ASSINE
search button

Abertura de exposição na Galeria Nara Roesler

Divulgação -
A homenageada será a bailarina Tatiana Leskova (na foto com Carlos Alberto Serpa)
Compartilhar

Sexta-feira foi dia de abertura de exposição na Galeria Nara Roesler. A mostra "Arquiteturas do Imaginário", que é coletiva, faz uma abordagem sobre o espaço e sua relação com o público. Ao todo, 15 artistas estão com trabalhos seus expostos. A saber, são eles: Abraham Palatnik, Alberto Baraya, Alexandre Arrechea, Artur Lescher, Dan Graham, Daniel Senise, Eduardo Coimbra, Fabio Miguez, Lucia Koch, Marco Maggi, Marcos Chaves, Paulo Bruscky, Philippe Decrauzat, Raul Mourão e Renê Francisco. A grande noite reuniu nomes da arte nacional, e a diretora da Galeria, Gabriela Moraes, recebeu seus clientes e convidados em Ipanema para coquetel e drinks de fim de tarde.

MOLON DA CULTURA

Se depender do deputado Alessandro Molon, a pasta da cultura ainda pode ser salva no governo Bolsonaro. Sobre a primeira Medida Provisória editada pelo presidente, a MP 870, que versa, entre outros assuntos, sobre a organização ministerial (e nisso lê-se o fim do Ministério da Cultura), Molon foi o primeiro a apresentar uma emenda. O progressista propõe a recriação do Ministério da Cultura, pela valorização e preservação da nossa Cultura e da nossa memória, tão ameaçadas.

MÉDICO BRASILEIRO É DESTAQUE

O diretor do Instituto Carlos Chagas e chefe da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Ricardo Cavalcanti Ribeiro, será um dos destaques da da MasterClass sobre reconstrução de mama durante o 11º "American-Brazilian Aesthetics Meeting". Trata-se de um fórum internacional de grande prestígio sobre cirurgia estética. O brasileiro é um dos co-presidentes do evento. Além de um workshop sobre o seu novo software que simula, em 3D, os resultados da colocação de uma prótese mamária, Ricardo Cavalcanti ainda irá mediar um painel sobre as técnicas mais inovadoras de cirurgias de contorno corporal. O evento vai até o dia 18 de fevereiro, em Park City, nos Estados Unidos.

DESIGN NA FOLIA

Os camarotes da Sapucaí continuam investindo alto para atrair artistas, socialites, atletas e influencers para suas festas. Exemplo disso é o camarote "Incentivo Brasil", que esse ano ganhou o tema "A Energia de Um Novo Tempo", em homenagem ao tempo e às soluções de energia sustentável, e convidou o gênio do design Hans Donner para assinar a identidade visual do espaço. Hans se encantou pelo convite, e exibirá no camarote o seu grande projeto de vida: uma espécie de relógio de altíssima tecnologia, sem ponteiros nem números, que ocupará cerca de 3,5 metros do teto do lounge principal do espaço. "O Carnaval gira em torno de beleza e cores, e minha vontade é agregar beleza em tudo, é um casamento perfeito. Meu Onne é um marcador de tempo, o principal projeto da minha vida, por isso estará lá tão forte. Também vamos simular o universo na entrada do camarote, que vai dar a ideia dessa dimensão do tempo, que tem tudo a ver com energia e tecnologia", resume Hans.

CIDADE APAGADA

A chuva que caiu na semana passada segue causando problemas na cidade. A sede do Viva Rio, a CETEP Ipanema (FAETEC) e o CIEP Presidente João Goulart, que funcionam todos em um mesmo prédio na Comunidade Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, estão até agora sem luz. Mesmo com tentativas de contato com a Prefeitura e a Light, não há previsão para que seja normalizado. São cerca de 540 crianças e adolescentes sem aula e uma série de projetos sociais. O prédio teve o fornecimento de energia interrompido após a queda de uma torre de luz nas proximidades. A unidade da FAETEC possui cursos técnicos em Turismo e Informática, além de cursos de qualificação profissional, teatro e idiomas. Segundo a direção, 300 alunos estão sem aula por conta da falta de luz. Já no Ciep são 240 crianças da educação infantil ao sexto ano do ensino fundamental que estão sem aula. Já foram acionados a Light, a RioLuz, o Corpo de Bombeiros e a Região Administrativa da Zona Sul, mas até agora nenhum órgão deu previsão para que o serviço seja normalizado e os jovens possam retornar às aulas.

DEBATES PELA CIDADE

Na última quarta-feira, a Firjan, no centro do Rio, foi o palco de um importante debate:"A Revolução Energética do Sistema Elétrico Brasileiro". O seminário, que foi moderado pelo jornalista George Vidor, foi desenvolvido pela Firjan e a Embaixada da Itália, em parceria com o Instituto ICE e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria. A energia renovável, assim como as redes de transmissão e smart grids foram os assuntos mais debatidos. Entre os palestrantes e presentes, os presidentes Nicola Cotugno, da Enel Brasil, e Manlio Coviello, da Terna Plus; o responsável da Enel Distribuição São Paulo, Rosario Zaccaria; o embaixador da Itália, Antonio Bernardini; e o Subsecretário de Estado do Ministério do Desenvolvimento Econômico Italiano, Davide Crippa.

EMPREENDEDORES PELO RJ

No próximo dia 22 acontece a 4ª Rodada de Negócios da UNISUAM. O evento é voltado para empresários e empreendedores que atuam no Rio de Janeiro, e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo no estado. Por lá estará o advogado tributarista Leandro Chaves, que pretende esclarecer dúvidas dos empreendedores ao falar sobre redução de carga tributária e aumento do fluxo de caixa. Paulo Franco, gerente da Sicredi, instituição financeira, é um dos mais aguardados e dará dicas de educação financeira para alavancar uma empresa.

PREMIAÇÃO PARA DANÇA

A Cesgranrio já está recebendo inscrições para a segunda edição de seu Prêmio de Dança, que acontece em abril. A homenageada nesta edição será a bailarina Tatiana Leskova, e a madrinha do concurso será Ana Botafogo. Já o júri foi formado por Adriana Pavlova (jornalista), Marcelo Misailidis (coreógrafo e bailarino), Paula Mori (diretora artística do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro da Secretaria Municipal de Cultura), Caio Nunes (presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro) e Rubens Barbot (especialista em dança afro). Ao todo, seis categorias serão premiadas. A saber: melhor coreografia, melhor bailarina, melhor bailarino, melhor espetáculo, desenho de produção cênica e categoria especial. Cada uma será contemplada com o valor de R$ 12 mil reais, além do troféu Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

No primeiro dia de funcionamento do plenário da Câmara Municipal do ano, Tarcísio Motta aprovou a CPI das Enchentes, que pretende apurar as circunstâncias, os fatos e as consequências sociais, ambientais e econômicas causadas pelos temporais que atingiram a cidade neste mês. O requerimento foi assinado por 23 vereadores.

Com João Francisco Werneck