IESA RODRIGUES
Joias e balangandãs
Publicado em 09/11/2025 às 11:02
Alterado em 09/11/2025 às 11:19
As pulseiras New Wish do Antonio Bernardo e da Life by Vivara
Foto: divulgação
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Uma fatia de torta custa em torno de R$ 40. O metrô está por R$ 7,90. Conforme o ponto de venda, um pacotinho de biscoitos chega aos R$ 12. Diante destes preços, vamos extrapolar e pensar em algo caro por natureza: joias! Elas agradam sempre, têm o valor relacionado com o ouro, portanto são o investimento mais seguro. E ainda salvam a pátria quando depositadas no penhor…
Como o Natal, data de presentes importantes, está próximo, as joalherias lançam suas novidades. Algumas, como a Monte Carlo, já aderiu à Black Friday, chegando a 50% de descontos em algumas peças. Um pingente de ouro e esmeralda, por exemplo, custa R$ 1.350. A linha Life by Vivara propõe uma linha de prata, destacando os modelos com algum detalhe, como as pulseiras com estrelinha, a partir de R$ 345.
Antonio Bernardo foi o pioneiro nas pulseiras de desejos, inspirado nas fitinhas do Bonfim, segundo contou em um post. Acaba de renovar a linha, com o nome New Wish, sempre com ponteiras de prata e pingentes variados. A pulseira, desde R$ 430 e cada pingente, a partir de R$ 100.

Um anel da coleção Encanto, da Francisca Basto e o Meteoro, em ouro e diamantes, da H. Ster Foto: divulgação
Francisca Basto também lançou suas jóias - seus modelos de pérolas são cobiçados por todas as idades -, com um nome perfeito: coleção Encanto. Já a H. Stern partiu para o Universo, com a coleção Meteoros. O nome diz tudo: são colares, anéis e brincos em ouro, parecendo pedaços do espaço caídos na Terra. Um anel de ouro e diamantes está por R$ 13.600.
Nos colares, uma sugestão rica e fofa, o colar de flores, em prata e dourado, por R$ 890.
Um detalhe a mais, para compensar os valores altos: tanto nos sites como nas lojas, há a possibilidade de parcelamento.

Colares em black Friday da Monte Carlo e as flores de prata da Katia Cohen Foto: divulgação

Dourado do Jalapão no colar da Claudia Duarte Foto: divulgação
Nada contra a bijuteria. Se até Gabrielle Chanel misturava jóias e bijuterias, quem somos nós para disfarçar a paixão por espelhos e balangandãs? Principalmente se há inovação e sofisticação da marca. Depois de décadas dedicadas ao jornalismo, como a colega Agnès B, que foi da revista Elle francesa, Claudia Duarte, ex-editora da revista Moda Brasil, entrou no ramo da bijuteria artesanal. São peças que provocam elogios, chamam a atenção e custam até menos de R$ 100, como é o caso do colar com fios do Jalapão e contas corais, por R$ 98!

Rafa Kalimann colaborou na criação das novidades da Morana e fotografou para a campanha Foto: divulgação

Peças delicadas ou maximalistas contrastam na coleção da Morana Foto: divulgação
Outra marca, a Morana. maior rede de acessórios da América Latina, com mais de 200 lojas no Brasil. Seguindo as tendências, lançam pérolas, grandes braceletes, maximalismos que contrastam com toques artesanais e detalhes delicados. Segundo Nara Dutra, do marketing da marca, “o extraordinário, para nós, está na liberdade de ser, no brilho único que cada mulher carrega, nas pequenas conquistas do dia a dia e na beleza de se reinventar com autenticidade”, afirma. O símbolo da nova série é a colaboração com Rafa Kalimann, beldade de reality shows e atriz.

Lu Fernandez, diretora do @balletaos60, aderindo ao colar assinado por Denise Faertes, da Fruto do Conde Foto: Instagram
Ainda há outra possibilidade, uma mistura de humor, artesanato e Arte. Como os colares da Denise Faertes, que alegram até o look mais sombrio. Valem grandes contas, entremeadas de bonecos, brinquedos, frutas, um colorido exuberante e divertido. Denise é autora também de roupas pintadas à mão, dignas de exposições de arte.
Os preços desta matéria foram pesquisados em 07 de novembro de 2025