Jornal do Brasil

Hildegard Angel

Que ato!

Jornal do Brasil

Olá, leitor.

Para ter acesso a essa e outras matérias e colunas exclusivas, faça o seu login.
Ou assine agora e receba o Jornal do Brasil, impresso ou digital, diariamente.
A opinião e a cobertura dos fatos, isenta e corajosa, que você e o Brasil merecem.

Para mais informações, ligue (21) 3923-4001

O QUE VEM POR AÍ

A semana promete ser boa para quem gosta e acompanha os rumos da política internacional. O ministro de Relações Exteriores, o diplomata Ernesto Araújo, tem um encontro com os principais representantes do BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em pauta, a situação na Venezuela. Ernesto Araújo tem a difícil missão de convencer esses países a declarar apoio ao governo de Juan Guaidó. O problema é que no Brics, apenas o Brasil reconhece a legitimidade de Guaidó. China, Rússia e Índia estão com Maduro, um "problemão" para o ministro...

GRANDE DAMA DA BONDADE

Toda e qualquer homenagem para a "Grande Dama da Bondade", Gisella Amaral, que nos deixou há menos de dois meses, é justa e merece destaque. No dia de sua morte, um grupo de amigos liderado por Pedro Grossi pediu ao prefeito Marcelo Crivella: "Dê ao Rio o presente de perpetuar a passagem dessa mulher que tanto fez pela cidade". Crivella não pensou duas vezes. Na noite de sexta-feira, ele ligou para Pedro com a boa notícia: na Lagoa, em frente à Praça Almirante Custódio de Melo, entre as avenidas Borges de Medeiros e Lineu de Paula Machado, será inaugurada a Praça Gisella Amaral. Um ato digno de elogios ao prefeito, que fecha o Carnaval com chave de ouro.

O RETORNO

Uma das maiores escritoras do Brasil, Nélida Piñon está de volta ao Rio de Janeiro após um ano de imersão literária em Lisboa, trabalhando no seu próximo livro. Primeira mulher a se tornar presidente da Academia Brasileira de Letras, a nova obra de Nélida se chama "Uma Furtiva Lágrima", onde a autora relembra amigos do mundo da escrita, como Natália Correia e Lygia Fagundes Telles, a quem se dirige por vezes como se fosse por cartas. Nélida Piñon foi homenageada na edição deste ano do Correntes d'Escritas e recebeu, no dia 1 de Março, o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2019, atribuído pela Universidade de Évora.

VOSSA EXCELÊNCIA

Autointitulado Presidente de nossa República, a chegada de José de Abreu na noite de sexta-feira causou alvoroço no aeroporto Galeão. Muitos fãs e simpatizantes foram receber o ator, que chegou de viagem da Grécia. Após ser recepcionado pelos presentes com muita festa, Zé de Abreu tratou de entrar na brincadeira: fez um discurso ainda no saguão do aeroporto, e com direito a juramento, levando todos à loucura. O ator ainda teve tempo de dar um pulo na Cinelândia, onde acontecia um ato pelo Dia Internacional da Mulher. Por lá, mais fotos, beijos e agrados. E, olha, se dá na cabeça do Zé concorrer nas eleições em 2022, ainda mais com a querida Hildegard Angel como porta-voz do governo, periga ganharmos fácil

O DISPUTADO LEANDRO

Com a saída do carnavalesco da Mocidade Independente, começaram rumores de que o campeão Leandro Vieira, cujo contrato com a Mangueira termina agora, deixaria a sua escola pela de Padre Miguel. Ouvimos Leandro, e ele nos disse, encerrando o assunto: "Isso é conversa fiada". Leandro é da Mangueira, ninguém tasca, a verde e rosa viu primeiro.