ASSINE
search button

Um almoço de Dia de Reis como este, nem as realezas fazem

Hilde Angel -
Carlos Alberto Serpa entre o rei Heitor Gurgulino e a rainha Lilian Gurguino
Compartilhar

Não era só a beleza do cenário, dos objetos, do centro de mesa com rosas brancas misturadas às frutas, numa sequência de floreiras deslumbrantes. Não era só a pequena coroa de estrasse marcando os lugares dos convidados, ou os garçons impecáveis, ou o champagne ininterrupto. Não era apenas a notável hospitalidade dos anfitriões, a erudição do dono da casa, a elegância da hostess e seu cuidado na elaboração de um menu impecável. Era o conjunto da obra.

Um almoço celebrando o Dia de Reis, com um religioso à mesa, padre Edivino, para nos falar do significado da data. Com a presença de um casal de “rei” e “rainha”, Heitor e Lilian Gurgulino, festejando, naquele mesmo domingo, os 59 anos de casamento. Com a deliciosa Torta de Reis servida ao final, com a medalhinha de Madre Teresa de Calcutá no recheio de uma das fatias, e quem foi sorteada? A própria rainha Lilian! Uma conspiração dos deuses da fraternidade.

Pois ali estavam amizades fraternas, e algumas de muitas décadas. O professor Heitor Gurgulino, presidente da Academia Internacional de Artes e Ciências, o “rei” homenageado, discursou à sobremesa, saudando o anfitrião e lembrando a importância do apoio de Serpa para a implantação da Universidade de São Carlos, da qual Heitor era o reitor. Um outro amigo lembrou que, a beleza do ambiente se somava à generosidade dos donos da casa, cujas qualidades os fazem especiais e únicos.

De volta de Brasília, ao fim do governo passado, Clara e Moreira Franco ganharam homenagem, situados à direita dos anfitriões à mesa. Mariza Coser combinava a clutch Hermès cor de coral com os corais do colar, em que havia anjos esculpidos. No zap, ela recebia mensagens da filha, Andréa Rudge, e da neta, Tatiana, diretamente do SoHo, onde elas passavam a tarde em Nova York. Heckel Verri dava boas notícias da mãe, Cleuba, que foi atendida no Sírio e Libanês com problema nos olhos, mas já está com a visão em ordem. Enfim, trivialidades de uma tarde agradável sem hora pra terminar. Uma tarde de reis.

                                                                              ***

Vai até dia 19, a exposição de Luiz Zerbini, na Carpintaria, na Vila Portugal, dentro do Jockey Club. É a primeira exposição do artista, depois de quatro anos, com sete pinturas inéditas em grande formato, entre figuração, abstração e geometria. Uma oportunidade de admirar o que de melhor o Brasil produz na arte contemporânea.

Com João Francisco Werneck

Tags:

coluna | hildegard | rei