ASSINE
search button

Terra sem lei: indígenas são atacados por pistoleiros e recebem ultimato

Marco Rodrigues -
Vera Alencar, Evandro Carneiro e Rosa Scorzelli; Gato azul recortado a laser e dobrado; Nina e Fabiana Scorzelli; Tessy Callado, Laura Carneiro e Regina Zappa; Evandro Carneiro, Carlos Camargo e Marcos Scorzelli; Cosme Martins entre Bartolomeu e Rosana Buarque de Holanda; Jean Michel Arlin e Suzana Schield; Gatos, tatu, peixe, tartaruga e outros bichos; Colecionador Patrick de Mayer, Vera Tostes, Evandro Carneiro e Vera Alencar; Rosa Cordeiro Guerra e o marchand Evandro; O polvo e o pavão na vitrine; Zoo na prateleira; Ana Cristina e Maria Pia Moreira da Fonseca
Compartilhar

Macaque in the trees
Vera Alencar, Evandro Carneiro e Rosa Scorzelli; Gato azul recortado a laser e dobrado; Nina e Fabiana Scorzelli; Tessy Callado, Laura Carneiro e Regina Zappa; Evandro Carneiro, Carlos Camargo e Marcos Scorzelli; Cosme Martins entre Bartolomeu e Rosana Buarque de Holanda; Jean Michel Arlin e Suzana Schield; Gatos, tatu, peixe, tartaruga e outros bichos; Colecionador Patrick de Mayer, Vera Tostes, Evandro Carneiro e Vera Alencar; Rosa Cordeiro Guerra e o marchand Evandro; O polvo e o pavão na vitrine; Zoo na prateleira; Ana Cristina e Maria Pia Moreira da Fonseca (Foto: Marco Rodrigues)
Roberto Scorzelli foi um artista plástico e arquiteto paraibano de nascimento e carioca de vida inteira, que a partir de 1963 começou a se projetar com uma exposição na OCA, até lançar em 1976, na Galeria Bonino, seu sensacional Bestiário, abrindo a porta de seu zoo criativo, iniciando uma trajetória artística dedicada aos bichos. Na época, o severo crítico Marc Berkowitz decretou: “São animais bem e pacientemente observados, por um artista de grande sensibilidade e muita percepção que soube captar e transmitir a graça, a majestade e até a monumentalidade de certos animais”. Scorzelli não está mais aqui, mas seus animais acabam de ser trazidos à vida pelo filho, Marcos Scorzelli, que inaugurou exposição esta semana na Galeria Evandro Carneiro. São 40 esculturas de animais, criadas no papel por Roberto e desenvolvidas pelo designer Marcos, após a morte do pai, em aço high tech, maleáveis, cortadas a laser, possibilitando sua dobradura, como se fossem bichos de origami. E lá estavam no vernissage os admiradores de Roberto Scorzelli, e toda a sua família - a mulher, Rosa, e seus filhos, que quando crianças foram a motivação do artista para criar os animais...

TERRA SEM LEI 1

Foram atacados a tiro, de madrugada, e por homens encapuçados, os índios Guarani Mbya da comunidade Ponta do Arado, às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre. Foram dezenas de tiros, coisa de cinema americano. Os agressores antes de partir deram um ultimato até domingo, para os índios deixarem a área. Uma empresa, que já ameaçou os Guaranis, pretende construir um condomínio no local, que é região de preservação ambiental e importante sítio arqueológico.

TERRA SEM LEI 2

Na véspera do segundo turno da eleição, o ataque foi em Dourados. Também a tiros, com bala de verdade, e contra o acampamento dos índios da etnia guarani-kaiowá, próximo à aldeia Bororó. Segundo a imprensa, chegaram em três caminhonetes e um trator, derrubaram os barracos, levaram as panelas, estragaram os alimentos e deixaram 15 feridos, inclusive um indiozinho de 9 anos. A PM ficou de apurar e o delegado estava viajando.

TERRA SEM LEI 3

Nesse novo Brasil, cresce a truculência no campo e nas regiões distantes do país. Aumentam os conflitos fundiários provocados, via de regra, por transgressores da lei, ruralistas e posseiros, que querem explorar o que não pode ser, e ocupar terreno que não é seu.

CONTRA AS FEIAS

A última da Damares, vocês devem ter visto na TV. Declarou que “feministas não gostam de homem porque são feias, e nós somos lindas”. Nada a ver. Conheço muitas feministas lindas e muitas evangélicas feias. E vice-versa. Porém, feias mesmo são as mulheres machistas. Estas sim são uma visão do inferno.

CONTRA A BELA

Não é só de mulher feia que o ministério de Bolsonaro não gosta. Mulher bonita também não tem vez. Vejam o que disse ontem a uma rádio a ministra da Agricultura, Teresa Cristina: “Desculpe, Gisele Bündchen, você devia ser a nossa embaixadora e dizer que o seu país preserva, que o seu país está na vanguarda do mundo da preservação, e não vir aqui no Brasil meter o pau sem conhecimento de causa”. A übermodel, que vem a ser embaixadora da ONU para o Meio Ambiente, está longe de aprovar a política ambiental do governo Bolsonaro, agora sob o comando da ministra ruralista.

VOLTA, ISAURA!

Lucélia Santos deu o ar da sua graça domingo à noite na Fiorentina, e contou que desde maio está na fila para visitar Lula na prisão, esperando a vez. A lista é muito grande, com várias personalidades internacionais, ela disse. Lucélia está com um projeto pessoal para fazer a Escrava Isaura reencarnar, a caráter, e gravar vídeos numa fazenda histórica, com depoimentos alertando contra uma nova escravidão no país, com a opressão dos pequenos para favorecer o capital e o obscurantismo religioso.

CARNAVAL COMERCIAL

Sentindo firmeza no carnaval que vem aí, a São Clemente quebra a tradição de apostar 100% em sua comunidade, e disponibiliza vagas em quatro alas do seu desfile, cujo enredo do carnavalesco Jorge Silveira é: “E o Samba Sambou”. As opções são: “Boi com Abóbora”, na Ala 12; “Toda Poderosa”, na Ala 16; “Yes, nós temos banana”, na Ala 20; e “Quem casa, quer casa”, na Ala 24, ui! Cada fantasia pode ser adquirida por R$ 700, e tá levando jeito de não sobrar uma. Conforme já contei, o Carnaval 2019 será um dos mais concorridos da história do Rio, com recordes de turistas.

                                                                              ***

Macaque in the trees
'Espetáculo Cárcere' (Foto: Divulgação)

Visto em 15 países nos últimos 5 anos, e depois de rodar por vários festivais, como o “8º Theatre Olympics”, na Índia, o “Tiyrano Medresesi Sirince”, na Turquia, e no “11º Monodrama Festival”, na Alemanha, estreia amanhã no CCBB o monólogo “Espetáculo Cárcere”. O ator e diretor é Vinícius Piedade, também co-autor da peça, que faz uma reflexão sobre a liberdade.

                                                                             ***

O Hospital Universitário Antônio Pedro completa, terça-feira, 68 anos de fundação. Parabéns para ele, que atende mais de dois milhões de habitantes de São Gonçalo e Niterói.

Com João Francisco Werneck

Divulgação - 'Espetáculo Cárcere'