ASSINE
search button

A pouco hospitaleira recepção em Davos

Reprodução -
Lua de sangue numa perspectiva que parece estar espetada na torre do Chrysler Building
Compartilhar

Não foi amena a recepção ao presidente do Brasil e sua comitiva de ministros e assessores, na chegada, ontem, a Davos, na Suíça. Alguns cartazes carregados por manifestantes diziam coisas que, traduzidas, são “Não é bem-vindo”; “Matar Bolsonaro com suas próprias armas” e a foto de Jair Bolsonaro como alvo: “Cuspa no alvo”. Houve um grupo exibindo um “laranjal”, laranjas nos cartazes e em caixotes de mercado. Outros levavam cartaz com foto de Bolsonaro e Netanyahu, com a legenda: “Unidos pelo ódio”. Há também protestos contra a atual política indigenista do novo governo, com índios indefesos mortos no campo, o que sensibiliza muito o europeu. Fato é que a entrevista coletiva de praxe aos chefes de Estado que chegam, e que estava marcada para o presidente brasileiro, foi cancelada sem maiores explicações. Ao chegar ao hotel, nosso chanceler Ernesto Araújo passou batido pelo paredão de repórteres e fotógrafos que os aguardavam.

De qualquer forma, tanto Bolsonaro quanto sua comitiva podem ficar sossegados, porque a segurança aos participantes do Fórum Econômico de Davos é total, com atiradores de elite situados até no teto coberto de neve do hotel onde se hospedam.

CARNAVAL, SAMBA E CULTURA

A Escola de Samba São Clemente investe o forte para conquistar o título de campeã na Sapucaí. Ela acertou a contratação da bailarina e diretora do Theatro Municipal, Bárbara Lima, que se juntará a Fabricio Pires e Giovanna Justo na preparação do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Bárbara, dona de extenso currículo na dança clássica, vai coordenar a preparação e a coreografia do primeiro casal da São Clemente.

BOLA FORA

Revolta e indignação resumem o sentimento dos professores da UFF diante da escolha do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que desconsiderou o resultado da eleição para a direção do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro, e nomeou para o cargo o segundo colocado na disputa. A medida fere os princípios democráticos das instituições federais. A vencedora do pleito havia sido a professora Solange Rocha.

Em seu projeto de popularização da própria imagem, depois de ter sido eleito, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, escalou a grade do Maracanã, no domingo, para confraternizar com a torcida do Flamengo. Porém, Witzel, nascido em Jundiaí, já jurou ser Corinthiano desde criancinha, e justificou: “Vivi o Corinthians na Era Sócrates, por isso sou um democrata. Sócrates foi um marco na história do time, da democracia e do esporte.” Não sei se vai convencer como flamenguista, mas na categoria “escalada” W2 já ganhou!

Macaque in the trees
Hans Donner, além de ser capa, recheia a última edição da "Onne &Only" com matéria sobre os óculos conceituais desenhados por ele (Foto: Reprodução)

A revista de life stye gaúcha “Onne & Only” celebra hoje seus cinco anos, com festa no Rio de Janeiro, de lançamento do seu Fórum Onne Luxo Gramado 2019 - II Fórum Sul-Americano do Negócio do Luxo – que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio na ExpoGramado, na serra gaúcha. E, se há uma cidade que é um luxo, esta é Gramado. O coquetel será no restaurante Pesqueiro, na Praia da Reserva, na Barra da Tijuca, com presença de Hans Donner, que, além de ser capa, recheia a última edição da revista com matéria sobre os óculos conceituais desenhados por ele, da marca Onne.

AGORA É QUE SÃO ELAS

Até 20 mulheres serão selecionadas pelo programa “Columbia Women’s Leadership Network in Brazil”, com o objetivo de desenvolver uma rede feminina que irão trabalhar para a transformação do serviço público no Brasil. As atividades do curso são no Brasil e na Universidade de Columbia, em Nova York. As inscrições terminam no dia 25. O programa é apoiado pelo Instituto República, pelo Instituto Humanize e pela Fundação Lemann.

RODITI É COISA NOSSA

O brilhante compositor brasileiro Cláudio Roditi, finalista do International Jazz Competition, em Viena, vêm lutando há anos contra um câncer na próstata. Para mostrar solidariedade e angariar recursos para custear o tratamento do músico, haverá show benefit no dia 04/02, no Centro Cultural Veneza, em Botafogo. A iniciativa é dos amigos Guilherme Dias Gomes (Trompete), Idriss Boudrioua (Sax),Sérgio Barrozo (Baixo), Kiko Continentino (Piano) e Pascoal Meirelles (Bateria). Serão executadas oito músicas do trompetista, que ganhou destaque mundial ao integrar, como solista, a United Nation Orchestra, liderada por Dizzy Gillespie. Quando morou em Nova York, participou de discos de Herbie Mann, Harris Simon, Michael Franks, Dom Um Romão, Bob Mover e Charlie Rouse e acompanhou outros artistas, como McCoy Tyner, Larry Gales, New York Voices, Chris Connor, Gary Bartz, Mario Bauza, Mark Murphy e Buddy Montgomery, entre outros. Um cobra!

NOVIDADES NA ALTA-COSTURA

A Lanvin, marca francesa de alta-costura, anunciou ontem novo diretor-artístico: Bruno Sialelli ex moda masculinas da Loewe e ex moda feminina de Balenciaga e Paco Rabanne. A Lanvin é a mais antiga casa de moda francesa ainda em atividade, e se recupera de dificuldades econômicas desde a saída, em 2015, de Alber Elbaz, cujo reinado como designer derrubou as vendas.

LULU TOTAL

Hoje tem sessão especial do musical “Meu Destino é Ser Star”, ao som de Lulu Santos, no Teatro Riachuelo. Cerca de 40 sucessos da carreira do cantor e compositor estão no repertório do musical, que narra a trajetória de jovens que buscam realizar seus sonhos e conquistar um grande papel em suas carreiras artísticas. Em pauta assuntos atuais, que mobilizam a todos.

Macaque in the trees
Lua de sangue numa perspectiva que parece estar espetada na torre do Chrysler Building (Foto: Reprodução)

A foto é de Bruno Boni, filho de Laís e Boni de Oliveira, que enfrentou o frio nova-iorquino e saiu à rua, na noite da Lua de sangue, para fotografá-la numa perspectiva que parece estar espetada na torre do Chrysler Building. Chapeau!

__________

O estudo foi divulgado ontem pela OMS: quem recebe o Bolsa Família no Brasil tem mais 7,8% de sucesso de cura de tuberculose, em comparação às pessoas com as mesmas características demográficas e socioeconômicas que não são beneficiadas pelo programa social.

__________

Com João Francisco Werneck