ASSINE
search button

O filho do Pagodinho

Murilo Tinoco -
Eis os registros do pré-lançamento do 2º Projeto Samba Social Clube-Nova Geração, no Bar do Zeca Pagodinho, na Barra. O dono do projeto é o filho de Pagodinho, Eduardo Chaves. Confiram aqui: Foto 1 - Carlinho de Jesus; 2 - Mingo Silva e Inácio Rios; 3 - o rubro-negro Arlindinho; 4 - Eduardo Chaves e Renato Milagre; 5 - Marcele Motta; 6 - Nego Alvaro e Ferrugem. O lançamento do Projeto no digital só após o carnaval.
Compartilhar

Macaque in the trees
Eis os registros do pré-lançamento do 2º Projeto Samba Social Clube-Nova Geração, no Bar do Zeca Pagodinho, na Barra. O dono do projeto é o filho de Pagodinho, Eduardo Chaves. Confiram aqui: Foto 1 - Carlinho de Jesus; 2 - Mingo Silva e Inácio Rios; 3 - o rubro-negro Arlindinho; 4 - Eduardo Chaves e Renato Milagre; 5 - Marcele Motta; 6 - Nego Alvaro e Ferrugem. O lançamento do Projeto no digital só após o carnaval. (Foto: Murilo Tinoco)

 

PIEDADE!

Piedade, Senhor, piedade! Desde o fechamento, há três anos, do campus da Gama Filho no bairro, a Piedade está de dar pena. Ruas desertas, comércio fechado, famílias sem renda, desvalorização dos imóveis, crescimento da violência e omissão total do poder público. O campus enorme da universidade - a primeira do subúrbio - foi um sonho do ministro Gama Filho, fundada em 1939. As fotos que recebemos atestam que o bairro está completamente morto, são de fazer chorar. O mesmo vai se repetir, agora, no Jacaré, com o fechamento do campus do Senai-Cetiqt, que deixa o bairro para se transferir para a Barra, devido à violência no entorno. E o bucólico subúrbio do Rio de Janeiro, o Rio histórico e singelo, aquele que os sambas cantam, vai, pouco a pouco, fechando as portas de seus prédios e metendo a tranca. O último a sair...

BAIRRO FOFO

A Piedade tem uma história pitoresca, que vale ser contada. Originalmente, o bairro era chamado de Gambá, devido à parada do trem, intitulada Estação Gambá. Até que uma moradora inconformada resolveu escrever para o diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil: "Piedade, doutor, troque o nome de nossa estaçãozinha". Ele atendeu ao pedido: "Minha senhora, será feito. E o nome do bairro será Piedade". Fofo, não?

VIOLÊNCIA EM NITERÓI

Vocês sabem como eu curto Niterói, e volta e meia falamos aqui a respeito. São devastadoras para os niteroienses os números da violência neste último janeiro, no Rio de Janeiro, divulgados pelo Instituto de Segurança Pública. Enquanto o indicador de homicídio doloso apresentou redução de 18% no estado, Niterói registrou o aumento de 42%. E não é só isso: o município teve o mês de janeiro com o maior número de mortes por intervenção de policiais registradas desde 2003, um aumento na casa de inacreditáveis 233%.

COMO SE NÃO BASTASSE....

Os casos de estupro em Niterói aumentaram 70%, com 10 ocorrências em janeiro de 2018 e 17 no mês passado

SAMBA HIGIÊNICO

Este ano o Terreirão e o Sambódromo (dentro e no entorno) disporão de quase mil profissionais de serviços qualificados pela Vigilância Sanitária. Desse total, 50 são do curso de beleza que acontece nos dias 25 e 28. A capacitação pela Vigilância tem o foco na saúde pública, visando os profissionais de bares, restaurantes, arquibancadas e camarotes do Sambódromo. São garçons, chefs de cozinha, ambulantes, manicures, cabeleireiras, maquiadoras, até massagistas, orientados nas boas práticas de higiene na manipulação de alimentos e nos procedimentos da beleza. É o samba bem limpinho.

