ASSINE
search button

Luiz da lua, das leis e dos livros

Eny Miranda -
.
Compartilhar

DE VOLTA PARA O FUTURO

Pérola atirada pelo presidente Jair Bolsonaro, em entrevista em Davos: “... “Em poucos minutos demos uma retrospectiva do Brasil do futuro”.

Sem precisar embarcar no automóvel DeLorean do filme De Volta Para o Futuro, Jair já foi lá. E fez a retrospectiva.

LIBERDADE, LIBERDADE, ABRE AS ASAS SOBRE NÓS

O cartunista Aroeira está sendo processado pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, que, através de sua diretoria jurídica, protocolou junto ao Ministério Público “notícia de crime contra o sr. Renato Aroeira”. O motivo foi uma charge do desenhista em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, se abraçam formando o símbolo de uma suástica.

O CLÃ

A cada episódio político, mais o clã Bolsonaro parece evidenciar seu desapreço pela Democracia. Com o anúncio pelo Twitter, ontem, às 15:38, de Jean Wyllys, de renunciar ao mandato de deputado e se mudar do Brasil, devido às constantes ameaças de morte que vem sofrendo, qual foi o post, minutos depois, no twitter de @jairbolsonaro? “Grande dia!”. E no do filho? @CarlosBolsonaro: “Vá com Deus e seja feliz!”, e um sinal de positivo. É melhor já irem se acostumando com a ausência de debate na vida pública brasileira.

Macaque in the trees
O público ficou ofuscado com tantas estrelas no Vivo Rio: em cena, Ney Matogrosso; na plateia, Christiane Torloni e a cantora Simone, que depois foram abraçá-lo (Foto: Divulgação)

PRA NÃO DEIXAR DÚVIDAS

O ministro da Educação, o colombiano Ricardo Vélez Rodriguez, que vive no Brasil desde 1979, início da fase da “Abertura”, afirmou ontem que o período da Ditadura Militar foi “querido pela sociedade brasileira”.

Para o envio de Livros de História do Brasil ao ministro: Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, BL-L, Brasília, Distrito Federal.

PRUGURUNDUM NO CARNAVAL

Deu prugurundum no baticumbum! Carnaval do Rio em crise desde que a Riotur resolveu exigir, dos blocos de Centro e Zona Sul, alvará do corpo de bombeiro e contratação de ambulâncias, UTIs móveis e médicos. Exigências inviáveis, diz a Liga dos Amigos do Zé Pereira (coletivo de blocos), e que podem precipitar o fim do carnaval de rua. Os blocos se fiavam no comunicado informal do Ministério Público à Liga de que estavam liberados dessas exigências da Riotur, e que a Prefeitura iria arcar com tais custos.

Até agora nenhum bloco foi oficialmente autorizado a desfilar. Nunca, antes, na história desta Cidade Maravilhosa, encrencaram tanto com o carnaval.

FÉRIAS DE TALÍRIA

Nona deputada federal mais votada do estado, com 107.317 votos, Talíria Petrone aproveitou o recesso na Câmara para viajar, observar e conversar com nomes de expressão da política norte-americana. Em New York, Talíria tem hoje encontro com a filósofa Nancy Fraser e a professora da New School for Social Research, Cinzia Arruzza. Amanhã, Talíria vai a São Francisco fazer palestra na Niebyl Proctor Library e se reunirá com professores da instituição. No dia 28, a deputada participará da mesa “Brazil, Black Feminism and The New Left”, com Jô Cavalcanti, no “Department of African American Studies”, na Universidade de Berkeley.

                                                                           ***

LUIZ DA LUA, DAS LEIS E DOS LIVROS

Macaque in the trees
. (Foto: Eny Miranda)

Como advogado tributarista, Luiz Roberto Nascimento Silva domina as Leis; e as Letras, como autor de inúmeros livros publicados. Mas foi saudando a Lua que estreou escritor com um livro de poemas - O segredo da Lua quem sabe é o clarão do Sol. Depois, vieram O alfabeto da Devassa, Cidade de Deus, Arco da manhã, Sim, A flauta vertebral, Com o suor na alma, A nova peste, não necessariamente nessa ordem. Ministro da Cultura do governo de Itamar Franco, o escritor cresceu no convívio com políticos, intelectuais (mineiros, sobretudo) e diplomatas, na casa da Rua da Matriz, de seus pais, Vilma de Carvalho Brito Davies e Luiz Gonzaga do Nascimento Silva - o ministro do Trabalho e da Previdência Social, dos governos Castelo Branco e Geisel, criador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, que extinguiu a estabilidade do trabalhador após dez anos de casa.

Essa bagagem intelectual e de relações pessoais de pais para filhos estava ilustrada, naquela noite da Travessa, em Ipanema, pela presença de herdeiros de vários sobrenomes protagonistas da vida brasileira do século XX. Era o lançamento do último livro de Luiz Roberto, “Rio 80 Graus”. Senão, vejamos: Foto 1 - Luiz Roberto Nascimento Silva... Foto 2 - O autor, com Roberto Jaguaribe.... Foto 3 - Com a filha, Isabel... Foto 4 - Claudia Macedo Soares Moreira Salles... Foto 5 - Tessy Callado... Foto 6 - Patricia Vieira e Claudia Jaguaribe... Foto 7 - Vera Flexa Ribeiro... Foto 8 - Claudio Chagas Freitas... Foto 9 - Com o poeta imortal Antonio Cícero... Foto 10 - Com a prima, Kiki Nascimento Silva Garavaglia. “Rio 80 Graus” consiste em poema único, crônica de uma cidade maravilhosa, desde suas memórias de infância ao caos urbano deste século XXI.

                                                                           ***

Hoje é dia de programação imperdível na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Será exibido o filme “Inimigos – uma história de amor”, adaptação do romance de Isaac Bashevis Singer, Nobel de Literatura de 1978. Em seguida, debate com a crítica de cinema Susana Schild e o psicanalista Luiz Fernando Gallego, sobre afetos, paixões e horrores do Holocausto.

Com João Francisco Werneck

Eny Miranda - .
Divulgação - O público ficou ofuscado com tantas estrelas no Vivo Rio: em cena, Ney Matogrosso; na plateia, Christiane Torloni e a cantora Simone, que depois foram abraçá-lo
Tags:

coluna | hildegard | jb