ASSINE
search button

Coluna da Hildegard Angel

Virna Santolia -
A fotógrafa Virna Santolia inaugura nova fase de seu trabalho: a série Cabeça de Santo. Uma inspiradora sequência fotográfica com releituras, entre o clássico e o contemporâneo, de imagens de vários santos. No alto, Maria Madalena, a santa pecadora, olhar de divindade. Aqui acima, São Benedito. O santo negro tem seus cabelos raspados, no estilo militar, por um cabeleireiro branco, com um guarda atento ao fundo. A composição desperta em quem vê a consciência do racismo, fazendo da imagem, denúncia. Quem quiser conhecer mais, acesse o portal online "Um olhar"
Compartilhar

SE O LÉO FALOU

O ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio criticou em sua rede social o desastre em Brumadinho. Postou foto da tragédia, e escreveu a legenda: "Na sexta-feira passada, uma barragem de mineração desmoronou em pequena cidade no Brasil, liberando quase 13 milhões de metros cúbicos de lama tóxica e deixando um rastro de morte e tristeza. Isso ocorre apenas três anos após o maior desastre ambiental do país, quando outra barragem se rompeu. Já é suficiente. Governos e empresas devem parar de colocar os lucros acima das vidas das pessoas e da natureza".

MUCHO LOCO

Uau, o Ministro da Educação chamou o brasileiro de "canibal"! Disse textualmente em entrevista à Veja que o brasileiro, quando viaja, "rouba coisa nos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião", e que ele quando sai de casa tem o hábito de "carregar tudo". Socorro! Bola de ferro no pé da Estátua da Liberdade! Vélez Rodrigues, o ministro, diz que isso é coisa pra se corrigir na escola. Gozado, enquanto uma ministra quer o ensino escolar ministrado em casa, pelos pais, o outro ministro quer que as escolas assumam os deveres de casa dos pais.

FIM DO MISTÉRIO

Revelado o mistério dos diplomas fantasma da ministra Damares, graduada sem fazer universidade: foi ensino à distância! Aulas diretamente do Céu.

Macaque in the trees
A fotógrafa Virna Santolia inaugura nova fase de seu trabalho: a série Cabeça de Santo. Uma inspiradora sequência fotográfica com releituras, entre o clássico e o contemporâneo, de imagens de vários santos. No alto, Maria Madalena, a santa pecadora, olhar de divindade. Aqui acima, São Benedito. O santo negro tem seus cabelos raspados, no estilo militar, por um cabeleireiro branco, com um guarda atento ao fundo. A composição desperta em quem vê a consciência do racismo, fazendo da imagem, denúncia. Quem quiser conhecer mais, acesse o portal online "Um olhar" (Foto: Virna Santolia)

MISTÉRIO DO MINISTÉRIO

Trata-se mesmo de um governo misterioso. Até hoje o ministro Osmar Terra, da Cidadania, que agora responde pela Cultura, não definiu os gestores dos órgãos da pasta. Na Biblioteca Nacional, a presidente Helena Severo, no impasse se permanecerá no cargo, não coloca em pauta os projetos previstos. Vai que o sucessor tem outros planos? O mesmo suspense na Casa Rui Barbosa e no IPHAN. Para a Funarte, anunciaram um substituto, mas Stepan Nercessian lá continua. Bem que especialistas do setor alertaram do erro que era extinguir o Ministério. Mal começou o governo e a Cultura já dá defeito!

ELEIÇÕES NA ABE

Não é só a 'de Letras', outras academias também realizam palpitantes eleições secretas. A Academia Brasileira de Educação, a ABE, elegerá dois novos imortais, sucessores dos saudosos Albert Ebert, cadeira quatro, e Fernando Affonso Gay da Fonseca, cadeira 20. As inscrições de candidatos estão abertas até 14 de março. Após eleito, o candidato tem 1 ano para tomar posse.

BRASIL EM QUEDA LIVRE

Na falta de mecanismos para conferir a Transparência brasileira, que há alguns dias foram desativados pelo novo governo, a coluna recorre à Transparência Internacional. Conforme o Índice de Percepção da Corrupção, divulgado esta semana, o Brasil está em queda livre. Ele caiu nove posições em comparação ao ano anterior, ocupando a 105ª colocação entre 180 países. Nossa pontuação caiu de 37 para 35, o pior resultado desde 2012. É a terceira queda anual seguida!

Para se ter uma ideia, a Dinamarca, a 1ª colocada, fez 88 pontos. A pontuação indica o nível percebido de corrupção no setor público, numa escala de 0 a 100, em que 0 significa que o país é considerado altamente corrupto e 100, que é considerado muito íntegro.

QUERIDINHOS DO BRASIL

Que festa ontem em Brasília, na posse da Câmara dos Deputados! Fátima Bernardes estava lá, prestigiando o namorado neo-deputado, Túlio Gadelha. Outro que causou frisson foi o marido do deputado David Miranda, o jornalista americano Glenn Greenwald, que ainda levou junto os dois filhos do casal, João e Jonathan. Em seu twitter, Glenn postou: "Acabei de chegar em Brasília para assistir meu marido e pai deles, David Miranda, ser membro do novo Congresso do Brasil. Super orgulhoso e animado!". David, ex-vereador no Rio de Janeiro, ganhou o cargo graças à renúncia de Jean Wyllys, de quem era o suplente.

JESUS ME ABANE!