XANDE VARONIL

Ah, o Xande nos enche de orgulho varonil, em sua primeira turnê pela Europa! Mais de oito mil pessoas já curtiram os sucessos do sambista, lotando espaços nas cidades de Genebra, Turim, Stuttgart e Amsterdam. Na sexta-feira, o cantor fez um show em Lisboa, na Time Out Marketing fervendo, fervendo. Ele também foi uma das principais atrações do Carnaval de Ovar, que começou dia 9 e vai 5 de março, recebendo mais de cinco mil pessoas.

Macaque in the trees
O Bloco da Preta saiu no Centro empolgando e aclamado por uma multidão. Preta, de saiote, pernocas de fora e mangas bufantes, arregimentou não só o povão como sua tribo podrosa. Entre outros, a divina Carolina Dieckman, vestida de flor com muito bom gosto. (Foto: Filipe Panfili)


Filipe Panfili - O Bloco da Preta saiu no Centro empolgando e aclamado por uma multidão. Preta, de saiote, pernocas de fora e mangas bufantes, arregimentou não só o povão como sua tribo podrosa. Entre outros, a divina Carolina Dieckman, vestida de flor com muito bom gosto.

O golpe é coisa nossa!

-

Queridos, se liguem, há mais um golpe com DNA carioca! Após um homem ter sido preso na sexta-feira passada tentando retirar, com procuração falsificada, um veículo do depósito da Prefeitura, em São Cristóvão, tudo leva a crer que há um esquema de pilantragem organizada para a prestação de serviços ilícitos aos que vão ao depósito para recuperar seus veículos. Descobriu-se que eram oferecidos, por um grupo clandestino, emissão de DARM, impressão de documentos e a procuração da retirada por terceiros com dificuldades em obtê-la do proprietário do veículo. Custava 600 reais.

SOBERANIA, TÔ FORA

Uma utopia, um sonho de uma noite de verão, a ideia de uma UFRJ soberana, com candidatura única na disputa da reitoria, impossibilitando interferências do governo na escolha. A grande esperança, o atual reitor, Roberto Leher, não se inscreveu.

TRÊS CHAPAS

São três chapas inscritas para disputar a próxima gestão da UFRJ: a chapa "Unidade e diversidade pela universidade pública e gratuita", encabeçada pelo professor Oscar Rosa Motta, da Escola Politécnica; chapa "A UFRJ vai ser diferente", da professora Denise Pires de Carvalho, do Instituto de Biofísica, e a chapa do professor Roberto Bartholo, da Coppe. No dia 30 de abril, o Colégio Eleitoral, formado por professores, alunos e funcionários, se reúne para definir a lista tríplice que será enviada ao presidente da República.

FIOCRUZ NO TOPO

A dra. Clarisse Dah, de Burkina Faso, na África do Sul, foi a primeira a concluir o Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da Fiocruz. A médica-pesquisadora veio trazida por um programa da OMS, de treinamento na Plataforma de Pesquisa Clínica, para candidatos de países com poucos recursos e muita necessidade de conhecimento sobre doenças negligenciadas.

MELHOR ESCOLHA

Mesmo aprovada para um instituto na Alemanha, Clarisse Dah optou pela Fiocruz por conta do portfólio de malária - principal causa de morte em seu país. A Fiocruz tem expertise no tema. E viva a nossa Fiocruz!

NATUREZA VIVA

O que você vai fazer na quarta-feira? Tenho uma sugestão: adquirir uma natureza morta de Paul Cézanne - Natureza Morta de Pêssegos e Peras - que vai a leilão na Christie's London, da série Tesouros Escondidos, com obras-primas impressionistas e modernas. É uma, entre as muitas naturezas mortas do pintor, que dava a elas vida, com sua pintura eloquente, suas cores pulsantes - os verdes e os vermelhos que se decompunham e mesclavam, dando vida às frutas. A estimativa do preço só a pedidos, meus amores.

O QUE É UMA ESCULTURA...

...do Cristo Redentor com oito metros tem em comum com o Carnaval? Ela foi toda grafitada pela artista Rafa Mon, que se inspirou no desfile de 2016 da União da Ilha, do enredo "Vai acontecer na Avenida". No quinto carro havia uma revoada de asa-delta sob as bênçãos de uma escultura do "Cristo Redentor", de 13 metros. Quem quiser ir ver, está no CasaShopping, na Barra.