ASSINE
search button

O Olho Mágico da Penido

Marco Rodrigues -
1 - Isis Penido e Eliana Moura, sorteada com um míni-oratório... 2 - Carol Murta Ribeiro, Cristina Moura Brasil, Isis Penido e Consuelo Paes... 3 - Glória Severiano Ribeiro e Monica Aranha Barreto... 4 - Idinha Seabra Veiga e a Presidente da Abrag... 5 - Tania Saavedra Pereira... 6 - Na sequência de "Young Ladies", Helena Taunay, Eliana Moura, Isis Penido, Solange Ribenboim, Roberta Pederneiras, Maria Lucia Affonseca, Cristiana Almeida, Elda Monnerat, Monica Farias e Luiza Villela.
Compartilhar

Macaque in the trees
1 - Isis Penido e Eliana Moura, sorteada com um míni-oratório... 2 - Carol Murta Ribeiro, Cristina Moura Brasil, Isis Penido e Consuelo Paes... 3 - Glória Severiano Ribeiro e Monica Aranha Barreto... 4 - Idinha Seabra Veiga e a Presidente da Abrag... 5 - Tania Saavedra Pereira... 6 - Na sequência de "Young Ladies", Helena Taunay, Eliana Moura, Isis Penido, Solange Ribenboim, Roberta Pederneiras, Maria Lucia Affonseca, Cristiana Almeida, Elda Monnerat, Monica Farias e Luiza Villela. (Foto: Marco Rodrigues)

São 14 anos, a serem completados em abril, de ações ininterruptas da Abrag, Associação Brasileira do Glaucoma, presidida por Isis Penido. Só no primeiro ano foram sete mil atendimentos. Nesse tempo, a Abrag passou a ser reconhecida por duas entidades internacionais, a Sociedade Internacional do Glaucoma e a Sociedade Internacional dos Pacientes de Glaucoma. Os atendimentos na sede da Abrag, no Hospital dos Servidores do Estado, são diários. Nos fins de semana, a Abrag empreende ações de orientação e de atendimento médico em escolas, estádios e nas praias do Rio de Janeiro. A entidade participa do Congresso Brasileiro de Glaucoma, e tem entre os médicos apoiadores, o presidente de seu Conselho Científico, o dr. RiuitiroYamane, e o patrono da instituição, professor Remo Suzano. A Abrag não tem patrocinador. Em todo esse tempo, Isis tem conseguido mantê-la com eventos. “É o apoio das minhas amigas que garante a existência da Abrag”, ela diz. E assim as amigas se mantiveram presentes e fieis, no almoço de Natal da Abrag, no Hotel Miramar, um benefit com ingresso a R$ 200. Elas eram 110 mulheres, e todo o time feminino que frequenta os eventos sociais da cidade estava lá, ajudando Isis a emplacar mais um gol. Houve também um sorteio, com brindes da grife Heckel Verri, joia de Maria Frering e até um vestido de alta costura, sob medida, da estilista Glorinha Pires Rebello, que entregou o vale de 5 mil reais à vencedora e o croqui da roupa. Vera Loyola doou um fim de semana no Vips Motel, e foi sorteada uma amiga dela. As perdedoras diziam que era a “Marmelada Vera”. As meninas estavam animadas. Todas vestiam ou branco ou verde ou vermelho, como rezava o convite. A única azulzinha foi Solange Ribenboim. Mas o azul, para Solange, não é figurino, é predestinação. Azuis são seus olhos, os do marido, Mario, da filha, Luciana, da neta, Juliana, e dos bisnetinhos. Findo o almoço, as amigas da Loyola e da Maninha Barbosa resolveram ficar para drinks, e lá continuaram rindo, contando histórias, se divertindo, até 11 da noite. Foi um dia abençoado. Também, pudera, padres havia dois: monsenhor André Sampaio, prior da Ordem do Santo Sepulcro, e monsenhor Sérgio Costa Santos, capelão do Outeiro da Glória. Isis Penido, vocês sabem, é a Lugar Tenente da Ordem. Tão ativa e empreendedora, Isis Penido tem mesmo que apostar no olho turco, símbolo da sorte e da proteção. O bolo enorme de Soraya era uma representação dele. E eu tratei de pendurar um olho turco no pescocinho da Isis, para ela ficar bem protegida neste futuro ano de muitas realizações para a Abrag.

