ASSINE
search button

A arte de Júlio Lopes

Júlio Lopes -
A arte de Júlio Lopes
Compartilhar

Júlio Lopes, mas não o deputado, se descobriu fotógrafo após ganhar um celular em uma promoção de loja. Desde então, o rapaz nunca mais parou de tirar fotos. O hobby virou trabalho, e agora uma exposição na Everaldo Molduras, loja tradicionalíssima em Copacabana e localizada no shopping Cassino Atlântico, no posto seis. A mostra ganhou o nome de “Rio - Uma Paixão em Imagens”, e começa no próximo dia 10 com fotos feitas apenas pela câmera do celular de Julio Lopes. A curadoria da exposição é de Isabela Vieira, também gestora de negócios da Everaldo Molduras.

----

Caça às Bruxas

O Ministério Público Federal continua com sua caça às bruxas da política brasileira. O órgão pediu ao TRF2 para que aumente as penas de Cabral (e outros 10 réus da Operação Calicute, sobre crimes em obras das construtoras Andrade Gutierrez no Estado do Rio). A decisão deve sair amanhã. O ex-governador Sérgio Cabral foi condenado a 45 anos e dois meses de prisão, e deve ter a pena aumentada por agravantes alegados no processo. O TRF2 sustenta que são “sucessivos crimes de ‘recebimento’ de vantagens indevidas em número exato de vinte vezes.”

“Ajuda a gente, Leila”

A festa do Prêmio Brasileirão 2018 aconteceu na noite desta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Por lá estiveram atletas e seus familiares, empresários, celebridades e jornalistas. Lá para as tantas da festividade, um conhecido digital influencer parou Leila Pereira, presidente da Crefisa, a patrocinadora do Palmeiras que deposita nos cofres do clube cerca de R$ 80 milhões/ano, e fez um pedido inusitado: “Leila, vá para o meu time, por favor, o Botafogo. Só contrata dois jogadores para ir embora depois”. A resposta foi um sonoro “de jeito nenhum”.

CONTABILIDADE CULTURAL

Com muito sucesso aconteceu, desde o Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro, terminando hoje, o Furnarj Artes e Leitura. Foram 30 dias consecutivos do maior evento de circulação do saber do país, projeto cultural elaborado pela própria Funarj, desde 2007. A lista de artistas incluiu nomes como a harpista Cristina Braga, o cantor Toni Garrido, a atriz Clarice Niskier, o diretor Aderbal Freire Filho, o cantor Danilo Caymmi, o rapper Dudu de Morro Agudo, num total de 300 pessoas, entre artistas, técnicos, produtores culturais e dirigentes de Educação e Cultura. Foram 196 apresentações e 446 horas de performances artísticas. Cerca de 35 mil pessoas atingidas diretamente, chegando a 50 mil de forma indireta, envolvendo as cidades de Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Queimados, Paracambi, Seropédica, Belford Roxo, Japeri e Três Rios. Maestro foi apenas um, o presidente da Furnarj, Nélson Freitas, que colocou empenho pleno nessa realização.

Back to 70’s, baby!

No clima de Dancing Days, a Era Disco está de volta à noite carioca no próximo dia oito, quando os Djs Zé Pedro e LC Ambient irão balançar o salão principal da AABB, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A dupla irá revisitar os melhores ritmos dos anos 70 em uma festa que faz sucesso em Nova York e Miami. Além do clássico globo de espelhos giratório, a Le Disco conta com a culinária da chef de Katia Hannequim, que serve um cardápio exclusivo. Purpurinas, paetês e boás não são obrigatórios, mas a produção do evento promete presentear todos com acessórios que marcaram época na Era das Discotecas. Importante saber, também, que a Renova Lixo irá reciclar todo o material usado no evento. Anos 70, afinal, só nas músicas. A consciência ambiental tem que ser do século XXI.

Momento revival

Saindo dos anos 70 vamos aos 80. O grupo “A Cor do Som”, símbolo de uma geração na década de 1980, completa 40 anos de carreira. Para celebrar, o quinteto lança o CD “A Cor do Som – 40 anos”, com apresentação única no dia 12 no Vivo Rio. No palco, velhos conhecidos do público, já que a banda mantém a formação original com Armandinho (guitarra e voz), Dadi (baixo e voz), Mú Carvalho (teclado e voz), Gustavo Schroeter (bateria) e Ary Dias (percussão). O show tem participações dos cantores Luiz Lopes e Pedro Dias.

Natal solidário

Fundadora do Instituto Novo Brasil, Sônia Maria Andrade dos Santos promove no dia 11 de dezembro o “Natal Super Fantástico”, no Sítio Recanto dos Sonhos. A iniciativa tem apoio dos atores Juliana Paes, Fernanda Gentil, Oscar Magrini, Daniele Suzuki, Kika Kalache, Vanessa Riche e outros. Essa turma gravou inúmeros vídeos que irão bombar nas redes sociais nos próximos dias convocando o público a fazer doações para campanha. A ação é destinada às crianças atendidas pelas instituições Centro Comunitário São Francisco de Assis, Casa Maria de Magdala, Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, Instituto São José e Associação Vida Plena. Nesse encontro, elas vão para o sítio para aproveitar o dia com brincadeiras e atrações.

----

Sumiço

Macaque in the trees
O famoso logo "I Amsterdam" (Foto: Olaf Kraak/AFP)

O famoso logo “I Amsterdam” (Eu sou Amsterdã) localizado na Museumplein, em frente ao Rijksmuseum, foi removido pela prefeitura da capital holandesa nesta segunda-feira. O local era um dos points favoritos dos turistas para fazer selfies. Desde 2004, os visitantes faziam filas para fotos, escalavam as letras e usavam a criatividade para mostrar que estavam na capital holandesa. Agora, o monumento fará um tour por bairros e regiões próximas a Amsterdã, além de ser exposto em eventos e festivais.

----

Bem cotado

O brasileiro Francisco Lachowski é o Modelo Masculino Internacional no GQ Men of the Year 2018. O jovem nasceu em Curitiba, em 1991, e começou a sua carreira como manequim em 2009. Em seu currículo constam trabalhos para campanhas de marcas como Dior Homme, Balmain, Tommy Hilfiger, Hugo Boss, H&M, L’Oréal Men ou Cacharel. Nas passarelas, Francisco Lachowski já desfilou para Versace, Dolce & Gabbana, Giorgio Armani, Jean Paul Gaultier, Balmain ou Zadig & Voltaire.

----

Começa nesta quinta-feira o Festival de Cinema de Havana. Serão exibidos cerca de 300 filmes este ano, com participação de nomes como Matt Dillon, Michael Moore e Geraldine Chaplin, o porto-riquenho Benicio del Toro e o sérvio Emir Kusturica. O sérvio, inclusive, é quem abre o evento com o longa “Pepe, uma vida suprema”, documentário sobre o político e ex-presidente uruguaio José Mujica.

---

Com João Francisco Werneck