Jornal do Brasil

Hildegard Angel

PASSEANDO DENTRO DAS OBRAS DE VAN GOGH, EM PARIS

Jornal do Brasil

Olá, leitor.

Para ter acesso a essa e outras matérias e colunas exclusivas, faça o seu login.
Ou assine agora e receba o Jornal do Brasil, impresso ou digital, diariamente.
A opinião e a cobertura dos fatos, isenta e corajosa, que você e o Brasil merecem.

Para mais informações, ligue (21) 3923-4001

SENHORES CAUSÍDICOS

A posse da nova diretoria da OAB, no Teatro Municipal, teve seus highlights. Entre centenas de pessoas outras, estavam lá o governador, Wilson Witzel, e o prefeito Marcelo Crivella, que pouco circula. O novo presidente da OAB-RJ, até 2021, Luciano Bandeira Arantes, ressaltou em seu discurso que o trabalho da nova diretoria deverá contribuir para tirar o Estado "do buraco que se encontra". Ao fim da fala, arrematou: "Democracia se faz com diálogo, e nesse momento de intolerância, em que muitos recusam o diálogo, talvez sejamos os profissionais mais respeitados e também os mais necessários. Todo mundo é inocente até prova em contrário". Luciano é o mesmo que, alguns dias após o governador W2 declarar que é só "mirar na cabecinha", disse à imprensa: "Não podemos aceitar salvo-conduto para matança".

GUERRA NO IBGE

A nova presidente do IBGE é Susana Cordeiro Guerra. Tomou posse ontem, em cerimônia com a participação do Ministro da Economia, Paulo Guedes. PhD pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com mestrado em Harvard, Susana é neta do pioneiro da construção civil no Rio de Janeiro, Henrique Christino Cordeiro Guerra, que construiu o primeiro arranha-céu da cidade e, entre outras obras conhecidas, também foi o responsável pelo prédio do atual Hotel Sofitel e do Shopping Cassino Atlântico.

TROPEÇO DA DUQUESA

A grande queridinha da mídia internacional em 2018 deu seu primeiro tropeço e caiu em desgraça. As críticas se multiplicam, deixando o Reino Unido revoltado com a jovem duquesa de Essex, desde que ela viajou para um chá de bebê em Nova York com luxos de rainha. Só a suíte do hotel The Mark custou US$ 75 mil a diária! Além disso, Meghan retornou a Londres em avião particular, uma contradição para quem apoia publicamente a luta contra a mudança climática. Apesar de as despesas não terem sido pagas com dinheiro público, não faz sentido nos dias de hoje, com tantas desigualdades, uma personalidade representativa da realeza ostentar e esbanjar.

VIVA A DIFERENÇA

Alguém precisa contar pra Meghan que a grande admiração do povo espanhol à sua antiga rainha Sofia se devia a seu despojamento, viajando pela Europa sempre na classe econômica. Mas esta já nasceu princesa, como filha do rei Paulo, da Grécia.

RIO SAMBA 'SAMBOU'

Os famosos do samba desolados com o cancelamento, este ano, do camarote Rio, Samba, Carnaval, de Maurício Mattos, no Sambódromo. Foi o pioneiro na categoria "camarote-luxo", com refrigeração digna do Alaska, buffet do Inter-Continental, apresentações da Portela, celebridades múltiplas, decoração de Abel Gomes, e reunindo o PIB top do Brasil. Aqueles CEOs das grandes empresas, que só com muito QI (Quem Indicou) se consegue encontrar. E eles estavam todos lá, na maior, com as mulheres, as famílias, de bermudão e sandália, totalmente felizes, descontraídos e... acessíveis. Nós, da mídia, adorávamos. Os bigshots patrocinavam, a revista Rio Samba Carnaval promovia, e a imprensa se fartava de fazer contatos. Mas o camarote do Mattos foi um Rio que passou em nossas vidas... Não conseguiu patrocínio este ano. A disputa agora é grande, são tantos camarotes e todos com suas revistas, todos disputando o mesmo filão...

CAZUZA INCERTO E LOUCO

Enquanto um dos ministros desconhece Cazuza e atribui ao cantor uma frase que não é sua, o bloco Exagerado conseguiu a licença da prefeitura, e sai no domingo de carnaval, na Praça Tiradentes, pelo quarto ano consecutivo. Abençoado por Lucinha Araújo, sua música tema é "Amor amor", com sutil mudança na letra. Em vez de "Meu caminho nesse mundo, eu sei / Vai ter um brilho incerto e louco", os foliões vão cantar "a música do Cazuza, eu seu / Vai ser perpetuada com brilho, incerto e louco".

SÓ O CINEMA SALVA

Na trilha de padres e pastores que bombam com músicas, novelas, filmes, os espíritas também querem seu espaço no mundo pop. O diretor e produtor Wagner de Assis lança este ano quatro longas-metragens. Além de "Kardec", que estreia em 16 de maio, vêm aí os filmes "Nosso Lar 2" (baseado nos livros de André Luiz), "Emmanuel", "As irmãs Fox" e "Chico para sempre", inspirado na obra de Marcel Souto Maior.

O OTHON, OBA!

Disposto a ser um dos marcos do Carnaval na cidade, o Rio Othon Palace, em Copacabana, fará duas feijoadas carnavalescas. A primeira no dia 2. A segunda, no dia 9, em homenagem às Campeãs, e com direito a show da bateria da Mangueira. Ambas no Bossa Café, no terceiro andar do hotel: samba, feijão e vistão, oba!

RUA BOECHAT-

Ricardo Boechat vai virar nome de rua em Niterói! O prefeito interino Paulo Bagueira acatou sugestão do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, e pretende dar o nome do jornalista a uma das ruas no bairro São Francisco, onde ele viveu, e onde mora sua mãe, Mercedes Carrascal. Merecido. Boechat sempre divulgou e prestigiou sua cidade.