NADA A FESTEJAR

A Intervenção Federal na segurança do Rio de Janeiro completa hoje dez meses, e seus números não justificam qualquer comemoração. Os tiroteios aumentaram em 56%. Houve 53 chacinas no Estado. A redução dos homicídios foi de apenas 5%. Durante a Intervenção, 103 agentes de segurança morreram; Marielle Franco foi brutalmente assassinada, e seus executores seguem soltos - para risco da sociedade. Daquele 1,2 bilhão de reais para a Intervenção, apenas 6% foram gastos. O monitoramento mensal dessas ações foi do Observatório da Intervenção da Universidade Cândido Mendes.

“Sem deixar de mencionar que um general no comando da Intervenção criou a impressão de que ela é militar, e não federal, decepcionando aqueles que alimentam a esperança de que só as Forças Armadas podem dar jeito na violência do Rio.”

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Uma das aventuras de minha juventude foi em 1979 visitar as Ilhas Galápagos, um santuário ecológico no Equador. Era proibido descartar qualquer embalagem nas ilhas, nem mesmo papel de bala ou ponta de cigarro. Também era proibido remover qualquer elemento da natureza, nem que fosse uma só conchinha...

Pois bem, finalmente, 40 anos depois, esse cuidado chegou ao nosso santuário natural, a Ilha Fernando de Noronha, e ontem foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco um decreto assinado por Guilherme Rocha, administrador da ilha, proibindo a entrada e a comercialização de produtos em recipientes e embalagens descartáveis. Leiam-se garrafas plásticas abaixo de 500 ml, canudos, sacolas, talheres, copos e demais objetos compostos por polietilenos, polipropilenos ou similares.

Quem descumprir a norma estará sujeito a sanções, da apreensão dos produtos às multas e à cassação do alvará.

ENTRA GLOBO, SAI GLOBO

O diretor financeiro da Editora Globo, Fábio Petrossi Gallo, é o novo presidente eleito da Aner - Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), para o biênio 2018-2020. Ele assume o lugar de Frederic Kachar, que havia assumido interinamente em junho, e não tem tempo mesmo para continuar, pois, conforme sabemos, ele assume a diretoria editorial de O Globo, acumulando mais uma entre suas altas funções na empresa.

DEVAGAR E SEMPRE

Caminha devagar e sempre, o Projeto do deputado Ricardo Izar, que regulamenta a profissão de agente cultural de moda e beleza. Na sexta-feira, ele foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara.

Agora, o texto segue para o Senado, onde enfrentará nova onda de discussões.

DEU BOM

Esse Bernard Arnault é um danado. Nem mesmo sua LVMH anuncia a aquisição do grupo Belmond, que detém o Copacabana Palace, e o Sindicato da Indústria Hoteleira do Rio divulga previsão auspiciosa de ocupação dos hotéis no Rio de Janeiro no Réveillon. A cidade já ultrapassou a expectativa, com 85% de reservas para o período. O bairro que mais bomba é o Flamengo, com 91% da demanda. Seguido por Ipanema e Leblon com 89%. Com 87% de quartos reservados, a Barra vem em terceiro lugar. E na lanterna vem Copacabana, com 85%. À exceção do Copa, que já está quase alcançando os 100%.

JOIAS DO SATURNINO

Neste Natal o lance é presentear livros. E se há um livro que recomendo é o “Joias do Rio”, de Saturnino Braga. Com seu texto ótimo, o ex-prefeito do Rio de Janeiro discorre sobre as 14 “joias” da cidade, presenteando a gente com revelações saborosas de sua vida em cada um dos pedacinhos do Rio.

                                                                          ***

O MEDALHISTA OLÍMPICO Lars Grael, uma lenda viva, chancelou a formatura, esta semana, de 300 alunos do Projeto Grael, que abrange aulas de vela, canoagem e oficinas de carpintaria, capotaria, marcenaria, fibra de vidro, mecânica de motor de popa e a diesel. O projeto atende principalmente à comunidade de Niterói. Ah, Grael! Se todos os atletas fossem iguais a você...

Com João Francisco Werneck