrigues

Inspirações novaiorquinas

Jornal do Brasil IESA RODRIGUES, cadernob@jb.com.br

Mais exatamente, são as referências usadas pelos participantes da semana de Nova York, que começou nesta semana. Nem todos são americanos, além de muitos asiáticos há Patricia Bonaldi, que entra com a marca PatBo. Será uma semana virtual, na maioria dos lançamentos, mas alguns mais ousados decidiram fazer desfiles presenciais para poucos compradores, no que chamam de formato híbrido, com direito a vídeo para os demais interessados nas novidades.

Há palestras, debates, e a importante ação de coleções criadas para pessoas com deficiências. Um foco importante, para facilitar e dar independência para cadeirantes, tamanhos fora dos padrões, tudo dentro do movimento Runway of Dreams Foundation.

Do Japão até em casa

Antes das coleções, os criadores deram algumas pistas do que pretendem inventar como roupas e acessórios. Anna Sui, famosa pelos belos vestidos de noiva, pensou em uma coleção baseada no fato de que desde criança não ficava tanto tempo em casa. “É uma coleção que abrange a sensação do faça-você -mesmo caseiro, com um pouco de polimento”, comentou Sui.

Já Hanako Maeda, da ADEAM, gostaria de compartilhar a beleza da cultura japonesa com um público global, principalmente agora que as viagens internacionais ficaram difíceis. Outra versão ligada à pandemia é de Victor Li: “ são férias em uma pandemia - reimaginadas”. Mais conformada, a Dur Doux trabalhou o Luxo Relaxado, uma elegância confortável para viver o novo normal.

Nem todos se referem ao Covid 19. Watara Tominaga pensou em acúmulo de memória dos anos 1970. “Impressão fotográfica de flores, bordado de avental, um patchwork aleatório”. Na grife PH5 a inspiração das cores fortes vem do renascimento da Austrália após uma temporada de incêndios devastadores.

E Patricia Bonaldi deixou a PatBo com os reflexos retrô do mar para a superfície.

Vamos ver como tudo isto se transforma em peças para vestir.

Macaque in the trees
A sensação de ficar em casa no painel de inspirações de Anna Sui (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
O projeto Runway Dreams propõe roupas para facilitar o dia-a-dia de deficientes (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Victor Li traduziu a pandemia como férias reimaginadas (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Da Dur Doux, a cartela definitiva do próximo verão no novo normal hemisfério norte (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Mais cores vibrantes por Watara Tominaga, tiradas de memórias dos anos 1970 (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Hanako Maeda quer mostrar a cultura japonesa nesta época de raras viagens internacionais (Foto: Divulgação)
Macaque in the trees
Da PatBo, marca mineira que participa da semana novaiorquina, a referência em reflexos do mar para a superfície (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Os incêndios na Austrália inspiraram estampas e cores da marca PH5 (Foto: Divulgação)