Foi uma semana de muitas 'licenças poéticas' de nosso primeiro mandatário. "Refeitório de empregados" virou "reservatório de empregados", "voando" foi "avuando" e "a questão da Vale do Rio Doce não tem nada a ver com o governo federal, apenas cabe a nós a fiscalização". Isto é, "não tem a ver", mas "cabe". Isso em pouco mais de dois minutos de speech sobre o desastre de Brumadinho. Mas o prêmio vai pro post presidencial no Twitter, quinta-feira, agradecendo à Elizabeth II uma saudação": "Thank you for the words, Queen. God bless Brazil and the United Kingdom / Obrigado pelas palavras, Rainha. Deus abençoe o Brasil e o Reino Unido." Oh, God! O presidente se dirigiu à Rainha da Inglaterra como QUEEN e não Your Highness!

Macaque in the trees
A peça é uma homenagem aos trabalhadores do teatro, e a ironia começa no título: "No escuro ou O que faz uma mariposa sem uma lâmpada." Uma comédia melodramática de Jau Sant'Angelo, dirigida por Jefferson Almeida, tendo como protagonistas Vitória Furtado, que faz Laura, uma ex-bilheteira que se torna atriz, e Sidcley Batista (um colega de Laura na escola de teatro). A estreia é dia 5, no Teatro Clara Nunes, com apresentações às terças e quartas, às 20h, e ingressos a partir de 35 reais. A peça é uma declaração de amor ao teatro, e vai do sonho à loucura (Foto: Divulgação)

DIREITO À SÁTIRA

Permanece o conflito entre a comunidade israelita e os cartunistas brasileiros. Se, nos últimos dias, o alvo foi Renato Aroeira, desta vez é Carlos Latuff, repreendido com nota de repúdio pela Confederação Israelita do Brasil a uma caricatura sua. O chargista ironizou a vinda de forças de Israel para auxílio na tragédia em Brumadinho. Diz a nota que "existe um limite até mesmo para aquilo que pode ser satirizado. O direito à sátira não pode violar outros direitos igualmente caros à nossa Constituição, como a dignidade das pessoas".

PASMADO LIMPINHO

A propósito, a prefeitura removeu ontem seis barracos no Mirante do Pasmado, em Botafogo, que serviam de moradias a pobres. Ao longo da fiscalização, foram também removidos 500 kg de entulho e lixo. Tudo limpinho e em perfeita ordem para receber, em breve, naquela área privilegiada, um monumento-sinagoga, que ocupará todo o parque, lembrando os judeus sacrificados na Segunda Guerra Mundial. Crivella mantém ótimas relações com Israel, para onde já fez várias viagens, na condição de bispo da Igreja Universal.

MITOU!

O deputado Marcelo Freixo, se não emplacou a presidência da Câmara, não tem porque ficar triste. Afinal, nesta mesma semana, ele conquistou um espaço nobre: a coluna da Fiorentina, no Leme, onde deixou seu autógrafo ao lado de grandes mitos nacionais da televisão e do teatro, como Nathalia Timberg e Antonio Fagundes.

CAPACITAÇÃO PARA FOGAÇA

O chef Henrique Fogaça, jurado do Masterchef, assinou contrato com a prefeitura do Rio, para que a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses seja responsável pela capacitação dos funcionários de seu novo restaurante, a ser aberto na Barra da Tijuca, o Sal Grosso. O curso da prefeitura é gratuito, e formou nesta semana uma turma de copeiros, garçons, bartenders, estoquistas, maitres e até chefs de cozinha.

RIGHT MEN IN THE RIGHT PLACE

Com consultório em Niterói e Porto Alegre, o cirurgião plástico Marcelo Pessoa é o novo membro da Société Monégasque de Documentation e de Recherche en Chirurgie Plastique et Esthétique, do principado de Mônaco, presidida por outro brasileiro, o dr. Valter Santos. Mônaco é o paraíso da terceira idade endinheirada do mundo. Os especialistas certos no lugar certo.

CIDADÃO POR UM DIA

Em seis, 14 e 26 de fevereiro todos poderão refazer os percursos de Orson Welles em sua passagem pela Rio de Janeiro, em 1942, quando veio rodar um filme jamais concluído. Trata-se de um Walking Tour da produtora cultural Juliana Fiúza, que refaz a experiência carioca do criador do filme "Cidadão Kane". O roteiro "Revelando o Rio de Orson Welles" inclui o Arsenal da Marinha, o Theatro Municipal e o antigo Cine Plaza, na Cinelândia. Sem esquecer os sets da filmagem, como Largo da Carioca e Av. Rio Branco. Tudo isso e as boas histórias sobre Welles.

Outra barragem em Minas preocupa: a Casa da Pedra, da CSN, em cima da cidade de Congonhas, que guarda um de nossos maiores tesouros - o Conjunto do Bom Jesus dos Matozinhos - com os 12 profetas de Aleijadinho. São 60 mil moradores e milhares de turistas. Com três vezes o volume de Brumadinho e 70m de altura, é um perigo gigante. E já há laudo de risco de erosão da Secretaria de Meio Ambiente!

Com João Francisco Werneck

Divulgação - A peça é uma homenagem aos trabalhadores do teatro, e a ironia começa no título: "No escuro ou O que faz uma mariposa sem uma lâmpada." Uma comédia melodramática de Jau Sant'Angelo, dirigida por Jefferson Almeida, tendo como protagonistas Vitória Furtado, que faz Laura, uma ex-bilheteira que se torna atriz, e Sidcley Batista (um colega de Laura na escola de teatro). A estreia é dia 5, no Teatro Clara Nunes, com apresentações às terças e quartas, às 20h, e ingressos a partir de 35 reais. A peça é uma declaração de amor ao teatro, e vai do sonho à loucura