SPFW: 25 anos celebrados nas telas

Mais do que cores de peles, achei mais importante a naturalidade de homens usando vestidinhos estampados, mulheres de terno, sem parecer ideologia de gênero

...
Credit......

Dentro dos atuais protocolos da pandemia, a 25a edição da São Paulo Fashion Week combina vídeos, conversas e fotos das coleções participantes. Não há preocupações com estações, invernos ou verões, há referências a outros tempos, que talvez não se repitam como conceitos. Entre os comentários mais frequentes, consta a presença dos elencos negros, comemorada pelas modelos, que sempre se manifestaram por mais contratações. Brancos, pretos, amarelos, todos contribuíram para resultados surpreendentes e altamente profissionais, como no vídeo da Isabela Capeto. Mais do que cores de peles, achei mais importante a naturalidade de homens usando vestidinhos estampados, mulheres de terno, sem parecer ideologia de gênero.

Handred, nostálgica
Um exemplo, a inspiração da Handred, moda masculina carioca, que lembra a Copacabana tradicional. “Chegamos em Copacabana de um jeito natural, sentimos o magnetismo. Bairro que reúne memórias da moda, ícones visuais, ritmos e pessoas. É cultura viva, encontro de fluxos. É, sobretudo, inspiração. A coleção presta homenagem às boutiques e confecções de outrora, aos depoimentos da avó, à beleza resistente das ruas, ao mar. Nas estampas, os padrões e geometrias ressoam um tom nostálgico”, diz a apresentação.

Praia com golas
A presença de traços e geometrias aparece também na bela coleção de Lenny Niemeyer, que mostrou em vídeo vestes amplas, em branco, plissados e biquínis com golas assimétricas. Golas na praia? Sim, uma inovação que só a ousadia da Lenny nos mostraria. As cores são digitais e analógicas, segundo as explicações, e seguem uma fonte comum, as fotos de flores exuberantes.

Isabela Capeto em cartão postal

Isabela Capeto, outra integrante do Rio de Janeiro, seduz pela alegria do vídeo, onde um grupo dança com vestidos típicos da autora: muitos detalhes artesanais, babadinhos, debruns, bordados. As imagens começam no apartamento da própria Isabela, na avenida Ruy Barbosa, e acabam com a trupe liderada por ela, correndo pelo Aterro do Flamengo. Uma festa/desfile com modelos que nos induzem a serem acrescentados nos nossos acervos.

O evento ainda precisa desenvolver melhor o esquema do online. O Veste Rio e o Minas Trend conseguiram se organizar satisfatoriamente, tinham agenda prévia, imagens disponibilizadas rapidamente. Vamos ver como prosseguem os shows da SPFW até o final da temporada, no dia 08 de novembro.

Macaque in the trees
Um dos modelos plissados da coleção Lenny Niemeyer (Foto: Reprodução vídeo)

Macaque in the trees
Mesmo em vídeo, as imagens com marcação coreografada mostraram a beleza das vestes brancas da Lenny Niemeyer (Foto: Reprodução vídeo)

Macaque in the trees
EStampas coloridas e geométricas dançaram nos corpos dos modelos de máscaras combinando com o colorido da Isabela Capeto (Foto: Reprodução vídeo)

Macaque in the trees
Isabela Capeto liderou o grupo até a paisagem do Aterro do Flamengo (Foto: Reprodução vídeo)



...
Um dos modelos plissados da coleção Lenny Niemeyer
Mesmo em vídeo, as imagens com marcação coreografada mostraram a beleza das vestes brancas da Lenny Niemeyer
EStampas coloridas e geométricas dançaram nos corpos dos modelos de máscaras combinando com o colorido da Isabela Capeto
Isabela Capeto liderou o grupo até a paisagem do Aterro do Flamengo